Materiais

materiais - plásticos em revista 694

activas
Dono de um senhor portfólio de resinas commodities e de engenharia, o grupo activas centraliza sua aparição na feira num galardão da circularidade: a certificação oficial de varejista integrada ao Sistema B ou B Corp. Trata-se de credencial concedida a empresas que equilibram lucro nos negócios impactos social e ambiental positivos. Com dois centros de distribuição no Sudeste, três no Sul e um no Nordeste, além de frota própria sob monitoramento digital, a activas distribui milhares de grades de 14 bandeiras petroquímicas, inclusos polímeros virgens, reciclados e biodegradáveis, e é o maior agente autorizado filiado à Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas e Afins (Adirplast).

Aditive
Joia da coroa nacional em auxiliares como estabilizantes térmicos para agrofilmes, a Aditive libera na feira dois lançamentos; uma solução que garante excelência na adesão de polímero com metal e, para flexíveis laminados tipo PE/BOPP, promotores de adesão que dispensam o recurso de extrusion coating. As novidades visam botinar aplicações como as de adesivos líquidos em filmes multimaterial laminados. Outras estrelas do portfólio puro malte no mirante do estande: estabilizante UV para ráfia; flexibilizante para PET; sequestrador de ácidos para filmes com barreira de PVDC; retardantes de chama para fios e cabos XLPE; difusor de luz para PMMA, PC e PS e, pioneirismo local, concentrado de estabilizantes térmicos para tubos corrugados de PA integrantes do compartimento do motor elétrico de autos.

Ampacet
A componedora norte-americana Ampacet, há bom tempo à frente de duas plantas no Brasil, baixa com força total na feira. Para reciclados, estão de prontidão no estande soluções o sequestrador de odores indesejados ODORCLEAR e a oferta de cores e feitos especiais customizados. Para filmes multicamada, o aditivo GASTOP-0Flex é acenado para baixar o teor de EVOH sem afetar a propriedade de barreira e simplificando a reciclagem de filmes de PE e CPP. No plano estético, uma vedete é o master de diferenciado efeito couro para embalagens sopradas e, no campo dos benefícios funcionais, a empresa enfatiza a performance do aditivo AFOG 16, para evitar embaçamento de filmes de produtos alimentícios frescos e resfriados. Na gôndola dos equipamentos apresentados, constam os dosadores de masters e aditivos ColorSave 1000; misturadores modulares BlendSave e SPECTRO 4.0, equipamento para controlar e ajustar a cor direto na linha de produção.

Avient
A componedora norte-americana Avient bate o ponto na feira com estande arquitetado por sua subsidiária brasileira. Os holofotes de gala e tapete vermelho para dourar lançamentos são reservados para os antioxidantes Cesa Nox A 4R. Seus argumentos de venda alinham confiabilidade e custos que permitem a efetiva proteção e manutenção da qualidade de poliolefinas recicladas pós-consumo submetidas a quantidades maiores de ciclos térmicos/processamentos industriais. Entre suas conveniências, essa série de antioxidantes evita a formação de géis e pontos pretos em artefatos como filmes, frascos, injetados e lâminas. A caixa de ferramentas aberta pela Avient no estande inclui ases de ouros altos tipo colorantes com reciclado como veículo, auxiliares para produção de artefatos com PET virgem ou reciclado, expansores químicos e o guia anual de tendências em cores ColorForward®.

Bevi Plastic
Na voz corrente do ramo, pelo menos 150 componedoras se acotovelam na briga por espaço em masters no Brasil. Com 35 anos de milhagem em materiais auxiliares, a Bevi Plastic comprova sua perenidade através dos avanços na manufatura de concentrados, pigmentos, aditivos e serviços de tingimento divulgados em seu estande.

