< PreviousSetembro/2018plásticos em revista10VISORQuatro anos atrás, quando a Ekoplast debutava, o mercado masculino sequer era um brilho nos olhos de quem planejava sua atuação em embalagens de cosméti-cos, perfumaria e higiene pessoal. Hoje em dia, o balanço dessa transformadora sediada em Mirassol, interior paulista, fica desnivelado se ignorar a proliferação de clientes com marcas de produtos de cuidados pessoais focados na inclinação manifestada por homens, de adolescentes a idosos, por cosméticos de cabelo e pele específicos para eles. Pela régua da consultoria Euromonitor, este segmento brasileiro só perde em vendas para os EUA e, daqui a três anos, a América Latina ganha a dianteira global com o Brasil crescendo em ritmo acima da média regional. Na entrevista a seguir, Fabiano Garcia, diretor comercial da Ekoplast, vai fundo nas singularidades das embalagens para este consumidor e na opulência de um mercado longe de ser desbravado. Pesquisas de mercado sobre pro-dutos masculinos de cuidados pessoais sustentam que homem compra bem menos por impulso do que mulher. Já que embalagens são um meio para despertar o impulso da compra, como o desenvol-vimento de frascos de cosméticos para o público feminino difere do masculino? Há diferenças marcantes no pro-cesso de desenvolvimento para ambos os sexos. Enquanto no público feminino procura-se destacar a beleza e glamour das embalagens, com cores vibrantes, formatos anatômicos e um conjunto (frasco/tampa/válvula/cartucho/impres-são e material promocional) que forneça à consumidora uma experiência sensorial exclusiva, gerando verdadeira troca no processo de fidelidade, no desenvolvi-mento voltado ao consumidor masculino a procura é, no primeiro momento, por praticidade, custo/ benefício destacado na comunicação do produto e valor agre-gado, a exemplo dos produtos 3 em 1.Quais os conceitos mais em voga nas embalagens de produtos de cuidados pessoais para homens? Notamos um incremento no proces-so de escolha para o público masculino, mediante o qual as embalagens portam o conceito de beleza do conjunto, com cores em tons escuros e amadeirados como âmbar e preto, fragrâncias fortes e marcantes e, por fim, algumas linhas com enfoque nos conceitos da virilidade “timber” (lenhador), com produtos volta-dos para barbearia. Há ainda a busca pelo destaque da beleza, o ‘novo homem’ do século 21, mais envolvido nos cuidados do corpo e do rosto, preocupado em se mostrar realmente belo.Por seu turno, embalagens com design voltado a formas geométricas quadradas ou retangulares, que remetam a conceitos de exatidão e conservadorismo, ainda participam muito na composição COSMÉTICOS MASCULINOS/EKOPLASTGarcia: embalagens de xampus e produtos 3 em 1 precisam se destacar mais no ponto de venda. Cada sexo tem seu nexoO perfil do novo homem norteia as embalagens para produtos de cuidados pessoaisSetembro/2018plásticos em revista11das linhas masculinas. Vale o mesmo para concepções que aludam inconscien-temente às garrafas de cerveja ou algum tipo de destilado, ou então, referentes a conceitos de linha “retrô barbearia”, com formatos de embalagens antigas de vidros farmacêuticos, em especial na cor âmbar.Estudo da consultoria Euromoni-tor atesta que as vendas no Brasil de produtos masculinos para cuidados pessoais cresceram 70% entre 2012 e 2017, quando a receita totalizou R$ 19,8 bilhões. Como explica a alta intensida-de desse crescimento, ainda mais num quinquênio marcado por recessão de 2015 até hoje? Apesar de termos enfrentado um triênio de recessão que somente agora dá pequenos sinais de tímida recuperação, o mercado de produtos masculinos de cuidados pessoais foi na contramão da economia. Vários são os fatores: cresci-mento exponencial de marcas que dire-cionaram linhas de produtos específicos e marcas criadas exclusivamente para o segmento masculino, com enfoque em produtos de barber shop e integrados à moda timber e esta, aliás, deixou de ser tendência para se consolidar no perfil do público. Pesam também na balança o aumento considerável destas marcas dedicadas à beleza masculina na partici-pação