Colômbia vai aumentar taxação de alimentos ultraprocessados

Produtos não saudáveis são mercados premium de PET e flexiveis
Chips colombiano: flexíveis rejeitados por greenwashing embalam alimentos rejeitados pela saúde pública.
Chips colombiano: flexíveis rejeitados por greenwashing embalam alimentos rejeitados pela saúde pública.

Um dos primeiros países a sobretaxar alimentos ultra processados (junk food), a Colômbia já programa elevar para 20% no ano que vem a taxa de 10% da estreia, em 2023, instituído por lei pautada pela saúde pública, adianta reportagem no site do diário britânico The Guardian. O imposto pretende baixar a incidência crescente de doenças fora dos cômputos locais, a exemplo de câncer e diabetes, e sua regulamentação prescreve ainda a publicação de advertências ao consumidor, como os riscos embutidos em altos teores de açúcar, sal e demais aditivos  nas embalagens dos produtos onerados, aliás oásis cativos para filmes laminados e garrafas PET.

No momento, relata o The Guardian, os colombianos lideram o consumo de sal na América Latina: 12 kg/dia, em média. Por essas e outras, um terço da população é hipertensa. Para deprimir esse indicador alarmante, a taxa pró alimentação saudável, hoje de 10%, é sapecada sobre produtos como snacks, refrigerantes e carnes processados.

A aplicação do imposto adicional divide a opinião pública. Consumidores entrevistados pelo The Guardian criticam, por exemplo, a inclusão das carnes, vistas como alimento de cunho mais essencial, no rol dos produtos encarecidos. Outra ala dos compradores apóia a medida, mas reitera que ela pesa no bolso num momento de economia fraca e desemprego forte. Nesse cenário, um saco de fritas por 3.000 pesos colombianos (US$ 0,77) ajuda na alimentação de gente sem acesso a café da manhã ou almoço.

Sociólogo da Universidade Metropolitana de Oslo, Arne Dulsrud participou de recente pesquisa sobre insegurança alimentar numa província da Colômbia, estudo conjunto com uma universidade sediada em Bogotá. Para ele, a taxação, como recurso único, não elevará o consumo de nutrientes pelas classes pobres. “Mesmo a população de áreas rurais dispondo de acessão ao cultivo próprio (hortas, por exemplo) não come o que plantou, preferindo vender os alimentos para pagar gastos como os escolares e comprar comida barata e de baixo valor nutritivo, em regra ultra processada”. Mesmo os alimentos distribuidos aos pobres por programas assistenciais acusam presença expressiva de produtos processados, notou Dulsrud no depoimento ao The Guardian, defendendo a adoção de medidas como refeições escolares saudáveis e reforma agrária. Segundo o veículo Colombia Human Rights Law Review, mais de 80% das terras cultiváveis na Colômbia são de proprietários equivalentes a 1% do agronegócio, informa o jornal londrino.

À parte querelas sociais e econômicas, a taxação instituída pela Colômbia joga luzes sobre uma pouco falada saia justa. Afinal, brand owners de alimentos não saudáveis formam entre os que mais malham o plástico como vilão ambiental. Volta e meia trombeteiam estarem combatendo esse alegado  poluente reduzindo o consumo do material ou substituindo resina virgem por reciclada. Nada falam sobre a inexistência de alternativa de embalagem de melhor custo/benefício, aparentemente esquecidos de que a popularização de seus alimentos ultra processados decorre da economia de escala e performance das embalagens plásticas que utilizam. A tributação da Colômbia encosta esses brand owners contra a parede: devem priorizar o desenvolvimento de produtos merecedores de fato do adjetivo “saudável” ou devem continuar desviando a atenção desse flanco vulnerável difamando uma embalagem perfeita e responsável pelo sucesso dos seus negócios?

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