Clean Plastic / Raposo Plásticos
Em sua primeira aparição na única feira de abrangência nacional da cadeia plástica brasileira, o Grupo Clean Plastic tira do coldre o poder de fogo que, em apenas quatro anos, o contemplou com a liderança no país em volume de plásticos reciclados pós-consumo, cujo refugo aliás é adquirido de cooperativas de catadores. As estimavas mais recentes situam em 110.000 t/a as vendas desse conglomerado cujo padrão de qualidade abriu-lhe as portas de brand owners como a Unilever, usuária regular das poliolefinas recuperadas pelo grupo na composição de embalagens sopradas de produtos de limpeza. Na feira, a infra do estande é dividido entre as controladas Raposo Plásticos e Clean Plastic. Ambas dão forma a um parque industrial de sete fábricas e três CDs, um efetivo que cresce com a partida agendada para abril de uma unidade recicladora na região norte. Em seu balcão na feira, a Raposo, sediada na Grande São Paulo, promove a nova série de PE micronizado (virgem e reciclado) para rotomoldagem Rotorap e grades de PP beneficiados, reciclados e tipos coloridos. Por sinal, um ponto alto dessa empresa com 32 anos de estrada é o controle de qualidade da pigmentação. Já a paranaense Clean Plastic divulga materiais, tecnologias e serviços que carimbam sua excelência na recuperação de resíduos poliolefínicos e beneficiamento de PP.

Colorfix
A componedora paranaense alardeia na feira a sua devoção à economia circular lançando a série Revora. Consta de masters talhados para incorporação em resinas biodegradáveis, compostáveis e recicladas. Na mesma toada, a Colorfix introduz seis tonalidades de cores da série de masters Marble com foco em PP virgem e reciclado.

Cromex
Com 47 anos de estrada, a Cromex tornou-se um medalhão em masters cujo sangue novo e bom barra qualquer sinal de decrepitude. Fala por si o lançamento-chave deflagrado na feira: os masterbatches contendo grafeno, nanomaterial bidimensional à base de carbono que constitui a matéria-prima mais resistente e maior condutora de calor e eletricidade que se tem notícia, além de refinar características bacteriostáticas e de barreira a gases e à umidade dos termoplásticos. De olho na produção nacional de grafeno, desde seu início no período 2018-2020, a Cromex sente hoja o chão firme para soltar na praça a série de masters atóxicos GrapheX-Cromex ® Graphene, parceria da componedora com a empresa 2D Materials Pte Ltd. A novidade acena aos transformadores com um bem casado de conveniências: desde economia energética e no peso e espessura de artefatos plásticos até maior resistência à tração, flexão, impacto, riscos e degradação termoquímica dos polímeros.
Em reverência à economia circular, a Cromex também orna o estande com duas pérolas negras integrantes da linha Act Green Live, All Colors®: a série rCBlack® de masters com negro de fumo obtido do reprocesso de pneus usados e os concentrados pretos NIR, isentos de negro de fumo e desenhados para identificar e separar por tipo de resina, via sensor infra-vermelho, embalagens pretas de lotes de sucata plástica, para posterior envio delas para reciclagem mecânica.

Dakhia
Componedora de renome em especialidades, a empresa emplaca 25 anos de estrada e irrompe na feira com dois ases recém saídos do pipeline. Um deles, composto de PA 5.6 T, atende por QUALINYL ECO- %.6T- High Temperature e consta de um grade de PA com base em componente de fonte renovável e que acena com temperatura máxima de 380ºC de ponto de fusão, sendo acenado para peças técnicas injetadas. O outro gol de placa em desenvolvimentos trata-se de PP acrescido de fibra contínua, de desempenho assegurado como superior ao do composto similar de fibra curta e como qualificado para desbancar, com leveza e densidade menores, plásticos de engenharia em peças estruturais dependentes de maior rigidez.

Fortymil / Plastimil
Grupo fera na distribuição de poliolefinas e estirênicos, com a agente autorizada Fortymil, e na reciclagem e beneficiamento de materiais, com a indústria Plastimil, magnetiza visitantes para o estande com seus grades de reciclados pós-consumo. As aplicações em vista compreendem desde ráfia, frascos e tampas injetadas a peças para mobiliário e linha branca.