das duas grandes feiras nacionais de cosmética (Hair Brasil e Beauty Fair) e percepção pelos homens da importância e necessidade de se destacar primeiramente pela aparência, inclusive como trunfo na procura de oportunidades de trabalho e negócio. Isso foi reforçado pelas redes sociais e uma prova são as vinculações por elas exibidas dessa cultura com celebridades masculinas.Como a ascensão dos cosméticos masculinos tem se refletido no desem-penho da Ekoplast?Calculamos em 38% o crescimento em nossas vendas para o mercado mascu-lino no triênio 2016/2018. Nessa trilha, a participação do segmento no faturamento total da empresa passou de 2% em 2016 para 13% este ano. Em 2016 não tínha-mos qualquer embalagem exclusiva para o público masculino e hoje ele mobiliza mais de 10 moldes e linhas exclusivas de frascos.Qual é a estrutura produtiva da em-presa para acompanhar esta demanda? Nossa atual capacidade instalada para embalagens ronda 40 t/mês. Temos consumido na média de 30 t/mês de re-sinas, inclusas PET e polietileno de alta densidade (PEAD). O parque de máquinas dispõe de três sopradoras e três injetoras de PEAD e uma injetora de pré-formas e duas sopradoras de frascos de PET.Quais os mais recentes aprimora-mentos tecnológicos para o desenvol-vimento de embalagens pela Ekoplast?Setembro/2018plásticos em revista12VISORHoje em dia, nossa área de P&D conta com impressora 3D para gerar mockups de imediato para todos os projetos. Também apostamos no lançamento de produtos com alto valor agregado. Introduzimos em setembro, por exemplo, a linha cosmética Premium, concebida com projeto de tampa flip top inédita no gênero no mercado na-cional, munida de capa de acrílico, brilho intenso e acabamento vítreo, uma solução mais bonita e harmoniosa para substituir as tampas tradicionais de bisnagas que dominaram o mercado na linha cliente, principalmente no varejo. Qual o modelo de frasco e de tampa da Ekoplast mais vendido para produtos de cuidados pessoais para o público masculino? Por quais motivos?São embalagens que reforçam os conceitos ilustrados nas questões anteriores, com design retrô, linhas retangulares ou quadradas, formatos muito utilizados nestes produtos. Atenta ao dinamismo do mercado, a Ekoplast já está em fase de elaboração de outro lançamento de linha pre-mium para inovar no segmento mas-culino, fugindo dos conceitos clichês. Vamos aproveitar a tendência barber shop, linha retrô etc, visando substi-tuir o conjunto frasco/válvula padrão no mercado por um conjunto mais bonito e brilhante como fizemos com a tampa flip top Premium, e apoiado em design faci-litador do manuseio da embalagem com uma “pegada” única e elegante.O catálogo da Ekoplast exibe um frasco para barber shop. Poderia comentar quais oportunidades tem percebido para o desenvolvimento de embalagens específicas para este nicho de cosméticos masculinos?O mercado das barber shops tem focado em embalagens da linha retrô, que remetem a antigas barbearias e boticários, além de fazer a ponte com destilados de alto valor, como garrafas de de whisky, vodca e cervejas artesanais. Nosso P&D tem recebido muitas solicitações para desenhos e mockups de embalagens ex-clusivas para este reduto. Notamos que as linhas de xampu e produtos masculinos 3 em 1 ainda precisam muito de inovações e destaques nas prateleiras, principalmente no grande varejo. A primeira impressão tem de ser direta e decisiva, devido ao perfil mais “caçador” desse consumidor. Quais os produtos masculinos mais envasados para barber shops?São kits 2 ou 3 em 1, xampu, con-dicionador e anticaspa; hidratante para barba e creme de barbear hidratante e a pasta modeladora, embalada em potes de até 50 gramas. Como enxerga a presença de PEAD e PET em embalagens para para barber shops?Por ser um segmento que trabalha com embalagens, na maioria dos casos até 300ml, PET tem penetração superior à de PEAD. Um dos motivos do seu avanço crescente é a estética, por ser material mais brilhante, elegante e glamoroso. Nos grandes players de cosméticos mas-culinos também se percebe uma adesão maior a PET, tanto pelo seu