Ypê analisa mercado de produtos de limpeza

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Uma das marcas de produtos de limpeza de maior penetração em lares brasileiros, a Ypê, com 70 anos de estrada e portfólio de mais de 300 itens em 15 categorias, também se destaca no universo do plástico pela verticalização no sopro de frascos de polietileno de alta densidade (PEAD) e PET, utilizando por sinal o poliéster pós-consumo reciclado desde 2006. Nesta entrevista, Cesar Nicolau, diretor de marketing dessa marca top controlada pela brasileira Química Amparo avalia o impacto da pandemia em seu mercado.

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Cesar Nicolau

O confinamento e auxílio emergencial têm favorecido mais a venda de produtos de limpeza da Ypê envasados em embalagens grandes, médias ou pequenas?
Com o aumento do cuidado e frequência da limpeza ocasionados pela pandemia, observamos um leve aumento na procura por produtos com embalagens de tamanho família, por terem  maior quantidade de produto por embalagem e menor desembolso por litro/kg. No caso, a Ypê manteve, conforme planejado no início do ano, os lançamentos de produtos sem fazer redução ou aumento no tamanho de embalagem por conta da covid-19. Até o momento, são cerca de 10 lançamentos entre novos produtos, novas embalagens, e novos conceitos para o mercado.  São eles: Desinfetante Bak Ypê Turquesa, Esponja Multiuso Ypê, Esponja Não Risca Ypê, Sabão em Barra Ypê 100% Vegetal, Amaciante Concentrado Ypê Essencial (primeiro transparente do mercado), Amaciante Tradicional Ypê na embalagem Pouch 1L, Limpadores Perfumados Ypê nas embalagens 2L, Limpador Perfumado Ypê Pró em embalagem 7L, Amaciantes Concentrados Ypê nas embalagens 1,5L, Limpador Perfumado Ypê Mistérios da Natureza nas versões 500ml e 1L, e mais recentemente o Álcool em Gel Antisséptico Ypê 350g.

A alta do dólar dissemina inflação preocupante nos preços ao consumidor, como os do setor de limpeza, baixando o poder de compra possibilitado pelo auxílio emergencial à população de baixa renda. No portfólio da Ypê, quais as categorias de vendas mais afetadas por esse encarecimento?
Durante o pico da pandemia, o sabão em barra foi um forte aliado na prevenção da doença e muito procurado pelos consumidores por ter preço acessível a todas as classes sociais e grande distribuição no país. Com isso, a Ypê, fez todos os esforços para continuar garantindo o abastecimento e manter seu preço durante o pico da pandemia.  Apesar de o ambiente ser de forte pressão de custos, a Ypê priorizou não repassar os valores integralmente para o consumidor e continuará trabalhando para manter a qualidade de seus produtos como faz há 70 anos, garantindo assim a melhor equação custo-benefício do mercado.

O enfrentamento da pandemia com medidas de desinfecção e higienização desvendaram este ano novos nichos ou subnichos para produtos de limpeza da Ypê?
Com a propagação do vírus, a primeira iniciativa da Ypê foi voltar-se à sociedade. Pelo contato já existente com organizações da área de saúde, constatamos a necessidade que as instituições tinham de álcool em gel, um produto então fora do catálogo da companhia. Dessa maneira, desenvolvemos em apenas três dias uma solução, adaptamos uma determinada linha fabril dedicada ao detergente líquido para o novo produto e passamos a fabricá-lo para doação. Foram 1,3 milhões de frascos distribuídos gratuitamente. Passados oito meses dessa iniciativa, a Ypê acaba de incorporar o álcool em gel em seu portfólio, para que todos os consumidores tenham acesso a este saneante. Também introduzimos este ano o amaciante concentrado Ypê Essencial. É o primeiro amaciante translúcido do país, livre de corantes e com tratamento micelar – um complexo ativo que age sobre as fibras do tecido proporcionando mais cuidado e maciez às roupas. Lançamos também o sabão em barra Ypê Natural, de origem 100% vegetal, sem corantes e perfumes, com óleo essencial e testado dermatologicamente.

A pandemia terá ou não o condão de substituir por crescimento mais efetivo a imagem de estabilidade notada no quadro dos últimos anos pela Nielsen no volume de vendas nacionais de desinfetantes, amaciantes, água sanitária e detergentes para lavar louça, produtos também fornecidos pela Ypê?
Em decorrência do corona, a Ypê identificou o aumento no consumo de diversos itens da categoria de limpeza e higiene. Nas primeiras semanas do surto houve uma corrida pela compra de determinados produtos, especialmente sanitizantes movimento que foi se estabilizando durante os últimos meses. Dentro desse contexto, houve aumento na procura, de água sanitária, desinfetante, sabão, sabonete.

Quais categorias de seus produtos de limpeza devem desfrutar crescimento mais intenso de vendas este ano, devido ao imobilismo social e injeção dos recursos do auxílio emergencial na economia?
Os produtos que tiveram maior demanda neste ano são água sanitária, desinfetante, sabão, sabonete. Não podemos inferir diretamente que foi devido a auxílios emergências ou demais questões. O consumidor da Ypê é diversificado e procuramos oferecer soluções que atendam demandas específicas, conforme as necessidades deles.


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