Vantagens concentradas

Ricardo Cotrim Vereta e Regiane Defacio Dutra, da ExxonMobil, respondem a perguntas sobre o uso dos polímeros Vistammax™ em masters feitas por Fábio Fantinati e Laércio Boracini, da Termocolor

Os ensaios divulgados sobre o aditivo Vistamaxx™ foram realizados com polipropileno (PP) e polietileno (PE). Ele também é compatível com resinas como poliestireno (PS) e copolímero de acrilonitrila butadieno estireno (ABS)?
Vistamaxx™ consta de copolímeros de propeno/eteno, portanto compatíveis com poliolefinas. A maioria dos ensaios foi realizada com PE, por se tratar da resina mais utilizada na produção de masterbatches. Para polímeros estirênicos, caso de PS e ABS, não é recomendado o uso do Vistamaxx™ devido à sua incompatibilidade química.

No que tange a masterbatches brancos, a espessura da peça final tem influência na aplicação de Vistamaxx™?  
Quando falamos sobre masterbatches brancos, a principal propriedade buscada é a opacidade. Ela resulta em função direta da espessura e do teor de dióxido de titânio na peça final. Quando utilizados na formulação de masters brancos, Vistamaxx™ promove uma melhoria da dispersão do pigmento que aprimora a opacidade. Quando um concentrado apresenta uma excelente dispersão é possível reduzir o teor do pigmento na formulação do master ou diminuir sua dosagem na peça final, para atender o mesmo valor de opacidade e considerando a mesma espessura da peça.

Aplicado em composto para ráfia, Vistamaxx™ pode auxiliar na extrusão, evitando o arraste de água. Quais outras vantagens podem ser oferecidas para este processo?
Os compostos para ráfia produzidos com Vistamaxx™ permitem que as fitas tenham maior alongamento. Isso pode melhorar o desempenho das sacarias no ensaio de drop test (resistência à queda) ou ampliar a taxa de estiramento, se o processo permitir, aumentando assim a tenacidade das fitas e reduzindo quebras durante a produção, além de possibilitar a diminuição da espessura da fita. Vistamaxx™ não apresenta efeito sobre o arraste de água. Por fim, um composto para ráfia que utiliza Vistamaxx™ em substituição parcial a PP, pode ser utilizado em conjunto com compostos de carga de baixo custo, possibilitando o aumento do teor de carga na fita e, em decorrência, a redução no custo do produto final.

Foi identificado alguma viabilidade comercial, como redução de custo na produção, entre um master convencional produzido com cera e outro com  aplicação de 10% de Vistamaxx™?
Sim, foram aferidas algumas vantagens comerciais em termos de otimização da formulação e dos custos de produção. Quanto a este último ponto, testes com composto de carga em que a substituição da cera de alta qualidade pelo grade Vistamaxx™ 8880 demonstraram melhora das propriedades de fluxo do composto altamente carregado (85% de carbonato de cálcio), gerando aumento de produtividade da ordem de 10%, redução de 15% no consumo de energia e de 20% na pressão da linha. No que se refere à otimização da formulação, verificou-se que Vistamaxx™ enseja a substituição total das ceras de alto desempenho, melhorando a dispersão dos pigmentos o que, consequentemente, implica uma redução da quantidade deles na formulação do masterbatch. Quando a formulação utiliza ceras convencionais de baixo custo, Vistamaxx™ pode ser usado na substituição parcial da resina veículo, para baixar o teor de pigmento na formulação devido à melhoria proporcionada na dispersão, criando espaço para adição de cargas minerais de baixo custo. A melhoria do poder tintorial observado variou de 3% a 20% para as formulações dos masters coloridos e todos os benefícios apresentados foram observados em testes industriais, pois são considerados os testes mais realistas, embora seus resultados de uma empresa para outra dependam dos diferentes tipos de equipamentos, processos e know how. •

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário