Piovan introduz separador de pó sem similar no Brasil

Equipamento da Pelletron sobressai por operar com gerador de ions
Separador Pelletron: remoção total das partículas de pó aprimora a qualidade de peças técnicas injetadas como itens de PC em faróis.
Separador Pelletron: remoção total das partículas de pó aprimora a qualidade de peças técnicas injetadas como itens de PC em faróis.

Cerca de um ano e meio após a aquisição da norte-americana Pelletron, o Grupo Piovan, maior múlti italiana em periféricos, inicia o desembarque no Brasil das tecnologias de sua nova controlada. Um ponto alto entre elas é o automatizado separador de pó de pellets de resinas sem contratipo doméstico, sublinha Ricardo Prado Santos, CEO do grupo para a América do Sul. Nesta entrevista, e ele revela os diferenciais e vantagens desse periférico montado nos EUA, consolidado no I Mundo e, por ora, sem plano de nacionalização pela planta da Piovan na Grande São Paulo.

Prado: equipamento dispensa intervenção humana.
Prado: equipamento dispensa intervenção humana.

Qual a aplicação específica para esse separador de pó? Como ele se diferencia dos modelos convencionais?
Os separadores Pelletron são projetados para extrair as mais finas partículas de pó de grãos de plástico. Ele se diferencia do que existe no mercado brasileiro atual por operar através de um gerador de ions. Desse modo, ele sopra ar com ions negativos em torno do material, neutralizando a carga estática que prende o pó em torno da resina. Em seguida, um forte vácuo cria uma contra-corrente de ar que extrai o pó e fios (cabelos de anjo) dos grãos ou do moído.

Quais os mercados mais receptivos ao equipamento no setor plástico do Brasil?
Este separador é bastante utilizado na Europa e EUA e agora ganha a América do Sul, dada a maior exigência de qualidade final em peças transparentes, em cores claras, como as de policarbonato (PC) em faróis e lanternas, grandes instalações de reciclagem de PET ou na transformação de flexíveis, para garantir maior qualidade a filmes técnicos de baixa espessura.

Em termos de desempenho, quais os principais recursos e conveniências que distinguem este separador?
Os separadores de pó Pelletron possuem um sistema de controle completamente automático. O operador precisa apenas ajustar o fluxo de ar para o tipo de material a ser separado, pó, cabelos de anjo, etc. O equipamento trabalha, portanto, com independência absoluta, sem intervenção humana. O consumo energético é baixo e o nível de ruído, desprezível. A grande vantagem desse separador de pó é a redução de scrap ou das perdas de produção. O número de peças defeituosas por pontos negros, contaminações por pós etc. cai a zero, aumentando muito a produtividade e lucro do transformador.

Compartilhe esta notícia:
O gatilho da discórdia

O gatilho da discórdia

Excedente global de resinas acentua choque de interesses entre petroquímica e transformação no Brasil

Deixe um comentário