custo já estar bem competitivo perante PEAD como para destacar os produtos nas prateleiras.COSMÉTICOS MASCULINOS/EKOPLASTEkoplast: vendas de embalagens da linha masculina saltam 30% em três anos.Linha profissional: novo canal para cosméticos em barber shops.Setembro/2018plásticos em revista14VISORSeja qual for o sexo em foco, polie-tileno (PE) reina em embalagens de higiene pessoal e beleza. Único produtor de poliolefinas no país, a Braskem tem se debruçado, em especial, em soluções de cunho sensorial para este segmento. “Temos investido em inovações que explorem os aspectos visuais e o toque”, indica Júlio Henrique Lotterman, engenheiro de aplicações rígidas de PE. Conforme reitera, o portfólio de grades para frascos soprados e bisnagas cobre características distintas de brilho, opaci-dade, transparências e efeito tátil, inclusa a auréola de sustentabilidade portada por PE Verde, derivado da rota renovável do etanol. Para o especialista, PE tem retido PET em segundo plano em cosméticos masculinos por propiciar a produção de embalagens mais comprimíveis (squeezable) sem per-mitir o surgimento de marcas esbranquiça-das ou dar a impressão de que o manuseio vai quebrar o recipiente do material. “PE tam-bém corresponde às exigências de envase para um produto de uso por período pro-longado e integrante de um segmento para o qual estética, prati-cidade e segurança da embalagem são fun-damentais”, completa Lottermann.Carolina Bulhões, gerente de enge-nharia de aplicação de polipropileno (PP), também se apega ao ímã das seduções ópticas para atrair as grifes de cosméticos masculinos para o portfólio de grades da Braskem. Entre as resinas, a executiva dis-tingue o homopolímero Maxio FT120WV pela excelência demonstrada no brilho e estabilidade dimensional das embalagens e tampas. “Também apresenta produção unitária acima dos indicadores das resinas convencionais na mesma máquina, além de poupar energia no processo e viabilizar o desenvolvimento de embalagens mais leves”. Na esteira, Carolina destaca as credenciais dos grades Prisma 3410 e 1410, copolímeros randômicos de elevada transparência e brilho e diferentes índices de fluidez. “PET está em evidência no segmento de cuidados pessoais, e o nicho masculino desfruta visibilidade crescente”, percebe Luis Bittencourt, gerente de vendas de PET e do intermediário ácido tereftálico purificado (PTA) da PetroquímicaSuape/COSMÉTICOS MASCULINOS/RESINAS & MASTERSMercado NarcisoComo os materiais dão o trato pedido pelas embalagensPET: aprimoramento de propriedades amplia a gama de formatos e tamanhos de frascos.Herrero: homens vinculados a tons intensos e baixo uso do efeito perolado.Setembro/2018plásticos em revista16VISORAlpek. “Os hábitos de con-sumo mudaram bastante e, cada vez mais, os homens buscam opções de cuidados e tratamentos”. Para PET, transpõe o especialista, trata--se de uma mesa posta. “O material se adequa muito bem a exigências de susten-tabilidade como embalagens com teor de reciclado ou de comprovada reciclabilidade”, coloca o executivo. “Além do mais, como demonstram as soluções de custo/benefício do nosso mostruário, avanços nas propriedades mecânicas do poliéster lhe abriram caminho em frascos dos mais diversos tamanhos e formatos singulares demandados pelo mercado de cuidados pessoais”.Pêndulo global em colorantes, com destaque em formulações para PET, a componedora norte-americana PolyOne capta uma quebra de paradigma na es-tética de embalagens para produtos de cuidados pessoais masculinos. “Temos visto diversos projetos em PET para esse mercado, com forte presença de frascos brancos e inclinação por tampas em cores distintas e perolizadas”, expõe Fernanda Boldo Garcia, gerente de marketing para a América Latina. Em paralelo, ela enfatiza o apelo da visua-lização do conteúdo ensejado pela transparência vítrea do poliéster, assim como custo/benefício dessa opção de em-balagem cuja reciclabilidade, aliás, é ponto pacífico.No plano geral do por-tfólio da PolyOne, a executiva comenta que a nova fornada de desenvolvimentos de produtos de higiene & beleza para metrossexuais