Gerdau Graphene
Grafeno é uma das formas cristalinas do carbono, um dos melhores condutores térmicos, resultantes da nanotecnologia e dos materiais mais resistentes e duros conhecidos. Suas propriedades óticas permitem a passagem de quase 98% da luz incidente, além de ser extremamente flexível e impermeável. Esses atributos levaram a Gerdau, nº1 nacional em aço, a somar quatro anos de pesquisa do mineral, firmar parceria em 2019 com o Centro de Inovação de Engenharia de Grafeno da Universidade de Manchester, no Reino Unido, e a lançar oficialmente em abril de 2021 a unidade de negócios Gerdau Graphene, sediada em São Paulo e com filial nos EUA.
Na feira, ela reitera sua proposta de entrar no mercado de forma singular por sua aposta em tornar a produção do grafeno viável comercialmente e em larga escala. As oportunidades em plásticos figuram na linha de frente dos mercados na mira da dessa beneficiadora de matérias-primas (como plásticos) com grafeno, nanomaterial aliás contemplado nos últimos anos com crescente fornecimento local.

Mais Polímeros
Refestelada entre as três maiores distribuidoras de poliolefinas da Braskem, a Mais Polímeros demonstra na feira o ajuste de seu portfólio às mudanças no perfil dos clientes notadas em seus mais de 20 anos de janela no varejo do plástico. Cinco anos atrás, a empresa rejeitava a ideia de inserir compostos e aditivos ao mostruário então centrado em resinas commodities. Corte para hoje: além de distribuir também PS da Unigel e ABS da coreana Lotte Chemicals, a Mais Polímeros estende o tapete do estande para a comercialização de masters, aditivos e compostos carregados de carbonato de cálcio assinados pela Valgroup, mega transformadora e recicladora da linha de frente do Brasil. Na retaguarda, a Mais Polímeros hoje agrupa seis centros de distribuição: quatro no Sul, um no Sudeste e um no Centro-Oeste.

Master Polymers
Focada na distribuição de especialidades da máxima nobreza, a empresa lança na feira a linha de polimidas Aurum, da sua bandeira Mitsui Chemicals e diferenciadas pela resistência ao trabalho contínuo a 240ºC, baixo coeficiente de atrito e excepcionais estabilidade dimensional, propriedades tribológicas e inércia química. Outras vedetes em cena do portfólio dessa distribuidora recém-chegada aos 25 anos incluem poliamidas especiais e poliftalamidas da EMS-Grivory; policetonas da Hyosung; EVOH da Mitsubishi Chemicals e materiais avançados como compostos de PP de fibra longa e polifenileno (PPE) em blend com PS ou PA da Polyram.

Multicel Pigmentos
ARALON é a marca do lançamento destravado na feira pela Multicel. Tratam-se de pigmentos fluorescentes isentos de formaldeído, com estabilidade térmica até 300ºC, baixa migração e resistência a solventes, propano, etanol e acetona. Entre as resinas compatíveis com os colorantes ARALON figuram PET, PVC, ABS e PE.

Nova Piramidal
Maior e mais inventiva distribuidora de plásticos do Brasil, a Nova Piramidal baixa na feira com o arsenal completo de produtos e serviços. Trata-se de um mega portfólio onde cabem todas as resinas commodities (bandeiras Braskem, Unigel e Alpek Poliéster); masters (LyondellBasell) e as principais de engenharia (bandeiras Advan Six, Kep, DSM, Sabic e Toray. Outro ponto alto do mostruário são as soluções circulares, a exemplo de reciclados com marca própria e (em poliolefinas recicladas) da Braskem, além de especialidades biodegradáveis da Bio-Fed Green Compounds. Com mais de mil grades disponíveis para pronta entrega e uma infra comercial administrativa hiper digitalizada, essa distribuidora com 38 anos de janela e receita acima de R$ 1 bilhão conta com 10 centros de distribuição, dos quais cinco no Sul, um no Sudeste, dois no Nordeste e um no Centro-Oeste. Este poder de fogo sobe com a introdução, formalizada na feira, da Unidade de Vinílicos e Novos Negócios, na garupa de um catálogo integrado por PVC, elastômeros e compostos diversos.

Oliverio’s Fitilhos
Com alta milhagem no comércio de sucata plástica, a empresa lança na feira um produto de sua outra especialidade, a manufatura de fitilhos, de olho na demanda de recicladores. Ofertado em rolo de cerca de 10 quilos. A novidade é apregoada como o resistente fitilho BT retorcido, à base de poliamida reciclada e destinado à amarração de fardos de até uma tonelada.

