Equipamentos
Arburg
Duas máquinas roubam a cena no estande desse dínamo alemão em injetoras ALLROUNDER acenadas para embalagens. Uma delas é o modelo elétrico Golden Electric de 200 toneladas e com robô Arburg Mulilift Select. A outra linha é a injetora híbrida HIDRIVE de 250 toneladas e com tecnologia in-mould labelling. Ambas as linhas estarão conectadas ao sistema (MÊS) Arburg ALS para gestão do processo. Além desses avanços, a Arburg divulga na feira o comando GESTICA, munido de aplicativos com o “FillAssist” para simular o preenchiemnto da cavidade do molde, de modo a facilitar a parametrização do processo de injeção.
Artis Matriz
Fera paranaense na confecção de moldes para injeção, esta ferramentaria há 32 anos na ativa atua também na injeção de peças técnicas. Ela orna seu estande com matrizes que captam sua excelência no atendimento aos mercados automotivo, embalagens/tampas, médico-hospitalar e eletroeletrônico, sob a escora de capacidade da ordem de 200 moldes ao ano.
Autonics
Dispositivos para segurança puxam as inovações em automação industrial que turbinam o estande da Autonics. Flexíveis e funcionais, os produtos de segurança (classe 4- extrema segurança) ajustam-se a diversos ambientes. A exibição é completada por sensores, controladores e dispositivos de movimento.
BMB
Com três plantas para montar injetoras de ciclo rápido na Itália e uma recente unidade de assistência na Alemanha, a BMB desfila na feira com o equipamento de 380 toneladas da série Hybrid modelo eKW 38PI/2200 munido de rosca de 65 mm. Equipado com painel de comando Heidenhan Selca de 21,5 polegadas, interface touch screen e rapidez no processamento o equipamento foi programado para produzir ao vivo, durante o evento, baldes industriais de 3,6 l em PP em molde de 2 cavidades com gravação no interior da ferramenta (IML) e robô lateral. Outros mercados em vista para essa injetora englobam UDs, descartáveis, tampas, caixas etc.
Belago/Matics
Em conjunto com a a israelense Matics, a Belago, ás em TI, lança o sistema para gestão digital do chão de fábrica concebido por sua parceira. Baseado em preceitos da inteligência artificial, o sistema Matics compõe uma solução de inteligência operacional em tempo real e seu uso pode gerar saltos de até 25 na eficiência do ambiente de produção poucos meses após sua implantação.
BY Engenharia
Ponta de lança na representação de periféricos para extrusão rígida, a empresa elege 2 novidades como pivôs do estande: Santech, scanner medidor de espessura on-line e o sistema Gala, concebido pelo Maag Group, para peletização do grânulo imerso em água.
Chen Hsong
Na ativa desde 1958 e com montagem atual na média de 20.000 injetoras de 20 a 6.500 toneladas ao ano, a Chen Hsong há bom tempo inseriu o mercado brasileiro entre suas 90 bases de vendas no mundo. Para deixar sua assinatura na Plástico Brasil, a Chen Hsong apresenta a injetora híbrida Jet Master (JM) 568 para produção em ciclo rápido desde baldes, potes, tampas etc. As atrações complementares do estande são a injetora de alta velocidade Speed Pack e modelo elétrico Spark FM 30, desenhado para o fornecimento de peças técnicas.
Crizaf
Com 69 anos de milhagem de voo em periféricos, a Crizaf reservou para a feira o lançamento de seu sistema SORTER, utilizado para transferir material da linha principal para ramais ou vice-versa. No primeiro caso, materiais diferentes e com designação individual serão identificados em sua passagem pelo ponto de monitoramento. Ao chegarem diante do ramal de destino, o SORTER será acionado para encaminhar o material a esta linha secundária. A linha principal, por sua vez, dispõe de movimento conjugado, de modo a evitar colisão entre os materiais. Por sua vez, o esquema do ramal para linha principal tem outra concepção. Os itens transportados pelos ramais aguardarão a liberação de entrada na linha principal (sistema semáforo) e, quando ela é dada, o SORTER direcionará a remessa à linha principal. No desfecho de sua aparição na feira, a Crizaf exibe sistemas de contagem, esteiras plana e plano-inclinada e seu separador de peças e galhos.