fundamentam-se na maior conscientização desse público sobre a importância de sua aparência. “É um mercado que solicita da PolyOne cores de tonalidades mais escuros e alto emprego do efeito perolado”, ela frisa. “As aplicações para esse mercado ainda posicionam-se com características premium, justificativa para o recurso de efeitos especiais na embalagem, mas já nota-se um movimento de penetração desses cosméticos masculinos num con-sumidor mais associado ao segmento de renda média, contemplado com recipien-tes de cores standard e menos acrescidas de efeitos especiais”.O portfólio de masters PolyOne On-Color™, revela Fernanda, alinha 10 cores que permitem ao plástico imitar materiais naturais, como minerais, conferindo aos transformados um cunho de produto menos industrializado. “Os designers valorizam cada vez mais a individualidade em detrimento da padronização”, pondera a gerente de marketing. Formuladas com processo patenteado, ela prossegue, este grupo de masters da coleção Shades of Nature confere às embalagens uma Gôndola: cor da embalagem pouco influi na decisão masculina de compra.Catrasta: masters da Termocolor para embalagens de barber shops.PE e PP: Braskem lapida efeitos tátil e óptico.COSMÉTICOS MASCULINOS/RESINAS & MASTERSBittencourt: estética e versatilidade favorecem PET.Setembro/2018plásticos em revista18VISORconotação personalizada, sustentável e artesanal às embalagens plásticas. “São cores que transmitem a mensagem da força da natureza e uma conexão direta com o conceito premium que prevalece nos produtos de cuidados pessoais para homens” , interpreta Fernanda.Em contraste com a incandescên-cia das vendas, rareiam a inovação e ousadia em embalagens de higiene & beleza, inclusa a categoria masculina, vaticina Roberto Herrera, coordenador do laboratório de desenvolvimento de cores da Cromex, turbo nº1nacional em masterbatches. “Diante de uma prateleira de xampus no ponto de venda, nota-se a semelhança entre os frascos, tanto nas cores como nas funções ofertadas, caso de anticaspa, antiqueda ou para cabelos grisalhos”, ilustra o técnico. No âmbito da seleção da resina, Herrero considera que uma embalagem transparente, ponto forte de PET, possibilita ao usuário conhecer o conteúdo, inoculando-lhe confiança na hora de comprar. “No entanto, as cores transparentes ou translúcidas em PET en-volvem tons claros, aludindo à suavidade e delicadeza e, na maioria das vezes, não casam com o que o público masculino procura”, ele argumenta. “Em regra, preto, prata e azul são as cores identificadas com produtos para homens que, aliás, preferem bisnagas aos potes de cosméticos”. Ape-sar da solidez desses paradigmas, Herrero reconhece um tímido afluxo de pedidos para a Cromex desenvolver masters de efeito perolado em tons mais intensos de bege, marrom e cinza, mesmas cores que o especialista observa prevalecerem em frascos de produtos para barber shops.“Embora seja do interesse de fabri-cantes de cosméticos dispor de produtos para homens, muitos deles apenas fazem extensões de linhas e de embalagens já existentes”, nota Herrero. “Para o público feminino, dominam as cores pastéis, mui-SOPRADORAS: PAVAN ZANETTI FAZ BARBA, CABELO E BIGODE Frascos de higiene & beleza formam na linha de frente dos quintais cultivados pela Pavan Zanetti para suas sopradoras de PET e polietileno de alta densidade (PEAD). “Devido à grande rotatividade de embalagens, com renovação intensa de formatos e cores e tira-gens nem sempre avantajadas , este mercado cobra apuro estético e pede sopradoras mais versáteis, com rapidez na troca de moldes e masters”, expõe o diretor comercial Newton Zanetti. As exigências convergem para a indicação de duas máquinas de médio porte adeptas do sopro por extrusão contínua: as linhas Bimatic BMT 3.6D e BMT 5.6D/H. Uma variação desta última, prossegue o dirigente, é a versão híbrida com movimentos de carro elétrico. “Oferece a opção de mais cavidades e redução no uso de óleo hidráulico, trunfo para uma produção mais veloz”, ele explica. Embora o investimento inicial seja maior, Zanetti enxerga nas indústrias de cosméticos