Radici
Barolo global em plásticos de engenharia, o grupo italiano Radici acontece no Brasil com subsidiária à frente de unidade componedora em Araçariguama (SP), com capacidade instalada de 23.000 t/a na garupa de cinco extrusoras top of mind. Alojada entre as lideranças no âmbito das poliamidas mais consumidas no Brasil, a empresa abraçou chamariz da sustentabilidade para bombar na feira. O pulo do gato atende por Renycle® e consta de um polímero cuja base é constituída por aparas industriais ou resíduos pós-consumo de PA 6 e 6.6. Laudos da Radici atestam o impacto ambiental superior do lançamento em relação aos grades virgens das referidas PAs, além da sua equivalência em termos de qualidade da performance na injeção de peças técnicas para autos, veículos pesados elétricos e componentes para eletroeletrônicos.
A prateleira de especialidades do grupo sediado em Bérgamo, na região da Lombardia, fica completa na feira com aparições da familia Radilon® para soluções de PA 6, 6.6 e 6.10. Na mesma prateleira constam as linhas diferenciadas de PA 6.6 Torzen®; a série de polímeros aditivados com antichama Radiflam®, os compostos de poliamida secundária (6 e 6.6) Heramid®; POM Heraform: PBT Raditer®: TPE-E Heraflex®; PPA Radilon Aestus T® e PPS Raditeck®.

Replas
Com quatro CDs e distribuição de resinas e transformados (BOPP e fibras de poliéster, por exemplo) em 26 Estados, a Replas também sobressai pelas alianças de longo prazo com suas principais bandeiras. Entre elas, constam os 21 anos de distribuição oficial de todas as categorias de PS da Innova, os 14 anos acumulados na comercialização de PP da argentina Petroken e os 16 como agente autorizado e exclusivo no Brasil para poliolefinas de um formador global de preços – a monumental corporação petrolífera e petroquímica Sabic. As resinas trazidas do conglomerado saudita alinham PP homo e copo; PEAD para sopro, filme e injeção (incluso o tipo anti UV) e, acordo recém saído do forno, PEBDL bases buteno e metaloceno, com ou sem aditivos, proveniente de planta da Sabic nos EUA. A propósito, os irmãos Marcos e Marcelo Prando, sócios executivos da Replas, são os únicos distribuidores oficiais de termoplásticos no Brasil com braço na transformação de flexíveis, através da transformadora de shrink e PP cast MM da Amazônia, ativada em 2016 à sombra de incentivos fiscais na Zana Franca de Manaus.

Tecnomatiz
Constituída há meio século com foco no beneficiamento de materiais, a Tecnomatiz passou para o varejo nos anos 1980, sentando praça desde então na comercialização de resinas nobres e especialidades. Hoje em dia, como demonstra seu estande, a empresa atua com bandeiras de cacife global: as petroquímicas Basf, Solvay, Lanxess e DuPont, responsáveis por um portfólio que alinha PA 6 e 6.6, POM. PBT, PC, TPE e TPU, além de compostos e aditivos.

Termocolor
Bombeada por uma filosofia de trabalho que reserva 2% da crescente receita anual para a compra de extrusoras e periféricos, a Termocolor reluz na feira o poder de foto de uma capacidade instalada da ordem de 12.000 t/a, puxada pelas divisões de masters e compostos. Em sua selfie atual, a componedora há 39 anos na ativa em Diadema (Grande São Paulo) opera um efetivo de 12 extrusoras de primeira linha e uma infra automatizada das etapas complementares da manufatura que compõem num parque fabril com idade média abaixo de 10 anos. Escorada nesses atributos, a Termocolor hoje acusa índice de 90% de acerto de cor na primeira amostra e não consome mais de sete dias, em média, entre a compra dos ingredientes e a entrega do material aditivado ao cliente. A família Fantinati, controladora da Termocolor, também comanda a Plascomcor, empresa de masters e compostos para o setor automotivo cuja capacidade nominal em Mauá (Grande SP) é estimada em 1.000 t/mês. Para elevar ainda mais a voltagem de seu show na feira, a Termocolor tira da manga o lançamento, concebido a quatro mãos com parceiro recuperador de polímeros, de masters à base de PE pós-consumo reciclado. O mostruário inicial em cena no estande inclui as cores branco, cinza claro e azul bic como referências do know how da Termocolor para desenvolver tonalidades claras e fortes neste desenvolvimento também adequado a PP reciclado.

Deixe um comentário