Aditive Plásticos
A menina dos olhos do estande é o novo aditivo colapsante. De ação migratória e lubrificante, ele exerce função tensoativa, melhorando a distribuição das células de gás em PEBD e mantendo a formação estrutural dos núcleos, evitando assim o colapso das mantas de PE expandido (EPE) após sua expansão. O concentrado formulado pela Aditive sobressai perante concorrentes devido à redução proporcionada à densidade das mantas, além de aprimorar a distribuição das células devido à sua sinergia com a resina. Outro chamariz na vitrine é o aditivo fotoestabilizante anti UV para filmes de bale wrap, fardos de feno deixados ao ar livre, de uso sem efeitos colaterais para as propriedades originais da película, mesmo quando sob a ação de agentes químicos como fertilizantes. No arremate, a Aditive põe no balcão do estande o seu mostruário de agentes condutivos e aditivos antichama em sintonia fina com a regulamentação internacional.
AX Plásticos e Máquinas
Focada em instrumental de laboratórios e máquinas de corridas piloto, a empresa introduz um avanço para o controle de qualidade dos aditivos integrantes da composição de masters: o equipamento Ax Filter Test. Com capacidade nominal para transformar até 12kg/h de polímeros, conta com CLP dotado de IHM sensível ao toque e rosca de 25mm de diâmetro.
Baumüller
A contribuição para a excelência dos processos de injeção, sopro e extrusão inspira o lançamento do acionamento multieixos 5000 para altas potências. No mais, batem ponto no estande os mostruários de PLC, soluções de automação industrial, acionamentos e inversores de frequência e motores e servomotores.
Braskem
Pela primeira vez em seus 15 anos de estrada, a Braskem, nº1 do Brasil em poliolefinas e PVC, muda seu estilo de aparição em feiras do setor plástico. Em lugar do clássico estande âncora do evento, o grupo optou dessa vez em integrar três salas num espaço de relacionamento aberto a clientes e fornecedores.
By Engenharia
A vanguarda em periféricos dá o tom da exposição de dois petardos do mix desse agente comercial: os granuladores de espaguete da Maag e o sistema de granulação imersa em água da Gala. Em complemento, sobem ao balcão de informações do estande as últimas novidades de representadas como a Mica, centrada em primers base água; Schwing, em fornos de limpeza; Plasmec, em misturadores; Davis Standard, em extrusoras, e a Nordson, verbete em camisas e roscas bimetálicas, matrizes planas e feedblocks.
Corona Brasil
De olho na evolução no reduto de flexíveis, a empresa acena na feira com novo conversor de tratamento corona com potência de 20 kw.
Correias Schneider
O potencial entrevisto no desempenho de máquinas básicas, como extrusoras e injetoras e periféricos, a exemplo de moinhos e calandras, inspira a empresa a lançar na feira as buchas cônicas TB.
Dal Maschio
Única fabricante de robôs para injetoras do país, a empresa ataca na feira com atrações em quatro frentes. Uma delas é uma solução de automação para potes alimentícios injetados em molde de duas cavidades em ciclo abaixo de quatro segundos e submetidos à decoração in mold label (IML). A seguir os holofotes pegam três robôs equipados com CNC. Um deles é um acessível tipo cartesiano, dirigido a injetoras de até 280 toneladas e montado com três eixos servo controlados. Outro chamariz é o robô DMG4, com cinco eixos servo controlados, recomendado para a montagem de insertos, peças técnicas ou decoradas por IML. A lista fecha com a aparição do robô servo motorizado DMG2, com peso manipulável no limite máximo de 25 quilos em processos de ciclo rápido em injetoras de 300 a 600 toneladas.
Doteco
Antenada em soluções de dosagem, controle e gestão do processo de extrusão, a Doteco faz uma dupla aparição na feira. Em seu estande a vedete é um modelo da série Grado Adroit de dosadores gravimétricos por batch. Por sua vez, no estande da Carnevalli, o mesmo equipamento desponta incorporado na coextrusora blown de cinco camadas em exibição.
BMB
Tinto nobre italiano das injetoras de ciclo rápido, a empresa joga as luzes do estande sobre a demonstração da máquina KW 28PI/1300Hybrid. Com 280 toneladas de força de fechamento e capacidade para injetar 445 g de polipropileno (PP), a injetora sobressai por atributos como a rosca especial e o acionamento híbrido ou elétrico. Munida de automação integrada e sistema de impressão in mold label, a máquina injetará potes de PP ao vivo.
Eletrothermo
A evolução de uma tecnologia de transformação é o mote para o destaque em exibição no estande: resistências com isolamento térmico embutido na cerâmica, talhadas para linhas de vaccum forming.
Extrusão Brasil
O terceiro ano seguido de recessão recorde na construção civil não tira o ímpeto inovador da empresa, uma das raras fabricantes locais de máquinas básicas e periféricos para extrusão rígida. O chamariz do estande é a difusão das novidades nas extrusoras de dupla rosca para tubos prediais de PVC.
