Avient lança masterbatch para poliolefinas recicladas

Esporeado pelo mantra da economia circular, a adoção de teores crescentes de polietileno e polipropileno reciclados em embalagens rígidas sem contato direto com alimentos inspira sacadas correlatas no balcão dos materiais auxiliares.

Entre as mais salientes, toma vulto o lançamento, pela  componedora norte-americana Avient do masterbatch Rejoin™ PCR. Com poliolefina pós-consumo reciclada como veículo, o concentrado assegura a um frasco sua produção parcial ou total com polímero recuperado de resíduos de PE ou PP descartados.

Até esta inovação, divulga a Avient, masters para poliolefinas recicladas pós-consumo utilizavam resina virgem como veículo para uso em embalagens que, em regra, apresentavam percentuais ínfimos de resina de primeiro uso. Esse desajuste foi sanado com a chegada do concentrado da Avient que, por sinal, já é ofertado nos grandes mercados globais.

O desenvolvimento conjuga pigmentos e aditivos funcionais numa única solução, sem causar prejuízos colaterais para as propriedades ópticas e mecânicas do reciclado e não requer equipamento específico para ser incorporado à poliolefina para segundo uso.

Deixe um comentário