Dal Maschio
Única montadora de robôs para manipulação de peças plásticas do Brasil, a Dal Maschio aproveita a deixa da feira para gerar impacto com um duo novidades. Uma delas é a série de robôs de vanguarda de sua nova representada, a sueca WEMO. O outro lançamento consta do robô RC, fabricado sob encomenda na China e talhado para operar em injetoras de 50 a 900 toneladas. No mais, a empresa deixa sua assinatura na feira com os robôs cartesianos RCQ1200, para injetoras de 200 a 500 toneladas, e o modelo DMG4 com cinco eixos servo controlados e comandos via celular Android.
Evacon
Constituída há sete anos com vistas aos mercados industrial e hospitalar, a empresa turbina sua vitrine na feira com termorreguladores, trocadores de calor e chillers. Para chillers, por sinal, sua capacidade produtiva é estimada em 15 unidades mensais.
Gneuss
Formadora de opinião global em sistemas de filtração e de reciclagem em ciclo fechado para poliolefinas e estirênicos, a alemã Gneuss comparece com força máxima na feira. Os ímãs do estande abre com a divulgação dos automatizados sistmas de reciclagem OMNI para fibras pós-consumo ou resíduos de lâminas e embalagens, equipado com alimentador rotativo 3C, extrusora de parafuso único e multirrosca MRSjump (sem restrição de polímeros), viscosímetro on line VIS e equipamento de filtração automática de massa RSFgenius. Na mesma trilha, a Gneuss joga luzes sobre um sistema de reciclagem específico para PET, o modelo Omniboost integrado a polirreator JUMP para ampliar o índice de viscosidade da massa polimérica até 0.95 dl/g. No arremate do show, batem ponto no estande os sistemas rotativos contínuos de filtração e sensores digitais para medição de temperatura, abrasão e corrosão.
Grupo Brueckner
Agente no Brasil da Brueckner e Kiefel, monumentos alemães da nata global de máquinas para plástico, a Innopat (nome fantasia do Grupo Brueckner) promove na feira uma incursão pela seara dos materiais de fontes renováveis. O centro das atenções no estande são as embalagens à base de fibras naturais, como celulose, fornecidas por dois sistemas de termoformagem da série NATUREPREP da Kiefel. Um deles, cognominado KFP, prima pelo preparo de massa de polpa de fibra natural de alta qualidade. Já o outro sistema, KFT, é exímio na termoformagem de artefatos de fibra vegetal como tigelas, tampas, cápsulas de café ou embalagens para congelados ou secundárias para eletrônicos.
No front dos filmes biorientados, máquinas que fazem as glórias da Brückner, os experts a postos no estande destrincham para os convertedores as novas soluções de películas em campo no Brasil – BOPP e BOPET – e ainda fora de circulação por aqui, caso de BOPE. São referências à mostra para o público um pouch monomaterial (PP) de ala barreira para aplicações retort (esterilizáveis) e bandeja de PET com filme selável biorientado de PET reciclado grau alimentício.
Haitian
Até o fechamento desta edição, os dados de 2021 eram os mais recentes disponibilizados para a mídia pela chinesa Haitian, uma das maiores montadoras de injetoras do mundo. Apenas em 2021, a empresa vendeu mais de 56.000 linhas, das quais mais de 10.000 para fora da China e faturou US$ 2.5 bilhões. No Brasil, o consenso no mercado atribui para a Haitian a liderança nas vendas em seu segmento. Tal poderio é evidenciado no estande com a introdução de uma injetora de duas placas, fechamento de cinco pontos com acionamentos inteligentes e algoritmos vinculados ao denominado Conceito Motion Plus.
HDB
Consolidada agente de equipamentos asiáticos, europeus e norte-americanos, a HDB lota o estande com as seguintes atrações: máquina injection blow Exacta; injetora Dr.Boy; desumidifcadores QIO e Eisbär; bicos valvulados Herzog; homogeneizadores Promix; dosadores Liad-Ampacet; termorreguladores LCEQ; acessórios para moldes Hasco e sistema de tratamento de água PAVSYSTEM 100 L.
