A pandemia foi um divisor de águas para o setor de utilidades domésticas (UDs), pois desde então o lar tornou-se multifuncional (home office, p.ex), extrapolando as funções tradicionais de acolhimento e descanso, atesta estudo da associação ABCasa.
Sob a vigência da covid e restrições sanitárias, assinala o levantamento, o desejo de comprar itens para reformar, decorar ou modernizar imóveis explodiu num mercado dominado pela classe popular, equivalente a 77% da população e 44% do consumo desses artigos centrados na praticidade.
Plugada na mudança de hábitos e na valorização do tempo passado em casa iniciada pelos moradores sob a quarentena, a catarinense Plasvale, estrela guia em UDs nacionais injetadas e sopradas, acontece com uma catadupa incessante de sacadas inspiradas pelo reformulado conceito do lar. Entre os lançamentos, falam por si o saco plástico a vácuo para roupa com cabide, escova lava garrafas e até uma incursão em produtos de limpeza com aromatizantes em spray.
Nesta entrevista, o diretor presidente Jonas Antonio Miranda descortina dias melhores para sua empresa e setor apesar das incertezas em torno do novo governo.
Site da Americanas oferece UDs Plasvale. Após a chocante recuperação judicial dessa varejista, quais as principais precauções que a Plasvale passa a adotar para evitar incorrer em novas situações de risco como esta?
A Plasvale não tem ligação direta com a Americanas. Os produtos disponíveis na plataforma dessa rede são de terceiros – clientes que compram direto de nós e revendem a varejistas Possuímos sólida política de crédito e cobrança, buscando cautela na concessão de financiamento e agindo rápido nos casos de inadimplência. A recuperação judicial da Americanas reforça a importância de sermos criteriosos nas análises financeiras e comerciais, mesmo para clientes grandes e tradicionais.
Além de exportadora regular, a Plasvale importa. Quais os principais artigos trazidos e por quais motivos?
As importações visam diversificar e ampliar o mix de utilidades domésticas. Constam delas itens fabricados com materiais como vidro, inox e bambu e mesmo artigos de plástico de diversos tipos; não limitamos nossa atuação a matérias-primas específicas. A Plasvale produz e desenvolve novidades em plásticos no Brasil, mas, dedicada à ampliação constante do portfólio, também busca no mundo artigos para facilitar a vida das pessoas.
Em 46 anos, a Plasvale floresceu em UDs de plástico, mas, à certa altura, extrapolou desse segmento para materiais como bambu, madeira, metal e vidro. Quais fatores influíram nesse movimento?
Há muito tempo a empresa comercializa produtos além dos de plásticos. Nos seis últimos anos, porém, tem crescido com consistência a participação de diversos tipos de materiais em nossas vendas. A atividade começou através da linha de aço inox; trouxe grandes resultados e abriu-nos muitas portas. A velocidade de negócios surgidos através de parcerias, despertou nosso interesse em buscar oportunidades pelo mundo e oferecer aqui e lá fora mais opções de produtos. A nossa indústria de plásticos continua a crescer em escala e tecnologia., mas o universo de UDs é enorme e recheado de oportunidades. A estratégia para os próximos anos é continuar expandindo a gama tanto de produtos plásticos como nas linhas de outros materiais que, por sua vez, poderão alcançar cerca de 50% de participação nos negócios da empresa.
Plasvale atua com plástico reciclado na linha Eco. Como a empresa é suprida de reciclado para injetar e dispõe de suprimento regular de material de qualidade num mercado que prima por abastecimento inconstante, preço voláteis e produtos de baixo valor agregado?
Sustentabilidade é um dos pilares principais no negócio da Plasvale. A empresa possui vários recursos que permitem a reciclagem e reúso de suas aparas de injeção e sopro. Além disso, temos grandes parceiros, que dominam o mercado de matéria-prima pós-consumo reciclada, o que garante que estejamos sempre em linha com os preços praticados no mercado do plástico para segundo uso. Em 2022 também estabelecemos uma parceria com a ONG ECO LOCAL, promotora de grupos de limpeza nas praias de Santa Catarina e o lixo plástico assim coletado é classificado, reciclado e enviado a nós. Portanto, a chave para assegurar suprimento regular de reciclado acessível e de padrão satisfatório é contar com várias frentes de coleta de resíduos. Todos os refugos plásticos originários de aplicações sem contato com alimentos são válidos para compor o nosso mix de reciclados e planejamos expandir o seu uso.
O consumidor padrão brasileiro tem poder aquisitivo, nível educacional e consciência ambiental bem restritos. Ignora o significado de termos como reciclagem, biodegradação e energia limpa. Diante disso, como sensibilizá-lo para o argumento de venda sustentável da Linha Eco?
O tema está cada vez mais comum e o consumidor cada vez mais consciente da importância da reciclagem. É dever nosso, como fornecedor e marca reconhecida, sensibilizar os consumidores e instigar cada vez mais a ampliação da sua consciência. Com apoio de parceiros como a ONG ECO LOCAL, estamos intensificando a comunicação para formar consumidores e influenciadores engajados nessa causa. Aliado a essa conscientização, viabilizamos preços acessíveis para as UDs Eco, pulverizando assim sua penetração no mercado, mediante a otimização dos custos da operação de suprimento e processamento da matéria-prima reciclada.
Como avalia demanda de UDs em geral neste começo de ano e, com base nela e nos movimentos de política econômica sinalizados pelo novo governo, quais as expectativas da Plasvale para seu desempenho este ano versus 2022?
Por ter um amplo mix de produtos e sempre com novidades, a Plasvale não sofre com sazonalidades e continua superando os impactos gerados com as turbulências econômicas e políticas. Estamos confiantes quanto a 2023. Nossas principais estratégias baseiam-se na melhoria contínua de processos e no amplo mix de produtos lançados no início do ano – foram 100 apenas em fevereiro. Outro canal em que a Plasvale ganha destaque é o do e-commerce, possibilitando aos consumidores acesso a produtos nem sempre disponíveis nas lojas físicas que frequentam.
Rivais da Plasvale montam filiais fora do Sul/SE. Como a Plasvale, sediada em Santa Catarina, vê a possibilidade de embarcar nessa corrente, descentralizando suas operações?
Nos últimos anos, a Plasvale tem utilizado e testado diversos modelos ágeis de logística. Com o avanço da logística devido ao mercado on-line, vários parceiros melhoraram muito seus processos e esse benefício é escalável para todos os tipos de negócio. E é através dessa facilidade e evolução da logística que a Plasvale vai avançar sua distribuição pelo Brasil e no exterior.