Braskem Labs 2020 seleciona 21 startups

Lançada em maio de 2015 como ação exclusiva da Braskem, a plataforma de empreendedorismo Braskem Labs atinge este ano a sua quinta edição ancorada em mais quatro patrocinadores de peso: Ambev, Akzo Nobel, BRF e Grupo Boticário.

Em quatro dias de interação online, imposta pelo corona, e com o envolvimento de mais de 800 pessoas, entre funcionários das cinco empresas e cabeças coroadas dos setores químico e plástico, tomou corpo a seleção de 21 projetos (ver quadros) – 10 deles são de startups agrupadas na categoria Ignition (em fase de validação do negócio) e 11 de empreendedoras alojadas na categoria Scale (dá apoio a negócios em fase de tração ou escala). Todas as propostas selecionadas conciliam desenvolvimentos com plásticos e químicos e efeitos benéficos para a sociedade e meio ambiente.

Até setembro próximo, as 21 startups participam de workshops e mentorias (com executivos dos cinco patrocinadores),  relacionados a seus empreendimentos, com dinâmicas envolvendo desde o estabelecimento de um público-alvo à construção do modelo de negócio. A plataforma Braskem Labs conta ainda com apoio do Quintessa, aceleradora dedicada a negócios de impacto social ou ambiental positivo.

Startups que integram o Braskem Labs Ignition

Startup Descritivo
Closin Pallets de plástico (PEAD) com design encaixável e sistema de rastreamento integrado, com software de gerenciamento de toda cadeia.
EDB Poliois Vegetais Revestimento vegetal, biodegradável e bioestimulante para sementes, para superar o problema dos plantios, utilizando menos produtos agressivos para o meio ambiente.
Sileto Dormente feito em plástico. Mais resistente e homogêneo, torna as vias mais confiáveis em termos de acidentes.
Wastebank Banco digital para inclusão de catadores desbancarizados com sistema de logística/PEVs que diminui atravessadores e garante maior remuneração pelo material coletado.
MadTech Linha de móveis fabricados com impressão em 3D a partir de compósito de plástico reciclado e resíduo agroindustrial.
Beone Tecnologia com hardware em plástico para curar feridas crônicas através fotobiomodulação.
Gaia Social/Viraser Central de gerenciamento de resíduos para municípios com menos de 100 mil habitantes que não implementam coleta seletiva. Reúne as melhores práticas das cooperativas do Brasil: padronização de processos, treinamento e capacitação, triagem e coleta.
Re.pote Solução reutilizável em plástico para substituir descartáveis em entregas delivery.
Green Mining Logística reversa inteligente para recuperar embalagens pós-consumo de forma eficiente, de modo a trazê-las de volta para o ciclo de produção; com sistema de rastreabilidade garante que todo o material coletado seja enviado para reciclagem.
PrintGreen3D Recebe scraps plásticos de clientes e os devolvem em forma de grânulos ou filamentos com as mesmas características do material virgem para uso em impressão 3D.

 

Startups que integram o Braskem Labs Scale

Startup Descritivo
Recigases Regeneração, destinação e análise de fluidos refrigerantes, bem como aluguel de equipamentos e treinamentos para correto manuseio destes fluidos.
Ambflex Sistemas de contenção flexíveis, móveis e portáteis, fabricados com lâmina de PEAD capaz de atender diversas aplicações do mercado. As bacias de contenção da Ambflex são extremamente impermeáveis com alta resistência a agentes químicos e mecânicos, custa bem menos que os sistemas convencionais.
Recicleiros Desenvolve e implementa programas de coleta seletiva em municípios brasileiros por meio do desenvolvimento de política pública, advocacy, criação de infraestrutura, inclusão e capacitação de trabalhadores e da conscientização da população.
Eacea Estufa agrícola ao lado de uma destilaria de etanol que recupera CO2, calor, vinhaça e bagaço para acelerar e reduzir os custos de produção de mudas pré-brotadas de cana de açúcar (MPB).
Já Fui Mandioca Desenvolvedores e provedores de tecnologia proprietária para a fabricação de copos e embalagens 100% biodegradáveis e compostáveis de fécula de mandioca.
Greening Hub Hub de soluções de tecnologia próprias para a valorização da cadeia de logística reversa, com cases de rastreabilidade com blockchain e IoT.
Tamoios Desenvolvimento de tecnologia de biorefinaria capaz de tratar, beneficiar e moldar resíduos agrícolas e urbanos para fabricação de um leque variado de produtos, inclusive embalagens. Hoje, a maior parte de seu portfólio é composto por embalagens de celulose.
BR Polen Transação de resíduos da indústria por meio de uma plataforma de blockchain que permite, dentre outras coisas, assegurar e monitorar a carga.
3D Criar Fornecimento de equipamentos, suporte técnico e treinamento para modelagem e Impressão 3D em setores como educação, saúde e indústria.
Arco Resíduos Realiza a coleta e melhor destinação dos resíduos gerados em estabelecimentos comerciais (orgânicos são compostados, recicláveis vão para cooperativas e rejeitos para aterro).
Molecoola Por meio de um programa de fidelidade ambiental, oferece logística reversa e dá pontos para os consumidores trocarem por produtos e serviços ao levarem seus recicláveis a uma de suas lojas-containers.

Deixe um comentário