Caminhos Cruzados

economia, mercado e sustentabilidade se encontram no

Seminário Competitividade 2020

realizado em

15 · Outubro · 2020

assista novamente

Programação

09:00 às 09:10

Abertura

09:10 às 09:30

José Ricardo Roriz Coelho – ABIPLAST

Engenheiro mecânico pela UNB, Pós-graduado em marketing pela ESPM, Especialização em finanças pela FGV/SP, MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral, Programa de Gestão Avançada pelo INSEAD/França e Programa de Desenvolvimento de Conselheiros pela Fundação Dom Cabral.

Participação nos cursos: Estratégia e Competitividade pela Harvard Business School; Oportunidades e Desafios pela Universityof British Columbia em Pequim e pela Jiao Tong University em Shangai; Total Quality Management pela Union of Japanese Scientistsand Engineers em JUSE/Japão e Inovação e Empreendedorismo pela Silicon House no Vale do Silício/EUA.

Foi Superintendente da Polialden, Diretor Comercial da Politeno, Presidente da Polibrasil, da Suzano Petroquímica e da Vitopel. Foi Conselheiro da Rio Polímeros e da Petroquímica União. Atualmente Conselheiro de empresas e instituições, Presidente da ABIPLAST – Associação Brasileira da Indústria do Plástico e do SINDIPLAST – Sindicato da Indústria de Material Plástico, Transformação e Reciclagem de Material Plástico do Estado de São Paulo, 2º Vice-Presidente da FIESP e do CIESP – Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e Diretor Titular do DECOMTEC – Departamento de Economia, Competitividade e Tecnologia da FIESP.

09:30 às 10:00

palestra 01

Fluxo de caixa e acesso ao crédito - Fintechs

Processos simples para empreendedores conseguirem crédito onde qualquer pessoa física ou jurídica possa investir. Nas plataformas, são feitas as análises de crédito, além da definição do valor, do tempo do financiamento e das taxas de juros. O sucesso das fintechs com flexibilidade e desburocratização para viabilizar o acesso ao crédito de empresas menores, cujos pedidos de financiamento foram e são, em regra, recusados pelos bancos.

Gabriel Ganzerli – Linker

Head Comercial e de Desenvolvimento de Novos Negócios

Formado em administração de empresas pela FEA USP e certificado pelo Empretec-SEBRAE/ONU, trabalha a quase uma década com empreendedores e desenvolvimento de novos negócios. Com passagem pelo fundo alemão de Venture Capital Projetc-A Ventures, ajudou a construir a tese de diversas startups, com posterior passagem na Stone Pagamentos. Trabalhou na Endeavor Brasil, aonde acompanhou o desenvolvimento de algumas centenas de empreendedores pelos programas de aceleração Scale-Up. Voltou ao mercado de Venture Capital em um fundo de investimento para rodadas Seed. Atualmente atua como Head Comercial e de Desenvolvimento de Novos Negócios do Linker.

10:00 às 10:15

Perguntas e Respostas

10:15 às 11:00

palestra 02

As mudanças nos hábitos de consumo e decisões de compra que tendem a permanecer após a pandemia. As decorrentes oportunidades para os plásticos.

Kesley Gomes - Latam LinkQ Worldpanel

Diretora

Graduada em Comunicação e Especializada em Semiótica no Comportamento do Consumidor PUC SP tem mais de 15 anos de experiência na área de Inteligência de mercado com profundo conhecimento do setor FMCG, áreas de serviço.

Em sua trajetória profissional, teve vivência nas grandes empresas de pesquisa e desde 2019 é responsável pela solução LinkQ na região da America Latina.

11:00 às 11:30

Perguntas e Respostas

tarde

14:00 às 14:30

palestra / debate 03

Economia circular

Tendência de compliance ambiental de brand owners começa a desembarcar no Brasil e exige comprometimento com a sustentabilidade por parte dos fornecedores, como os da cadeia plástica

Meire Ferreira - Grant Thornton Brasil

Exibe 26 anos de experiência, dos quais 17 em gestão de sustentabilidade em empresas nacionais e multinacionais, e em projetos estratégicos, desenvolvimento e implementação de processos de governança. Liderou a implementação de políticas corporativas, estruturou projetos para compliance socioambiental em logística reversa de embalagens e não desmatamento de vegetação nativa. Foi parte de equipe global para integrar desempenho financeiro e não financeiro com temas materiais a partir de riscos e oportunidades empresariais. Desenvolveu projetos de sustentabilidade para os setores de energia, cosméticos, infraestrutura, biotecnologia (sementes), entre outros.