Husky
A canadense Husky é um caso bem sucedido de fabricante de injetoras que extrapolou para a condição atual de uma usina de soluções completas e integradas de equipamentos básicos e auxiliares e de robótica, além de ferramentas de digitalização. Esta pleno domínio de tecnologias afins é a tônica de avanços a bordo do estande, como células para moldagem de pré-formas e embalagens à base de injetoras, moldes, sistemas de câmaras quentes e controladores de temperatura. Os pontos altos em exibição prosseguem por um molde com 45 mm de distância entre cavidades, capaz de incrementar em até 33% a produtividade na injeção de pré-formas menores em alta escala, ou então, a vasta gama de aprimoramentos em sistemas integrados para a produção de diversas tampas de bebidas, inclusas as com lacres personalizados.
Jamo
A linha PlastHeat de sistemas de aquecimento por indução puxa as novidades que a Jamo tira da cartola na feira. O lançamento joga para escanteio métodos de aquecimento resistivo gás/diesel ou lenha e se adequa ao trabalho com injetoras, sopradoras, extrusoras, cabeçotes geradores de vapor, sistemas de aquecimento de fluidos e geradores de ar quente. Os plus da inovação alojam economia energética, excelência na plastificação e controle do processo, aquecimento mais rápido, trabalho sob temperaturas elevadas, instalação facilitada, pouca manutenção requerida e melhoria no ambiente fabril, ensejando redução de até 5ºC na temperatura local. A Jamo sublinha que seus sistemas de aquecimento, apresentados também no estande, dispõem de potências entre 3 e100kW e seus módulos podem ser instalados de forma individual ou conjunta em zonas de aquecimento.
Lakatos
Uma versão 100% digital de termoformadora IHM, com touch screen e interface 4.0 é a rainha do pedaço da Lakatos na feira. Além disso, a empresa aproveita a ocasião para enaltecer os predicados de outra série – TCE – de suas soluções de termoformagem.
Lindner
Sinônimo do estado da arte na reciclagem mecânica, a austríaca Lindner aposta ibope alto no estande com a divulgação seus trituradores e do sistema de lavagem a quente diferenciado pelo recurso de dois tanques usuários de água a 70-80ºC e fricção para fornecer limpeza extra aos resíduos poliolefínicos destinados à reciclagem. Um sistema de circuito fechado mantém a água quente separada da lavagem a frio desse equipamento com capacidade a partir de t/h.
Maffer
Matrizaria com 18 anos de janela em cavidades, a empresa acena a ferramenteiros no estande com a possibilidade de adquirir o subconjunto integral de extração com capacidade produtiva da ordem de 1.000 h/mês. Além dessa mão na roda, a empresa joga luzes no estande sobre itens como seus carros deslizantes, guias esféricas, aceleradores de extração, hastes e estojos de gavetas.
Matsui
O pivô do estande atende por MI6-1. Trata-se de um desumidificador para resinas injetadas munido de autocontrole inteligente e assegurado como capaz de economizar até 83% de energia elétrica. Seus atributos incluem eficiência no balanço entre temperatura de secagem e fluxo de ar e a aptidão para desumidicar resinas em menor tempo, alcançando ponto de orvalho de -60ºC estável sem depender de interferência do operador. A Matsui também expõe periféricos para injeção como moinhos e controladores de temperatura.
Minematsu
Com 35 de uma trajetória consolidada em extrusoras blow, a Minematsu irrompe na feira com uma evolução naturtal: o lançamento da coextrusora ABB (sigla extensiva ao cabeçote) com capacidade produtiva estimada em 200 kg/h e acenada para transformadores de embalagens, sacolas e envelopes de segurança. O show é completado pela apresentação da monoextrusora de filmes tubulares MG 50.
Mitutoyo
Ancorada em soluções japonesas de metrologia, a Mitutoyo aposta na repercussão de um lançamento: Quick Vision Apex Pro, máquina de veloz e precisa medição ótica CNCm com destaque em sua performance no processamento de imagens de medição de elementos geométricos (comparativos com modelos matemáticos 2D, por exemplo). O rol de avanços para aferição de peças plásticas se estende ainda pelo Durômetro Universal H R-600, com medição em escala Rockwell e o equipamento Formtracer Avant, para medição exata e ágil de contorno e rugosidade. A lista de soluções em exibição fecha com o software Measurlink, dedicado à coleta, análise e gestão de dados em tempo real para controle estático de processos industriais.