espaço para sua série de sopradoras 100% elétricas em transformado-res de alentada capacidade de embalagens cuja carteira abriga grifes de higiene & beleza engajadas na questão ambiental. “São máquinas destacadas pela redução do ciclo, gasto energético e frequência de manutenção e zero risco de poluírem o chão por causa de vazamentos”. Na esfera do sopro de pré-formas, Zanetti atesta que suas sopradoras Petmatic Sistema 4000 e Sistema 5000 são os modelos, também de porte médio, mais vendidos para o reduto de cuidados pessoais.Zanetti também justifica a supremacia de PEAD nessas embalagens com conveniências de cunho fabril. “A troca de formatos nem sempre é rápida no trabalho com PET”, ele coloca. “Quando se trabalha com PET com estágios separados de injeção e sopro, a troca de molde depende de adquirir e/ou injetar outros tipos de pré-forma e, se o equipamento integra injeção e sopro numa única etapa, a substituição da ferramenta custa mais que a operação com PEAD e, se esta resina deixa as embalagens opacas, em contrapartida recursos como sopro coex de duas camadas permite a incorporação do efeito de toque suave (soft touch) na parede externa”. COSMÉTICOS MASCULINOS/RESINAS & MASTERSFernanda Boldo: aumenta o interesse por frascos brancos de PET.Bimatic 5.6D/H: versatilidade e rapidez na troca de moldes e cores.Setembro/2018plásticos em revista19tas vezes peroladas, enquan-to o consumidor masculino é, em regra, associado a tons mais intensos, com uso reduzido do efeito pérola”. Afinal, ele arremata, cor da embalagem não influencia tanto a compra masculina quanto o cumprimento do benefício básico do produto. “A mulher também se preo-cupa com esse atributo, mas antes de certificar-se das funções oferecidas, ela observa a textura, a fragrância e a embalagem”. Dado que, até no envase de cosméticos, homens são de Marte e mulheres são de Vênus, a equipe da Cromex se reúne regularmente com fornecedores globais de colorantes. “Desse modo, nos inteiramos com ante-cedência sobre novidades em pigmentos de efeito e tendências de cores, de modo a largar na frente no desenvolvimento dos masters que estarão em evidência nessas embalagens”. Feministas podem bufar, mas não há como mudar hábito no grito ou canetada. “Cores pastéis, relacionadas a delicadeza, frescor e perfumes florais atendem o público feminino”, delimita Roberto Castilho, gerente comercial de masters para Brasil e Argentina da componedora americana A.Schulman. “Os homens são contempla-dos com cores sólidas, uma conotação de força, e podem conter opacidade, uma referência de suavi-dade”. Frascos brancos no universo masculino, ele excetua, só quando aludem a medicamentos, tipo xam-pu anticaspa. Para acertar o passo com a música, insere Castilho, a A.Schulman serve o reduto de cosmé-ticos masculinos com masters de cores acrescidos de minerais especiais, para munir os frascos de opacidade. A Termocolor também está nessa de discernir o sexo por trás da cor. Wagner Luiz Catrasta, geren-te comercial para a América Latina, liga azul marinho, preto e cinza às embalagens de produtos de cui-dados pessoais para homens. “No plano mais recente, desen-volvemos cores com efeito opaco, destinadas em especial a frascos e potes que mesclam aspecto rude e sofisticado para o mercado de barber shops”. O predicado da robustez falta a PET, enxerga o executivo, também justificando assim a discrição do poliéster em embalagens de produtos de higiene & beleza metrossexual. “A tendência de cores escuras para homens tem a ver com seu comportamento cotidiano”. Por essas e outras, evidencia Catrasta, a Termocolor comparece na categoria com masters de cores fortes e foscas e, nos bastidores da transformação, com aditivos para aprimo-rar a extrusão de tubos para bisnagas e agente antiestático para prolongar a expo-sição sem acúmulo de pó das embalagens desses produtos que tiraram da vaidade o significado de substantivo feminino. •Série Shades of Nature da PolyOne: cores com alusões artesanais identificadas com o mercado masculino.Castilho: masters de cores fortes com cargas que garantem opacidade. Next >