14:30 às 15:00

Debate

Indústrias brasileiras que atuam na União Europeia com matérias-primas e produtos transformados como embalagens explicam as determinações para logística reversa que seguem em linha com as políticas e estratégias agrupadas no Acordo Verde Europeu (Green Deal) para frear a ameaça do aquecimento global.

Walmir Soller - Braskem

Vice-Presidente de Olefinas, Poliolefinas para Europa e Ásia e CEO Braskem na Holanda

Com 30 anos de experiência do setor petroquímico, os últimos 20 na Braskem, atualmente é responsável pelas operações industriais da empresa na Alemanha, pelas operações comerciais de polímeros, químicos e matérias-primas na Europa e Ásia e Holding Internacional na Holanda. Anteriormente, foi diretor do negócio de PP no Brasil, Diretor de Novos Negócios para Químicos e Diretor de Exportações de Poliolefinas.

Albano Schmidt - Termotécnica

Diretor Presidente

Diretor da Câmara Nacional dos Recicladores de Materiais Plásticos da Abiplast, é também Coordenador do Comitê de Logística Reversa da Fiesc – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina e Presidente da AbrapexAssociação Brasileira do Poliestireno Expandido

15:15 às 15:45

palestra / debate 04

Biopolímeros

Por que o agronegócio brasileiro não investe em biopolímeros?

Mateus Lopes - Braskem

Responsável pela Inovação em Tecnologias Renováveis

PhD pela Universidade de São Paulo e Friedrich-Alexander-Universität na Alemanha, pós-doutorado pela Universidade de São Paulo, MBA em Agronegócio. Atua como Gerente Global de Inovação em Tecnologias Renováveis na Braskem. Trabalhou no Natural Energy Institute (EUA) e no Instituto de Biotecnologia da UNAM (México), publicou dezenas de artigos internacionais e emitiu patentes em tecnologias renováveis.

Ex-membro do Conselho Consultivo Industrial do NSF Synthetic Biology Engineering Research Center (SynBERC), membro do Conselho da Associação Brasileira de Biotecnologia Industrial, fundador da primeira comunidade online de biologia sintética no Brasil (synbiobrasil) e mentor do primeiro acelerador de biologia sintética no USA Indie.Bio.

15:45 às 16:15

Debate

Por que os experimentos com biopolímeros no Brasil até hoje não deslancharam? A economia circular pode virar o jogo?

Eide F. Garcia - Borealis

Diretor Geral América do Sul

Engenheiro Químico formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e MBA pela Universidade de Pittsburgh, tem 18 anos de experiência na indústria petroquímica trabalhando com PE, PP, PS, ABS, PC, SAN, matérias-primas básicas como etileno, propileno, pygas, benzeno, além de uma breve passagem pela indústria de etanol e o mercado de combustíveis.

Com experiência nos mercados latino-americano e europeu, teve oportunidade de ocupar diversas posições comerciais, de produto, liderança de negócio e como diretor geral na Dow Química. Desde o início de 2020 atua na Borealis como Diretor Geral para a América do Sul. A Borealis atende seus clientes sul-amerianos com PE, PP e compostos de PP desde suas plantas em Itatiba, em São Paulo, Europa e AbuDabi.

 

Kim Gurtensten Fabri - ERT – Earth Renewable Technologies

Presidente

Administrador de empresas e, desde janeiro de 2018, preside a empresa Earth Renewable Tecnologies (ERT), controladora de uma fábrica de masterbatches e compostos à base de biopolímeros, sediada em Curitiba (PR). Presente nos Estados Unidos e em países da Europa, a ERT foi fundada em 2009 com a missão de substituir embalagens de termoplásticos convencionais por similares de  materiais biodegradáveis. Patenteou a SFRP (Short Fiber Reinforced Polymer), tecnologia capaz de modificar a performance de biopolímeros e dar-lhes acesso a novas aplicações.

encerramento

16:15

José Ricardo Roriz Coelho - Abiplast

16:30

Edison Terra - Braskem

Vice-Presidente de Olefinas e Poliolefinas América do Sul

Edison Terra é Vice-presidente de Negócios de Olefinas e Poliolefinas da Braskem na América do Sul e é responsável também pelas iniciativas da Braskem em Economia Circular. Atualmente, Edison é presidente da APLA (Asociación Química y Petroquimica Latinoamericana), do INP (Instituto Nacional do Plástico, no Brasil) e também do SIRESP (Sindicato da Indústria de Resinas Plásticas do Estado de São Paulo).