Mecalor
Obcecada por economia energética, a empresa põe no palco do estande o chiller Smardt oil free, o modelo com fluido refrigerante e o drycooler Aludry. O chiller Smardt-Mecalor Oil Free, com compressores centrífugos de mancal magnético isentos de óleo, e pode baixar em até 50% o consumo de energia, na parte de refrigeração e oferece baixo nível de ruído e manutenção devido à ausência de atrito mecânico com seus mancais magnéticos isentos de óleo.
Por sua vez, o chiller com fluido refrigerante R-454B consta de um tipo à base de hidrofluorolefinas (HFO) com Potencial de Aquecimento Global (GWP) próximo de zero e levemente inflamável. Já o drycooler Aludry economiza água, utiliza menos ventiladores para dar mais capacidade térmica e difere da concorrência por sua concepção modular. O equipamento também tem um ventilador com maior vazão, construção diferente e é mais alto, garantindo uma área maior de eficaz umidificação. No arremate de sua vitrine na feira, a Mecalor apresenta um modelo da linha de termorreguladores de alta precisão para moldes de injeção de sua parceira internacional HB-Therm.
Moretto
Um time titular de equipamentos periféricos foi escalado pela Moretto para decidir o jogo na feira. Estão em campo no estande sistemas de alimentação centralizada e individual; secadores; dosadores volumétricos e gravimétricos; descarregadores de big bags; termorreguladores; carrinhos para resinas; unidades de água gelada; moinhos; sistema completo para PET; sistemas de controle de resinas por balança; sistema de gestão fabril; sistemas de monitoramento de umidade residual de resina on -line e sistemas completos de desumidificação com silos patenteados.
Multi Pack Plas
Referência em sopradoras de PT e poliolefinas, a empresa energiza o estande com linha elétrica para sopro coex de três camadas providas por cabeçote W.Miller para trabalho com frascos menores, como os de óleo contendo um ou dois litros. No mesmo espaço, destaque para a exibição de outra máquina elétrica de sopro coex também de três camadas para produzir recipientes de até cinco litros para mercados diversos.
Plast-Equip
Ativo fixo da manufatura nacional de perifpéricos para reciclagem, rotomoldagem e compostos a Plast-Equip, recém-chegada aos 46 anos de janela, coloca na linha de frente do estande a sua série de dosadores gravimétricos e volumétricos. De concepção modular e fabricados em inox, eles dispõem de software interativo em português e podem ser montados diretamente na máquina básica para transformação de resinas. Em paralelo, a empresa apresenta suas consolidadas soluções de alimentação e um sistema de gestão e coleta de dados in-line embebido na filosofia 4.0.
Piovan
A Piovan baixa com tudo na feira, com sacadas em periféricos suas e das controladas Aquatech, Penta e Doteco. Entre as pratas da casa expostas pela múlti italiana, cintilam no estande o software de supervisão de manufatura Winfacotory 4.0; o medidor de ponto de orvalho MobileDewPoin e o nacionalizado dosador gravimétrico Quantum. Do mostruário da Penta, brilha no estande o equipamento EasyPowder, para alimentação de compostos de PVC, e da prateleira da Doteco, estão a postos o dosador gravimétrico Grado Adroit, específico para monitorar kg/m na produção de filmes tubulares e perfis e o anel de ar Vento, para controle da espessura de filmes.
Rone
Recém embarcada nos 41 anos de estrada, a Rone, medalhão nacional em tecnologias de moagem comparece na feira com arsenal total: as linhas completas de moinhos, misturadores e equipamentos de transporte pneumáticos, todas elas turbinadas por aprimoramentos elétricos e mecânicos. Em decorrência aumentam as vantagens desses periféricos em termos de enconomia energética, operação simplificada e manutenção com redução do tempo de operação.
Sulbras
Conglomerado gaúcho com plantas em seis estados e de nome feito na confecção de moldes e na produção de peças técnicas, a Sulbras difunde no estande o seu gabarito para desenvolver matrizes, para produzir injetados complexos para bem duráveis, caso de autopeças, itens para linha branca, marrom e cinza. Em evidência no estande, despontam os recursos que qualificam a Sulbras para confeccionar moldes simples e intrincados de até 10 toneladas; montar subconjuntos ou produtos finais e trabalhar com injeção bicomponente, de materiais nobres, sobre estampados e insertos metálicos.
