O aplicativo da CargoX visa ligar caminhoneiros a empresas dependentes de frete de cargas. Em suma, o caminhoneiro baixa o aplicativo da internet em software disponível para o sistema Android, do Google. A CargoX chama então o profissional para o processo de aprovação e treinamento. Quando o dono da carga acessa o sistema, a prestadora do serviço checa a disponibilidade de caminhões para a rota e prazo de entrega em vista. A seguir, negocia o frete com o caminhoneiro e – atenção – a CargoX assume a responsabilidade pela carga.
Pergunta – Como avalia a viabilidade e consequências desse tipo de aplicativo para os custos logísticos da transformação e da distribuição de resinas?
Distribuição / MAIS POLÍMEROS
“Toda criação e inovação trazem consigo rupturas de padrões que, por vezes, aparentam ser delírio ou besteirol. Ao longo de sua implantação, porém, consolidam-se em grandes negócios e oportunidades. No início, a chegada abrupta de uma tecnologia assusta um pouco, mas essa impressão se dilui durante o necessário tempo de transição e aplicação da ideia. No caso da CargoX, isso deverá ocorrer em tempo menor, pois já existem aplicativos parecidos na praça. Um dos efeitos desse serviço serão os custos mais enxutos de frete, desde que comprovadas suas garantias de qualidade e confiabilidade no processo, inclusos sinistros e eventualidades. O maior desafio para essa mudança: entender como o perfil do negócio das distribuição poder ser alterado por esse aplicativo e quais os atuais gargalos logísticos do mercado. Uma vez fechadas essas lacunas, será possível obter ganhos de produtividade e escala com o aplicativo, mediante seu emprego parcial ou total na operação de distribuir resinas. Por fim, a entrada em cena da CargoX não torna dispensável a frota pertencente ao distribuidor. Ela sempre será competitiva. Mas a presença do aplicativo pode deflagrar a tendência da frota ‘mista’, dadas as complexidades dos clientes, seus segmentos e aplicações, ou complexidades das regiões do frete e suas limitações de horários, por exemplo. Tudo isso exige soluções logísticas diversas e complementares; não há uma receita única”.
DISTRIBUIÇÃO / PIRAMIDAL
“Assim como o Uber não extinguiu o táxi, a CargoX não acabará com a frota do distribuidor. Nosso cliente é exigente e valoriza uma entrega na data e hora combinadas. Ele quer receber o produto com urgência e colocado na entrega ao lado da injetora. Por vezes, o caminhão espera muito para efetuar a descarga e atravessa muitos metros dentro da fábrica do transformador para realizar o empilhamento da resina. Outro entrave para o frete via aplicativo é que as remessas do distribuidor são fracionadas e definidas por região. Por essa razão, aliás, os veículos da Piramidal cumprem rotas delimitadas diariamente. Enfim, considero que o aplicativo pode mudar a operação logística para cargas fechadas de longa distância e para quem não tem quantidade suficiente para entregar no varejo de resinas – o que não é o nosso caso. A cada dia, nosso cliente preza mais um serviço eficiente”.
TRANSFORMAÇÃO / SAVIPLAST
“Na transformação por sopro, campo da minha empresa, há um agravante no custo do frete: a maior parte da carga consta de ar. Ou seja, os frascos são carregados com volume igual ao dos já envasados, mas sem o mesmo valor agregado. Desse modo,qualquer redução de gastos no transporte é bemvinda.Para algumas regiões, a viabilidade do frete depende do retorno com carga de outras empresas, pois a distância onera demais o custo final dos produtos. Tomo como referência a Saviplast: temos mais de 300 clientes ativos de cerca de 700 modelos de embalagens, cada um com sua modalidade de entrega, quantidade remetida e tipo de carga e descarga. São detalhes tratados caso a caso e as indústrias que atendemos também percebem a qualidade no processo logístico personalizado a ponto de vermos nele um diferencial de venda. Se todos esses quesitos forem atendidos pela CargoX no transporte de cargas industriais, só vejo benefícios na adoção desse serviço”.
CONVERSÃO / CEPALGO
“O caminho da inovação é uma via sem opção de retorno. Mesmo setores com tudo para serem os mais difíceis de conquistar, como o dos caminhoneiros, cuja mobilidade aumenta o custo e a dificuldade de comunicação em rota, já se adaptaram ao smartphone, pendurando-se a inúmeras wifis nos postos ou pontos do trajeto. Em pouco tempo uma plataforma similar ao Uber será algo de uso rotineiro para nós, convertedores, pois o transporte cresce em importância na nossa cadeia produtiva. Em geral, ela não pode utilizar modelos de produção para estoque, operando quase sempre para pedido e lidando com clientes que busca, trabalhar ‘just in time’ para não deixar seu giro parado no armazém. Para quem ache difícil uma mudança tão extrema num mercado complexo cito a resposta de Fred Smith, CEO da Fedex, quando lhe perguntaram sobre o futuro na logística de algo como o Uber. Disse que um aplicativo exitoso não significa que seja possível reduzir custos ou melhorar radicalmente uma operação logística de grande escala. Em contrapartida, gênios dos negócios apostam pesado nesse tipo de aplicativo, como Jeff Bezos da Amazon, um dos financiadores nos EUA da startup Convoy, dedicada a conectar motoristas com possíveis clientes. Eu sustento que iniciativas como Convoy e CargoX em pouco tempo ocuparão parte relevante no leque de opções de transporte do meu setor. Vai ajudar a baixar custos de contratação e tornará desnecessária a frota própria do convertedor. •