Pesquisa de opinião

Como o trabalho remoto e facilidades digitais estão alterando o relacionamento de sua distribuidora com clientes?

Laercio Gonçalves
Presidente da Activas

Com a pandemia, intensificamos as ações em prol do atendimento, boa parte delas para adequar nossas estruturas administrativa e operacional à realidade do trabalho remoto. Antes mesmo da covid, investimos bastante na informatização, através da compra de laptops e instalações. Na primeira onda do vírus, melhoramos a conexão de internet dos colaboradores em suas residências, distribuímos a eles um mobiliário ergonômico e funcional, adequado ao trabalho à distância. Contratamos uma consultoria em transformação digital, para implantar mudanças nos nossos processos, e outra, especializada em Recursos Humanos, que reavaliou a descrição de cargos de toda a companhia. Envolvemos todos os heads da empresa no programa G4, com foco no treinamento e atualização profissional.
No campo operacional, equipes de logística receberam equipamentos de proteção individual (EPIs) recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e intensificamos o uso do aplicativo de roteirização de entregas, reduzindo o tempo das remessas e a exposição dos condutores a ambientes com potencial risco de contaminação.
Durante a pandemia, os critérios para a comercialização apoiados em recursos digitais foram o ponto central do atendimento ao mercado. Como não havia produtos em quantidade suficiente para atender à demanda aquecida, priorizamos os pedidos de acordo com a média de compras dos clientes e com base nos setores mais impactados – os transformadores ligados às áreas de alimentos e saúde. Outro exemplo de otimização dos recursos digitais diz respeito a um projeto para a robotização de crédito. Informatizamos essa etapa do negócio, com a implantação de novas alternativas de financiamento, como cartão e risco sacado.
Outro ponto alto desse rearranjo geral foi a criação de um departamento de inovação e a ampliação daquele dedicado ao desenvolvimento de produtos, agora munido de um especialista para cada segmento. Isso facilitou, entre outras boas novas, a incorporação de nova linha de materiais encabeçada pela série BIOPCR Activas, constituída por biopolímeros e resinas recicladas originárias de resíduos descartados.


 

Osvaldo Cruz
Gerente geral da Entec Ravago

O trabalho remoto trouxe melhorias à qualidade de vida, crescimento profissional e produtividade dos nossos colaboradores, contrariando a lógica cultural existente de que o funcionário tem que ser vigiado, como no passado do trabalho escravo ou de colono na lavoura. Porém, como em tudo na vida, há benefícios e alguns efeitos colaterais a considerar.
O desafio à preservação da cultura da empresa que o trabalho isolado provoca, com o passar do tempo, é um dano preocupante. Por isso implantamos o trabalho híbrido como forma de conservar os ganhos e mitigar as perdas nos relacionamentos pessoais e valores corporativos. Um número menor de colaboradores teve mais dificuldades de adaptação, por motivos como questões de personalidade, costumes, inadequação do lugar de trabalho na na residência, espaço etc. Retomando o fio, os benefícios para a maioria do quadro de pessoal em termos como capacitação, iniciativa e autoestima etc refletiram-se nas áreas internas com a melhoria do entendimento da necessidade de colaboração e de enxergar os processos de trabalhos de forma horizontal, facilitando a solução dos obstáculos.
Em dois anos de covid, um desafio importante tomou vulto na relação da equipe de vendas com os clientes. Isso talvez não tenha sido muito percebido, pois a demanda por materiais foi maior que oferta, principalmente no ano passado. A visita presencial substituída pelo contato telefônico ou videoconferência foi algo que exigiu de todos bastante empenho e aprendizado. Afetou o pipeline de geração de produtos, paralisando os que existiam e diminuindo novos projetos, dada a importância de atividade de cunho presencial, como vender, desenvolver e prestar assistência técnica.
De outro ângulo, os recursos tecnológicos de comunicação, como Teams, Skype, Zoom, foram absorvidos com rapidez no trabalho à distância. Foram fundamentais por criar uma cultura que imprimiu velocidade à gestão administrativa das organizações no âmbito das vendas internas, relacionamento com fornecedores e comunicação com o mercado”.


 

Rodrigo Fernandes
Diretor da Eteno

Sempre acreditamos que o atendimento personalizado ao cliente era nosso maior diferencial competitivo. No entanto, ao deparar com a necessidade do distanciamento físico, imposta pela pandemia, vislumbramos uma nova oportunidade de mudança: tornar a empresa capaz de replicar o modelo de atuação nos ambientes físico e digital.
Nossa equipe desenvolveu então processos, sistemas e o ajuste das pessoas à nova realidade. O atendimento aos clientes continua presencial. Por seu turno, o serviço de entregas, que já era monitorado antes do vírus se alastrar, passou a alimentar novos insights para roteirização das cargas e, assim, obtivemos economia nos fretes. Toda a equipe administrativa tornou-se 100% remota, para atender o cliente nas diversas plataformas de que a Eteno participa. O momento também foi propício para desenvolvermos parcerias, principalmente na área de crédito, com fundos de investimentos e fintechs que ampliam os serviços ofertados e a nossa participação no mercado.


