Laercio Gonçalves
CEO da distribuidora Activas
A distribuição é a vocação da Activas atestada por mais de 30 anos de atuação no varejo de resinas. Sempre acreditamos e investimos na logística e entrega própria, uma particularidade que, aliás, permitiu, por exemplo, neutralizar a emissão de dióxido de carbono dos nossos caminhões e unidades, em linha com as práticas de governança social, ambiental e corporativa (ESG,). De fato, a competitividade no varejo aumentou muito e agregar valores e diferenciais são demandas constantes e estamos abertos a novas propostas para empreender desde que tenham sinergia com o perfil do nosso negócio. Nesse sentido, um exemplo de oportunidade que salta à nossa vista, com base na experiência acumulada na gestão de centros de distribuição em diversas regiões, transparece da demanda crescente por soluções logísticas no Brasil, movimentando investimentos gigantescos para entregas de produtos adquiridos pelo e-commerce. Outra frente diversificadora de atuação da qual a Activas tem se aproximado é o campo da logística reversa, resinas pós-consumo recicladas e processos colaborativos, inclusive com startups, na coleta e reciclagem dos plásticos. A internacionalização do comércio de resinas também configura uma nova realidade para o distribuidor e a Activas busca há algum tempo abrir caminho na América Latina.
João Rodrigues
Diretor presidente da distribuidora e componedora ThaThi Polímeros
A Thathi está focada na indústria de transformação com o suprimento de poliacetal (POM), polibutileno tereftalato (PBT) e poliamidas (PA) 6 e 6.6. Tratam-se de materiais contendo fibras, cargas, microesferas de vidro, modificadores como elastômeros, aditivos e lubrificantes especiais , além de cores customizadas. Devido a essas complexidades, o assédio de outras empresas em nosso nicho não causa maior preocupação, pois, também produzimos compostos contendo as quatro resinas supridas por parceiros internacionais. Além do mais, um fator de sucesso em plásticos de engenharia é a oferta de assistência pré e pós-venda. Portanto, o único foco da ThaThi é a comercialização de plásticos de engenharia no mercado interno e a alternativa de, em paralelo, exportar compostos para países próximos esbarra em várias dificuldades no atual cenário.
Wilson Cataldi
Sócio executivo da distribuidora Piramidal
Assim como a transformação de plástico e vários outros setores no Brasil, a distribuição de resinas cresceu pouco nos últimos dois anos. No momento, a hipótese de a Piramidal diferenciar sua estratégia pela via da internacionalização não passa pelo radar. Nossa unidade de negócios de materiais commodities tem permanecido estável nos volumes, porém, em contrapartida, tem crescido o movimento da unidade de negócios de resinas de engenharia. Um novo mercado se apresenta para nós este ano, a ser desbravado pela unidade de negócios de soluções circulares constituída em 2021. Este conjunto de ações, aliado a treinamento continuo do nosso time, atualização das ferramentas de controle e relacionamento com o mercado e o aumento do portfólio e de unidades de negócios tem garantido o crescimento da Piramidal nos últimos anos. Um cenário previsto por muitos como desafiador em 2022 não nos assusta; apenas nos motiva a acordar ainda mais cedo, inovar quando possível e buscar todas as oportunidades que o mercado sempre oferece.
Ricardo Guerreiro Mason
Diretor da distribuidora Fortymil
Acredito que qualquer empresa, não importa seu segmento ou tempo de mercado, tenha sempre que examinar diferentes estratégias, fora de seu foco tradicional, para alimentar o crescimento do seu negócio. Nesse sentido, a diversificação de mercados e/ou a expansão territorial estão entre as alternativas volta e meia sopesadas pelos distribuidores de resinas. Essa análise deve seguir em conjunto com o devido cuidado para não se tirar o olho do principal negócio da empresa, principalmente nos momentos complexos em que ele requer maior atenção. O varejo do plástico se caracteriza por movimentos cíclicos, de melhora e piora em maiores ou menores níveis, de modo que o distribuidor não pode afrouxar o acompanhamento dessas variações enquanto olha outras estratégias mais de perto.
Simone de Faria
Diretora da consultoria Townsend Solutions responsável pela América Latina
Multinacionais nascem como empresas locais que se fortalecem e ampliam seus horizontes. Eu acredito que o processo de internacionalização é fundamental para companhias empenhadas em crescer e se perpetuar. Não é fácil nem confortável, mas é um passo incontornável para um negócio ganhar a musculatura necessária para enfrentar os desafios desses novos tempos. Distribuidoras de resinas não fogem à regra e sobram mundo afora exemplos de empresas que expandiram buscando atuar em outras regiões. Esse movimento decerto demanda muito estudo e planejamento, mas um ponto crucial é a confiança do empresário em criar uma estrutura capaz de ser gerida à distância.
Com relação à alternativa de diversificar o negócio, nada contra desde que seja uma atividade afim com a distribuição de resinas. A estrutura logística de uma distribuidora competitiva pode agregar, após pesquisa avaliadora das oportunidades, produtos novos em seu portfólio também consumidos por seus clientes, um universo que comporta desde pigmentos e agentes de purga a tintas para impressão.
Rodrigo Fernandes
Diretor da distribuidora Eteno
O mercado da distribuição de resinas é baseado em escala, daí porque preciso sempre pensar em meios para expandir a atuação da Eteno. Entre as alternativas volta e meia aventadas para estudar, a intenção de internacionalizar o negócio em países emergentes, caso da América Latina, é complicada pela retração econômica que eles atravessam, impactados pela desvalorização cambial, juros altos e inflação. Enquanto a economia brasileira não dá sinais de recuperação, nossa energia e investimentos estão em construir meios para a Eteno fortalecer sua resiliência e continuar a crescer na distribuição, seja auxiliando a base de indústrias atendidas a enfrentar os desafios de um mercado mais competitivo e preocupado com meio ambiente, seja na customização dos serviços para conquistar clientes além do âmbito estrito das resinas termoplásticas.