K: o balanço panorâmico da Plastiweber

Lucas Pellenz da Plastiweber
Lucas Pellenz

Quais os avanços e tendências sustentáveis marcantes em flexíveis na K 2022?
Percebemos certas novidades para o setor de plástico, principalmente aquelas advindas do comprometimento de grandes marcas de químicos. Elas estão em busca de aditivos para a reciclagem e, entre muitos equipamentos novos na área, chamaram a atenção linhas para retirar tintas das embalagens e sistemas para lavagem e filtragem de plásticos pós-consumo reciclados (PCR). Em relação às resinas, as petroquímicas mostraram-se na feira interessadas em incrementar a oferta de grades recuperados.

Entre os auxiliares, como essa onda se refletiu nos masterbatches para flexíveis expostos?
Componedores apresentaram lançamentos com novas possibilidades de aditivos para melhorar a reciclagem das embalagens e desenvolveram técnicas para aumentar a reciclabilidade desses materiais aditivados. Além disso, foram muito discutidos entre empresas de especialidades os avanços na incorporação de grafeno a polímeros e soluções aprimoradoras da compatibilização de resinas quimicamente inconciliáveis para a reciclagem mecânica em conjunto, dispensando a habitual separação prévia delas.

A Plastiweber opera com filmes blown. Quais os progressos dessa modalidade de extrusão visíveis em Düsseldorf?
Os expositores dessas máquinas compareceram com altas capacidades e soluções para elevar a performance de filmes monomaterial, preparando-os melhor para etapas a exemplo da reciclagem. Estão buscando atender a demanda por filmes no qual o uso de uma resina pode dispensar substratos com materiais incompatíveis entre si, dificultando e encarecendo a reciclagem com a exigência de separação prévia desses componentes.

Em essência, quais as diretrizes que pautam a evolução do maquinário para reciclagem mecânica, segmento que foi um ponto altos da K 2022?
Um destaque foi a variedade nos mostruários de equipamentos voltados à reciclagem e ao controle da rastreabilidade de resinas pós-consumo recuperadas. Esses dois campos estão em linha direta com a Plastiweber, referência em sobre embalagens 100% de refugo descartado de PE. Por sinal, as resinas de nossas soluções flexíveis procedem e um ecossistema com mais de 50 atores viabilizando a logística reversa, entre eles cooperativas, escolas, projetos socioambientais, brand owners e marcas próprias de varejistas. Tanto o nosso sistema de rastreabilidade como o padrão premium do PCR que geramos contam com a certificação EUCertPlast.

Deixe um comentário