Uma pergunta para José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast).
PR – Ao colocar à venda sua participação na Braskem, a Petrobras, atolada em dívidas e escândalos, praticamente oficializa sua retirada da petroquímica brasileira, depois de tanto ter investido para voltar a ela após o processo de privatização. Como essa ausência da única fonte local de matéria-prima (nafta e gás) pode afetar a trajetória daqui por diante da petroquímica brasileira e da sua cadeia do plástico?
Roriz – Numa avaliação preliminar, vislumbramos que uma saída da Petrobras da composição acionária da Braskem pouco impactará a forma de negócios ou precificação hoje feita com os transformadores. Exercendo a Odebrecht o seu direito de preferência ou se compondo com novo sócio, a tendência é de que será feito o possível para se manter a atual reserva de mercado. Num cenário de muitas dificuldades como o atual, a Braskem foi uma das empresas que mais se beneficiaram com a desvalorização do real e a queda do preço da nafta. Sua capacidade de competir internacionalmente num mercado competitivo será melhor testada com a nova planta de polietilenos no México. Estas forças serão seriamente comprometidas se a indústria brasileira de transformação perder a sua atratividade para investir e ter níveis adequados de rentabilidades, situação que vem se deteriorando nos últimos tempos. Talvez a próxima rodada de renovação do contrato de nafta, daqui a cinco anos, seja mais agressiva. Mas reitero que, para o transformador, a política de precificação de resinas será a mesma (movimentos internacionais, repasse de variações cambiais, taxa de conforto, melhoria constante de spreads operacionais) já que a nafta determina o spread operacional da segunda geração. Quando a Petrobras entrou no negócio petroquímico era clara a intenção de consolidação do setor. Hoje em dia, o mercado está consolidado e a venda da fatia da estatal no controle da Braskem não implicaria, grosso modo, em grandes movimentações ou na descentralização do negócio. Os parâmetros já estão estabelecidos.