 

Wilson Cataldi
Piramidal

A automação dos pedidos já era uma realidade na Pirmamidal antes da pandemia; sob regras pré-estabelecidas o pedido é colocado no sistema e sem interação com pessoas, segue direto para faturamento e entrega. Da mesma forma, o novo normal não trouxe grandes mudanças na logística de entregas, pois já adotávamos antes do vírus um software de roteirização e contávamos com bastante tecnologia embarcada.
Uma ferramenta que despontou entre nós sob o distanciamento social foi o webinar. Veio para ficar, como forma muito produtiva e prática de passar informação e trocar experiências. Já as vídeoconferências facilitaram o ‘cara a cara’ no trabalho remoto e, embora integradas à rotina, temos sentido falta de mais proximidade e estamos retornando às insubstituíveis visitas presenciais – porém, a escolha do contato é sempre do cliente.
Nossa assistência técnica hoje se vale de reuniões e apresentações de forma digital, o que tem auxiliado boa parcela dos casos, mas persistem situações só resolvidas ao vivo, ali ao lado da máquina do cliente. Fora exceções como essas, o trabalho remoto funciona muito bem conosco. Adotamos um modelo híbrido eficiente, à base de dois dias no escritório e três em home office. Outra mudança aconteceu com o fim dado aos folders e demais papéis impressos no trabalho. Hoje em dia, a divulgação de cargos, telefones e do portfólio é toda feita por QCode.


 

João Rodrigues
Diretor da ThaThi

O trabalho remoto tornou-se uma ferramenta importante na distribuição de polímeros. Materiais de engenharia dependentes de programação prévia para serem disponibilizados, por exemplo, requerem comunicação frequente, agilizada pelas facilidades digitais, entre as diversas áreas da ThaThi. Uma condição vital para uma companhia que, além da distribuição, tem produção local de compostos de PA6, PA66, POM e PBT. O negócio envolve, portanto, polímeros e materiais auxiliares importados, além dos aditivos obtidos no mercado interno, e daí a importância da sincronia entre o que pode ou não ser resolvido remotamente.  Com atividades a exemplo da logística, vendas internas e externas, assistência técnica, desenvolvimento do produto, gestão da qualidade, laboratório e gestão financeira não é diferente. Parte do trabalho pode ser efetuada à distância, mas muitas outras incumbências exigem a presença física de um representante da empresa.
O emprego da comunicação pelos meios hoje convencionais (e-mail, whatsapp, plataformas portais, etc.) tem sido bastante favorável para tocar diversos assuntos com clientes, com a positiva dispensa da necessidade presencial. No entanto, exceções ocorrem com frequência e, ao contrário do que parece, muitas empresas voltaram a solicitar reuniões presenciais com agendamento de visitas para tratar de questões comerciais, desenvolvimento de aplicações, acompanhamento do processamento das resinas nas plantas ou adoção de novas medidas no sistema de gestão da qualidade. Parceiros internacionais nossos, como a Domo Chemicals e Kolon Plastics, hoje disponibilizam remotamente até ferramentas de prototipagem e simulação em 3D. Há ainda ensaios de peças finais com presença virtual dos envolvidos. Tudo pelo foco e agilidade no resultado.


 

Aretuze Rodrigues
Diretora comercial da HP Chem

As principais mudanças proporcionadas pelo home office são muito positivas, como agilidade nos processos internos com independência geográfica para nossos colaboradores. Hoje, eles atuam em formato híbrido e com mais autonomia. Os benefícios incluem menos tempo gasto com deslocamentos, podendo-se utilizar os contatos online para estar mais perto dos clientes e parceiros de negócios, com reuniões mais objetivas, dinâmicas e com maior periodicidade. Temos vivido muitas situações interessantes, caso recente de um cliente às voltas com dificuldade causada pela crise energética na aquisição de matéria-prima europeia. Ele precisava de uma possibilidade de substituição com urgência para atender a um pedido importante de um key account. Juntamos nosso corpo técnico com consultores externos para achar uma solução urgente e a videoconferência foi fundamental para agilizar o processo.
Na área de desenvolvimento de aplicações e homologações dos nossos produtos, o uso constante de filmagens dos testes e análises em conjunto com a equipe técnica via videoconferência tem impulsionado a relação cliente-fornecedor. Tem o mérito de facilitar a disponibilidade de tempo e agilidade na resolução de problemas e no andamento dos desenvolvimentos.
Vejo com bons olhos as transformações que estamos vivendo nesses últimos dois anos e as considero favoráveis para os negócios a médio e longo prazo.


