Passando um sufoco

China e EUA encurralam as exportações brasileiras de transformados
Passando um sufoco

Números implacáveis: 2026 deve fechar com cerca de 293.000 toneladas de transformados plásticos exportados pelo Brasil, um cisco perante mais de 1.1 milhão de toneladas importadas desses produtos no período. O contraste entre os indicadores reflete a influência de entraves circunstanciais e estruturais. Entre os primeiros, puxa a fila a demanda por artefatos brasileiros enfraquecida na economia aberta da Argentina (para alegria do setor plástico da China), e no protecionismo tarifário instaurado nos EUA. No plano estrutural, pesam contra a indústria transformadora brasileira a erosão da competitividade da petroquímica nacional, agravada pelo excedente global de resinas mais em conta, e pelos absurdos do Custo Brasil, tão conhecidos quanto preservados. Nesta entrevista, José Ricardo Roriz Coelho, presidente do conselho da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), comenta a situação e suas causas e declara que a única porta de saída dela é “uma agenda de Estado que precisa ser efetivamente implementada para a indústria brasileira continuar produzindo”.

“A saída é diversificar os mercados. Mas esse redirecionamento não acontece de uma hora para outra”

José Ricardo Roriz Coelho, Abiplast

jose ricardo roriz coelho

Argentina e EUA são os maiores destinos das exportações brasileiras de transformados plásticos. Como avalia o impacto nessas vendas externas este ano da abertura comercial instaurada na Argentina por Milei e do protecionismo nos EUA por obra das barreiras tarifárias de Trump?

No acumulado até agosto de 2026 observamos uma retração de 14% nas exportações de transformados plásticos do Brasil para a Argentina. Mesmo assim, ela permanece o principal destino de nossas exportações. As medidas de abertura econômica decretadas por Milei aumentaram a entrada no país de produtos de fornecedores extrarregionais, especialmente asiáticos. Daí porque a China passa a ser a principal origem de importações argentinas de transformados plásticos e aumentou em 60% seus desembarques no país no último ano. Já os EUA eram o segundo destino de exportações do nosso setor e caíram para quinto lugar depois do tarifaço. Com esta barreira, as importações norte-americanas de transformados do Brasil retraíram 52%.

Qual a válvula de escape para as exportações do Brasil?

A saída para essa situação é diversificar os mercados. Mas esse redirecionamento não acontece de uma hora para outra. Envolve desenvolvimento de clientes, homologações, logística e condições de competitividade nos novos destinos.

Além da Argentina, o desembarque de transformados asiáticos alastra-se pelo Cone Sul. Diante dessa escalada e dos preços não competitivos da resina nacional, insuficiente em vários grades, acha que o Brasil caminha para perder definitivamente o maior mercado externo para seus transformados de plástico – a América do Sul?

Temos esse movimento de aumento das importações chinesas, mas vemos ainda uma situação em que as operações do Brasil têm representatividade e posição significativa, até por conta da vantagem do posicionamento geográfico e integração logística. Tivemos aumento das nossas exportações para Paraguai, Uruguai e Peru até agosto último, por exemplo.
Agora, o fato é que, sem competitividade, a tendência é, sim, o Brasil ser cada vez menos significativo e importante frente aos mercados parceiros e, pior, perder participação no próprio mercado interno, o que vem acontecendo.

09 especial ed 729

EUA e Argentina: políticas econômicas ruinosas para a compra de artefatos plásticos do Brasil.

Segundo foi divulgado, a Abiplast espera queda de 4,5% nas exportações de transformados em 2026, após aumento de 5,1% em 2025, alcançando cerca de 277.000 toneladas no acumulado até dezembro. Como interpreta este abrupto sobe-e-desce?

Essa queda esperada vem sendo estimada a partir desses movimentos de retração de operações de nossos principais parceiros comerciais. Argentina e EUA. Vemos redirecionamento de ofertas para outros países do Cone Sul, como Paraguai, Uruguai e Peru. No entanto, ainda assim a previsão é de redução de volumes embarcados no fechamento de 2026.

Em 2024 o Brasil importou 971.000 toneladas de artefatos plásticos e exportou 292.000. Quais as estimativas da Abiplast para a balança comercial em 2025 e para este ano?

Em 2025 ultrapassamos 1 milhão de toneladas de produtos acabados importados no Brasil e esperamos para 2026 um acréscimo no agregado de 20% nesse volume, considerando o ritmo de crescimento das nossas importações da China. Elas aumentaram 29% de janeiro a agosto último, tomando parcela do mercado interno e de importações brasileiras de outros players, como EUA, Alemanha e Uruguai.
Quanto às nossas exportações de transformados, elas ultrapassaram as 307.000 toneladas em 2025 e agora a expectativa é retornar para a faixa de 293.000, considerando as retrações nos embarques para Argentina e, principalmente, para os EUA, por conta do tarifaço.

10 especial ed 729

Brasil: petroquímica defasada aumenta dependência de importações de resinas e mina competitividade da transformação.

A petroquímica brasileira está defasada e estagnada. Quais as perspectivas para as exportações brasileiras de transformados decorrentes da falta de investimentos na competitividade da produção de resinas commodities?

A competitividade dos transformados plásticos depende diretamente da competitividade da cadeia petroquímica. Quando a petroquímica não investe em expansão, modernização e aumento da eficiência cresce a dependência de importações de resinas, aumenta a volatilidade de suprimento, reduz-se a competitividade da indústria transformadora e perde-se capacidade exportadora.
Uma cadeia petroquímica forte amplia previsibilidade, reduz riscos de abastecimento e fortalece a inserção internacional da indústria transformadora. Por isso a discussão sobre petroquímica não é apenas uma agenda da indústria química. É uma agenda de competitividade industrial e de inserção internacional do Brasil.

Mantida a ausência de investimentos na petroquímica nacional em franco definhamento, tendem então a decolar as importações de resinas e transformados mais baratos. Quais as possíveis mudanças no perfil atual do setor plástico nacional quando o consumo interno de resinas for liderado pelas importações?

A ausência de matérias-primas competitivas vai corroendo a produção nacional e substituindo-a por importados. O grande problema desse cenário, sobre o qual a Abiplast alerta há tempos, é que não adianta haver proteção tarifária contra importações de resinas, pois elas virão em formato de produto acabado, impactando ainda mais o mercado interno. O aumento de 29% das importações brasileiras de transformados plásticos da China nesses oito primeiros meses de 2026 já emite sinais que corroboram essa tese.

Quais as propostas e sugestões de política industrial da Abiplast para revigorar a manufatura nacional de artefatos plásticos e consolidar o comércio exterior como extensão do mercado doméstico para sua indústria transformadora?

Integra a nossa agenda institucional a defesa de um cenário de redução do Custo Brasil, do custo de capital para incentivo ao investimento, de simplificação tributária, de maior competitividade para resinas nacionais e de busca e inserção em mercados internacionais. É uma agenda setorial e uma agenda de Estado que precisa ser efetivamente implementada para a indústria brasileira continuar produzindo, inovando e exportando num ambiente internacional cada vez mais disputado. •

Compartilhe esta notícia:
A escassez de mão de obra qualificada

Pesquisa de opinião

A escassez de mão de obra qualificada em automação/ digitalização influi hoje para o transformador de plástico repensar sua intenção de comprar máquinas mais avançadas? Como contornar este obstáculo?

Pesquisa de Opinião

Hoje em dia, trabalhar com estoque alto parado de resina significa custo recorrente ou precaução contra a instabilidade da economia e do mercado?

Deixe um comentário