Super Finishing
Níquel duro químico é o estandarte do estande dessa fornecedora de tratamentos superficiais contra corrosão e abrasão. Outros produtos na vitrine: Níflon, níquel-lub, cromo duro, PTFE e anoduização dura.
Transcalor
Termorreguladores e chiller compõem as atrações trazidas para feira por esta empresa expet na manufatura de maquinário para refrigeração e ventilação industrial e comercial.
Teck Tril
Dedicada há 31 anos à fabricação e assistência para extrusoras rígidas mono e multicamada, a empresa aproveita a ocasião para lançar uma calandra laminadora inclinada para processar PET com 2.000 mm de largura e flat die com larguras de 600 e 2.000mm. Em paralelo, a empresa divulga no estande seus préstimos na montagem de itens como alimentadores de rosca simples e dupla; extrusoras mono e dupla rosca (corrotativa e contra rotativa); bobinadores, pulmão acumulador e acessórios para extrusão de perfis, tipo serras, puxadores caterpillar e banheiras de calibração. Para a fabricação de tinta eletrostática, os pontos altos do mostruário incluem esteira, quebrador, calandra para resfriamento e extrusora de laboratório.
Tria
A trinca de ases em novidades expostas é a seguinte: moinho BM 4220, para peças sopradas de até 3 litros; moinho XR 3530, para refile de extrusão de chapas, e o sistema de T-Cloud de monitoramento remoto de manutenção.
Weldplas
As super stars do estande são a soldadora EW e a microextrusora Gil para soldar plásticos. Leve e ergonômica para soldas de longa duração, o modelo EW, acionado por pedaleira, garante maior vazão de material e atinge diversos ângulos de solda, sendo considerado sob medida para trabalho em locais fixos. Já microextrusora, utilizada para fundir materiais, conta na soldagem com ponteira aquecida e canhão para derreterem a superfície do plástico e, através da condução térmica, o filamento. Seu painel de temperatura vai até 300ºC. A Weldplas arremata sua vitrine na feira com itens como rebarbadores e flambador Rotoflame para filamentos de soldagem plástica.
Wittmann Battenfeld
De dois anos para cá, o desempenho do mercado brasileiro realçou o Brasil no mapa múndi de vendas de injetoras Wittmann Battenfeld, Em resposta, a grife austríaca comparece na feira através do estande de sua subsidiária brasileira onde a super star é a injetora de ciclo rápido EcoPower Xpress 300/2100++ equipada com o robô Sonic 143. Em exibição ao vivo, esta máquina elétrica está programada para produzir artefatos com bioplástico importado da alemã Biofibre utilizando molde de quatro cavidades da ferramentaria brasileira RK. O equipamento acena com velocidades de injeção e pressões de injeção no limite máximo de, respectivamente, 600 mm/s e 2.500 bar.
Wortex
Titular nacional absoluto em extrusoras rígidas e manufatura e recuperação de roscas e cilindros, a Wortex dá o que falar e pensar na feira com a apresentação de dois modelos da linha Challenger. Para reciclagem mecânica, entra em cena a extrusora Recyler WEX-CHWR-105 mm e, para a recuperação e beneficiamento de resinas, ganha o palco do estande a extrusora Compounder WEX-CHWR-165 mm L/D42 Geração III. Ambos os equipamentos primam por melhorias como os sistemas de dosagem e de alimentação forçada e, exclusividade, um sistema de dupla filtragem desenvolvido pela empresa para gerar plástico reciclado pós-consumo no patamar de alta qualidade hoje cobrado com veemência pelos brand owners. Em relação à extrusora Recycler, apta a recuperar flexíveis, rígidos, expandidos e estruturas lisas, impressas, metalizadas ou multicamada. A máquina também se ajusta, com excelência na precisão e controle, ao trabalho com blends de flexíveis e rígidos e permite a acoplagem de dosador gravimétrico para adicionar auxiliares tipo masters e compatibilizantes.
Wutzl
Dois lançamentos moldam a aparição da Wutzl na Plástico Brasil. Tratam-se de máquinas de tampografia elétricas, ativadas por servomotores; sistemas de impressão 4.0 e célula de gravação em tampografia, hot-stamping e puncionadeira, com alimentação por robô. Em complemento, a empresa promove no estande recursos de automação, sistemas de heat transfer e tratamento de superfície por plasma.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.