 

Joel Pereira de Araújo
Diretor da Master Polymers

Após mais de dois anos trabalhando remotamente, decidimos retomar as atividades presenciais em meados de maio último. Não foi uma decisão fácil com a pandemia ainda não debelada de todo e muitos funcionários já adaptados aos confortos do home office. Eu diria que não ocorreu uma mudança, mas uma transformação. Uma mudança na forma de trabalhar, do habitual olho no olho, indispensável para a venda de especialidades técnicas, que é o nosso caso, uma mudança para conversas via telefone ou vídeoconferências exigindo-nos um aprimoramento nas técnicas de vendas.
Como nossa logística (armazenagem e entrega) é terceirizada, diria que foi a única atividade que não notei alterações. Já em termos de assistência técnica e desenvolvimento de mercado, tivemos que aperfeiçoar a técnica de comunicação não só para entender a real necessidade do cliente como em passar as informações essenciais de forma clara e assertiva.  Interessante que muitos clientes estiveram mais abertos em nos encaminhar amostras de peças para avaliação, o que em situação anterior só nos seria mostrado sem permissão de levarmos corpos de prova conosco. Também cabe mencionar que, em alguns casos, nos foram solicitados a assinatura de protocolos de confidencialidade para o encaminhamento das peças. Nunca assinei tantos desses acordos como agora.
Quanto a tratativas comerciais, mesmo com o retorno do trabalho presencial o setor de compras de muitas empresas continua no trabalho remoto, negociando por vídeoconferência. É uma mudança que continuará. Lado positivo: a negociação fica mais objetiva. Negativo: oportunidades e demais informações surgidas na conversa informal durante o cafezinho desaparecem. Ainda na seara comercial, as maiores mudanças dentro da Master Polymers ocorreram para atender vendas internas. Embora nosso nosso software de sistema integrado de gestão empresarial (ERP) já estivesse em nuvem, muitas outras informações sobre produto, como certificados de análise de lotes, estavam centralizadas no servidor interno. Isso nos exigiu o upload imediato de todos esses dados para a nuvem. Outro ponto importante: o contato da maioria dos clientes com vendas internas era via telefone fixo. Num primeiro momento, disponibilizamos telefonia móvel a todos, mas a decisão mais acertada foi transferir até o PABX para nuvem o que nos contemplou com o atendimento de ligações e transferências, quando necessário, como se estivéssemos no escritório. Hoje recebemos e fazemos ligações de qualquer local no mundo, utilizando o número fixo da empresa, graças a tecnologia digital. Quanto às vendas de campo, reitero que, para o nosso negócio de venda de soluções, o atendimento presencial ainda é o melhor caminho. Precisamos sentir o cliente ao vivo.


 

Ricardo Guerreiro Mason
Diretor da Fortymil

Como é sabido por todos, a pandemia acelerou o processo de digitalização, a forma de interação entre os colaboradores das empresas e como eles se relacionam com o mercado. Com a impossibilidade de realizar visitas, todo o processo de comunicação, que já ocorria em parte através de ferramentas como e-mails e whatsapp, se intensificou a ponto de hoje abranger quase todo o mercado. O atendimento presencial retornou após a flexibilização das restrições sanitárias, mas de forma tímida e cada vez mais espaçado. Afinal, mesmo fora do pico da pandemia, as ondas de recontaminação fazem com que as empresas atendam ao vivo de forma muito limitada.
O trabalho remoto acelerou as vias de acesso às informações a distância, essenciais para desenvolvimento das práticas comerciais e de pós-venda. A Fortymil já trabalhava com acesso virtual, exercido por sua liderança, a seu softwtare de sistema integrado de gestão empresarial (ERP). Em função disso, foi muito fácil estender essa ferramenta às equipes comerciais, financeiras ou administrativas. Reuniões antes presenciais foram trocadas pelo Teams, uma vez que trabalhamos há algum tempo com a plataforma do Office 365. Serviços como assistência técnica foram acelerados pelo contato virtual, mas entendemos que há ganhos quando ocorrem ao vivo, pois a tradicional disposição de ‘colocar a mão na massa’ facilita qualquer diagnóstico. Vale o mesmo para desenvolvimento de materiais e try outs. A conectividade abrevia o processo, mas o corpo a corpo se faz necessário.
Todas as informações que já eram digitais, através do site ou apresentações virtuais, foram repaginadas para conferir mais rapidez e profundidade de conhecimento aos nossos clientes. Investimos também na qualificação do time comercial e técnico para ajudar os parceiros quando necessário na velocidade de resposta desejada por ele, encurtando o feedback.
Em resumo, é nítido que a Fortymil de hoje é bem diferente da que enxergávamos em 2020, antes da pandemia, reflexo de como processos e pessoas mudaram nesses últimos dois anos. Essas ferramentas e um novo modo de servir vieram para ficar e o novo desafio está em usar toda essa tecnologia sem perder a essência de estar próximo do cliente.

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