Em meio ao nevoeiro de incertezas trazidas pelo coronavírus, já se dá como certa uma revisão em regra da legislação ambiental. Afinal, a pandemia mudou o curso da luta contra as mudanças climáticas, demonstram consequências como a redução momentânea da emissão global de poluentes, devido à queda no consumo de combustíveis. Essa previsão valida a catequese em prol da economia circular e, nesse sentido, PET reciclado bottle to bottle (BTB), único polímero recuperado com uso permitido no Brasil em embalagens de alimentos, tem tudo para atrair empreendedores. De olho nessa perspectiva, a alemã Kreyenborg trata de inseminar por aqui as vantagens do seu patenteado sistema IR-CLEAN® de cristalização e secagem do refugo do poliéster destinado à reciclagem BTB, equipamento avalizado por entidades que ditam a normalização da saúde pública mundial e enquadrado entre as máquinas importadas com direito a ex-tarifário no Brasil. Nesta entrevista, o sócio gerente Jan Hendrik Ostgathe abre uma panorâmica dos diferenciais da tecnologia da Kreyenborg.
1Como o apoio do Brasil à sustentabilidade vem influindo, apesar da crise e câmbio desfavorável a importações, na procura local pelo sistema de reciclagem IR-ClEAN®?
Em linha com a tendência global de redução do impacto ambiental do plástico, o Brasil também pressiona pelo aumento do uso de material reciclado. Aprovado pela agência regulatória norte-americana Food and Drugs Administration (FDA), nosso sistema IR-CLEAN® é ideal para descontaminar, cristalizar e secar PET flakes e prepará-los para a extrusão. A economia de tempo e energia aferida no processamento supera o impacto da depreciação do real. A demanda no Brasil para intensificar a transformação de reciclado pós-consumo em muitas aplicações, entre elas embalagens para contato direto com alimentos, abre uma oportunidade muito boa para o IR-CLEAN®, inclusive porque consta de um sistema de secagem e cristalização muito menor do que uma extrusora de reciclado aprovada pela FDA.
2Pode descrever passo a passo o processo IR Clean® e explicar como ele difere das tecnologias concorrentes?
O sistema IR-CLEAN® é uma alternativa econômica de alto poder descontaminante para recuperar flakes pós-consumo de PET para uso em embalagens de alimentos, sem necessidade de tecnologia a vácuo e longos períodos pré-aquecimento (processo pode ser iniciado com material frio). Trata-se de um processo contínuo, desde a alimentação do flake até sua entrada na extrusora. A cristalização e secagem (até 50 ppm) transcorrem num único processo e o recurso do tambor rotativo com hélice interna garante um fluxo definido de materiais. O IR-CLEAN® constitui ainda uma solução de retrofit para extrusoras já em uso na planta do reciclador e não homologadas pelos órgãos de regulamentação para o fornecimento de reciclados de grau alimentício. A eficiência do seu processo de limpeza foi atestada por carta de não-objeção da FDA, assim como a conformidade do sistema com os critérios estabelecidos pela entidade Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) para o embalamento desses produtos com materiais reciclados.
Vamos à exposição do processo por etapas: o material para reciclagem é transportado para o funil de dosagem do IR-CLEAN® e introduzido no tambor rotativo através de um sistema de medição volumétrico. A hélice interna soldada no tambor garante um fluxo de massa homogêneo com tempo de residência definido. Devido à rotação do tambor e a determinados elementos integrados na rosca, o material é continuamente misturado com troca de superfície simultânea e constante. O módulo infravermelho instalado acima do leito do material o aquece com rapidez a um nível de temperatura elevado. O ar carregado de umidade é então descarregado da linha IR-CLEAN® através de um fluxo de ar constante. Em questão de minutos, o material sai do sistema e fica disponível para a etapa seguinte da extrusão do flake. A propósito, a combinação do sistema IR-CLEAN® com um finalizador na forma de um secador dessecante permite uma redução adicional da contaminação, além de diminuir para <50 ppm a umidade residual.
3Qual a mínima capacidade instalada requerida para um reciclador viabilizar economicamente seu investimento no sistema IR-CLEAN®?
A aplicação média varia de 500 a 1500 kg/h de capacidade de extrusão. Além de se destacar numa etapa decisiva da reciclagem bottle-to-bottle, o IR-CLEAN® é uma alternativa interessante para a extrusão direta de chapa de PET reciclado para termoformar bandejas. Reitero, aliás, que, se computados os custos de investimento e os gastos totais da aquisição, nosso sistema é muito mais acessível que as demais soluções de descontaminação existentes. •