Cerveja belga aprova PET reciclado e substitui shink

Apesar do assédio exercido há décadas, até hoje PET não passou do umbral no envase de cervejas. Mas a luta continua, ilustra a parceria da cervejaria belga Martens Brewery com o grupo alemão KHS, ás em sistemas de envase e embalamento de bebidas. Desse trabalho conjunto já brotou um projeto com crachá de sustentável: o multipack de seis garrafas de 500 ml da cerveja Karlskrone produzidas com PET reciclado e sem filme shrink para agrupar e proteger o lote.

O desenvolvimento atende pedido da rede supermercadista alemã Aldi, em linha com sua meta de disponibilizar todos os seus produtos de marca própria em embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2022 e os de marcas de terceiros até 2025, mesmo ano em que a Aldi planeja consumir metade do volume de embalagens plásticos que registra hoje em dia.

As garrafas do multiplack, que não são verdes por acaso, agregam as tecnologias de barreira FreshSafe e de revestimento interno (de óxido de silício ou vidro submetido a tratamento químico de purificação) Plasmax, ambas patenteadas pelo grupo KHS. O resultado é a retenção de aroma e dióxido de carbono e o recurso da barreira ao oxigênio no interior da garrafa reciclável, assegurando a preservação do sabor da cerveja. Em lugar do envoltório de shrink, o multipack munido de alça de transporte agrupa as garrafas por meio de pontos de adesivos nelas, sistema que as torna de fácil separação.

Deixe um comentário