Coca-Cola: contagem regressiva para shrink na Europa

Reação já visível em cervejas na Europa, a remoção do filme shrink de multipacks, aplicação quintal de polietileno de baixa densidade, começa a despontar em refrigerantes.

A partir de novembro, a Coca-Cola anuncia o ingresso no mercado europeu de multipacks de suas latas tendo como embalagem secundária o papel cartão CanCollar proveniente de florestas certificadas como sustentáveis. Conforme foi noticiado na mídia internacional, a Coca-Cola European Partners calcula que, com esta alternativa ao shrink evitará o uso de mais de 11.000 t/a de polietileno virgem em sua operação na região ocidental do continente.

A solução do cartão contou com a colaboração da fabricante de maquinário de embalagens WestRock e ensejou o investimento de 2,6 milhões de euros pela Coca-Cola em sua fábrica em Barcelona, na Espanha.O equipamento CanCollar Fortuna™, da WestRock, viabilizará o agrupamento de latas em lotes sem depender de cola e adesivos.

“Até o final de 2020, esta inovação nos permitirá suprimir o uso de mais de 4.000 toneladas de plástico difícil de reciclar em nossas embalagens secundárias”, calcula Joe Franses, vice-presidente de sustentabilidade da Coca-Cola European Partners.

A substituição de shrink em multipacks casa com os princípios da estratégia ambientalista World Without Waste (Mundo sem Desperdício) da Coca Cola, aliás líder em refrigerantes num dos cinco maiores mercados do mundo chamado Brasil e onde a empresa também sobressai com iniciativas sustentáveis e em linha com sua atuação global.

Deixe um comentário