EUA: reciclagem inspira ação contra propaganda enganosa

A ONG ambientalista Sierra Club está movendo ação na Justiça norte-americana contra marcas top de água mineral sob alegação de propaganda enganosa. Conforme divulgado na mídia internacional, o processo tem por base supostas declarações inverídicas de fabricantes como Coca-Cola Co., Niagara Bottling LLC e Blue TritonBrand quanto à reciclabilidade das suas embalagens. Submetida ao Tribunal Federal da Califórnia, o processo da Sierra Club sustenta que a declaração “100% reciclável” referente aos recipientes e impressa nos seus rótulos é improcedente, ilude os consumidores e viola a  norma californiana sobre procedimentos de marketing ambiental. Sediada em Oakland, no mesmo Estado a Sierra Club reivindica que as marcas denunciadas na ação suprimam a declaração contestada, alegando que as tampas e rótulos sleeve (de polipropileno biorientado) das garrafas de PET em foco não são recicláveis.

Para consolidar sua posição, a ONG salienta que, pelas projeções mais recentes, 28% das garrafas de PET pós-consumo coletadas anualmente nos EUA  são consideradas impróprias para reciclagem devido a fatores como a incidência de contaminantes e perdas no processo de transformação da embalagem. Para Michael Brune, diretor executivo da Sierra Club, práticas de desinformação afetam seriamente a missão de sua entidade em prol de uma mobilização coletiva por um futuro sustentável. Na mesma trilha, Judith Enck, administradora regional da agência norte-americana de proteção ambiental (EPA) comentou a  respeito da ação movida pela Sierra Club que consumidores hoje mostram apreço pela reciclagem e  “é essencial que grandes companhias parem de comunicar mensagens falsas sobre a reciclabilidade de seus produtos”.

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