A arte de estender o tapete vermelho

Wagner Catrasta, gerente comercial da Termocolor, responde a perguntas de Glauber Eduardo Toldo, diretor industrial da Astra

O trabalho entre os laboratórios da Astra e Termocolor vai além do desenvolvimento de cores. Quais os serviços técnicos com que a Termocolor busca atender melhor nossa ampla linha de produtos para construção civil e acabamentos?
Atuamos na Astra com aditivos anti UV, bactericidas e cores especiais. Acompanhamos todo processo de desenvolvimento do produto/cor desde o início em conjunto com o cliente. Abrimos para a Astra as portas do nosso laboratório e assim diminuímos o lead time de entrega de amostras e aumentamos as probabilidades de acerto da formulação encomendada logo na primeira tentativa. A seguir, a Astra escolhe a melhor opção entre todas as cores apresentadas e já sai com amostra física para testes.

Como a Termocolor tem desenvolvido seus processos internos para nos atender e quais os investimentos previstos para redução de lead time em novos desenvolvimentos?
Quanto à queda dos custos de desenvolvimentos, boa parte das explicações foi dada na questão anterior. Em suma, reduzimos os trâmites do desenvolvimento, diminuímos a quantidade de amostras enviadas, baixando assim os custos de try out tanto para a Termocolor quanto para a Astra. Por sinal, quando se trata de um desenvolvimento tradicional, fazemos análises internas sob viabilidade do projeto e priorizamos projeto a projeto. Em regra, nosso lead time gira em torno de cinco dias úteis. Hoje em dia, nossa equipe interna conta com três assistentes de vendas dedicados a prestar suporte às equipes externa e de pós-vendas. Dispomos de cinco vendedores técnicos e gerentes regionais para cobrir o Sul e Nordeste, todos com formação técnica em polímeros.

É esta a estrutura, aliás, que vitamina a ascensão da Termocolor nos últimos anos. Veja só o que ocorreu em 2018. Até 23 de maio, quando estourou a greve dos caminhoneiros, íamos de vento em popa, atingindo dois dígitos de crescimento em relação a 2017. Mas o mercado esfriou e finalizamos o ano com expansão na casa dos 9%. Já este ano temos acumulado crescimento acima de 28%, desempenho muito relacionado a projetos iniciados no segundo semestre de 2018, quando nos dedicamos intensamente à busca de novos negócios.

A busca de materiais e produtos que tragam experiências novas aos consumidores exige atualização de tecnologia e acompanhamento das tendências do mercado. Como a Termocolor repassa essas novidades para a Astra e o mercado em geral?
Uma alternativa para atualizar conhecimentos são nossos parceiros, entre eles os principais fabricantes de materiais, como pigmentos e resinas, a exemplo da Basf e Ineos. Além disso, realizamos eventos nas dependências de clientes, como o Tec Day, com quatro montagens realizadas de janeiro a setembro deste ano, desenhado para tirar dúvidas de todos os escalões de transformadoras clientes sobre aplicações de masterbatches e aditivos. Por sinal, o ultra especializado departamento técnico da Astra volta e meia nos consulta a respeito de processos e tendências de cores.

A Astra inaugurou recentemente uma unidade em Pernambuco que parte em breve. Como a Termocolor se posiciona com sua estrutura logística para nos atender com excelência?
Trabalhamos com operadores logísticos e transportadoras, parceiros de longa data para atender todo território nacional via modal rodoviário e cabotagem. É a nossa escora para assegurarmos entregas em torno de sete dias para o Nordeste.

Inovações tecnológicas mudam o relacionamento comercial entre as empresas, tornando sistemas mais ágeis e empenhados em reduzir prazos, estoques e custos. Nesse sentido, como a Termocolor tem se preparado para flexibilizar seu atendimento?
Iniciamos um trabalho de consultoria para sair da zona de conforto e entregar muito mais que a cor exata. Buscamos entender melhor os clientes e verificar se seus produtos adequavam-se às suas reais necessidades. Na mesma trilha, reformulamos masters e aditivos que estavam superdimensionados, reduzindo assim seu custo de produção e, por tabela, aumentamos a margem obtida no produto final. No mais, buscamos constantemente novos fornecedores de pigmentos e insumos, enviando técnicos e compradores a feiras do nosso segmento dentro e fora do país, tendo em vista o estabelecimento de parcerias no suprimento, acenando com previsões firmes de vendas para determinados períodos (forecast) e concentração de volume para melhor negociação de preço. •

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário