Amcor e Danone facilitam reciclagem de garrafa de água mineral

Amcor e Danone facilitam reciclagem de garrafa de água mineral

No afã de realçar o apelo sustentável de suas garrafas PET, a indústria internacional de água mineral se empenha em simplificar a reciclagem da embalagem por meio de expedientes como dispensar a necessidade do rótulo (em regra de polipropileno biorientado).

Uma renitente pedra no caminho desses esforços, conforme porta-vozes das fontes de água mineral no Brasil, referia-se ao peso da garrafa, que exigiria aumento no volume original de resina (um revés econômico e ambiental) para o frasco permanecer de pé quando desprovido do rótulo. Pois um desenvolvimento a quatro mãos da Amcor Rigid Packaging (ARP) e Danone chega à América do Sul varrendo este obstáculo. Destinada ao mercado argentino, a garrafa da água Villavicencio é produzida com PET reciclado grau alimentício e sem portar rótulo, tendo os dizeres gravados no corpo do frasco. “Trabalhamos para garantir que a remoção do rótulo não afetasse o peso de 25,5 gramas da garrafa de 1,5 litro”, salienta Juan Cazes, gerente geral da ARP Argentina.

Os rótulos continuarão um elemento relevante para as embalagens, pois desempenham papel funcional em diversas aplicações, pondera o executivo. “Apenas algumas marcas terão potencial para inovar e/ou eliminar o rótulo”,avalia o executivo. “Muitos recipientes de PET projetados pela Amcor são facilmente recicláveis, mesmo portando rótulo, mas a retirada desse item oferece grande oportunidade de aumentar o rendimento do poliéster pós-consumo na sua recuperação, assegurando seu processamento sem a possibilidade da interferência de contaminantes”.

Na divisão de encargos da produção da garrafa da água proveniente dos Andes de Mendoza, a injeção da pré-forma foi assumida pela Amcor e a garrafa foi soprada pela operação argentina da Danone com molde confeccionado pela ferramentaria local Moldintec. Antes dessa investida, em experimento sem a participação da Amcor, a Amcor introduziu no Brasil garrafas PET da sua marca Bonafont sem rótulo, conta Cazes. “Nossa aliança com a Amcor resultou em mais um passo dado em nosso compromisso com a sustentabilidade, com a criação de uma garrafa reciclável e com pegada de carbono 21% inferior à similar produzida com rótulo”, sumariza Pablo Colombo, diretor de compras da Danone.

Deixe um comentário