Carton Acessórios
Com estacas fincadas no segmento de componentes para flexografia, a empresa reparte o palco do estande entre duas novidades em seu catálogo. Uma delas é a montadora de clichê CNC 1400 Fênix, projetada para colar até 20 clichês de diferentes tamanhos e posições em cada camisa ou cilindro. Seu sistema de mandril fixo efetua em segundos uma troca de camisa. O outro astro na vitrine é o viscosímero Selevisco 9000, munido de patenteado e preciso sistema de sensores por vibração.
Flexo One
A flexografia é a tônica dos lançamentos da empresa na feira. Entre os modelos de impressoras de filmes, constam as linhas de oito e 10 cores Gearless Orchestra, acionadas por servomotores e dotadas de sistemas de troca rápida de camisas anilox e porta clichê. Outros avanços incluem unidades posicionadas por conrole CNC, mandris, velocidade mecânica de 500m/min e sistemas de pré-saque de camisas, pré-posicionamento de receitas e pesagem de material motorizado. Outra atração no balcão: as informações sobre as impressoras engrenadas Connection, equipadas com acionamento principal por motor de corrente alternada e velocidade máxima mecânica de 300m/min. Essa série de flexográficas agrega ainda inversor de frequência, transmissão por polias e correia sioncronizadora, trava de mancais hidráulica e individual e avanço e recurso motorizado e individual dos cilindros. Outros plus estendem-se pelo sistema de bateção ao lado da engrenagem de acionamento do tambor central e, por fim, o porta-clichê e anilox intercambiáveis com todas as flexográficas em ação na praça.
Flexopress
Fabricante de componentes mecânicos e eletrônicos para impressoras e laminadoras, a empresa divulga seu mostruário, assistência técnica e serviços de remoção e instalação dos dois equipamentos mencionados.
Gneuss
Verbete alemão em equipamentos como a extrusora MRS de PET reciclado, sistemas contínuos de filtração rotativa e sensores de pressão e viscosidade de massas fundidas, a empresa elegeu a Plástico Brasil para a estreia nacional de um desenvolvimento: o reator “jump” de estado líquido.
HDB
O show no estande dessa representação é repartido entre máquina básica e periféricos. Quanto a primeira, bate ponto na vitrine a linha chinesa de injection blow Exacta, talhada para gerar com precisão e sem rebarbas frascos de 1 a 1.000 ml, em geral destinados a alimentos e fármacos. Com economia energética assegurada pelo servomotor, a máquina combina injeção e sopro numa etapa e a HDB a entrega equipada com todos os periféricos necessários. O outro ás na manga da representação é o lançamento dos dosadores gravimétricos Liad ColorSave 1000 e tecnologia loss-in weigh. Resistentes a choques mecânicos e vibrações, contam com estrutura patenteada de célula de carga interna em operação integrada com alimentador. Adequados aos processos de injeção, sopro e extrusão, esses equipamentos auxiliares atuam com software específico, controle touch screen, motor de passo e capacidade de dosagem de 0,02 a 80 kg/H e funis de 3,5 ou 10 litros.
Hece
Referência nacional em termoformadoras, a empresa optou por apostar em outra frente do seu mix para acontecer na feira. Promove no estande sua linha de corte e solda apta a prover sacos de náilon na faixa de 150 ciclos/min.
Hudson Sharp do Brasil
Atuante no corte e solda de filmes, a empresa põe em cena no estande o equipamento convertedor Wicketer 5750W, com diversos modelos de alças para embalagens de fraldas descartáveis. Outro ás do portfólio em evidência no estande é a linha de soldas, apta a prover 400 pouches/min.
Íon Tech
A superstar do estande é a nova barra antiestática half piper de design singular. No mais, completam a aparição da empresa na feira uma bateria de informações divulgadas sobre seus ventiladores antiestáticos, pistolas, bicos, fontes e a série de barras.
Krauss Maffei
Pêndulo global em máquinas básicas para plástico, a grife alemã baixa na feira com a injetora elétrica PX de 160 toneladas e volume de injeção de 286 cm3 e com foco na produção de peças de extrema precisão para indústrias como a alimentícia e farmacêutica.
Mais Polímeros
Ocupante do terceiro lugar em volume de vendas na rede de cinco distribuidores de poliolefinas da Braskem, a Mais Polímeros investe numa apresentação institucional de seu portfólio, completado por poliestireno da Unigel, e de sua infra de atendimento.
Mebius
Agente comercial focado em automação customizada, a empresa designa o papel de centro de atenções de seu estande a um sistema robotizado de controle de qualidade por visão e troca automática de caixas.
Miotto
Com 56 anos de tradição na tecnologia de extrusão rígida e seus periféricos, além de 31 anos acumulados na manufatura de roscas e cilindros bimetálicos, a Miotto põe em campo na feira modelos campeões de seu portfólio de sete extrusoras.
Pallmann
Com cadeira cativa na linha de frente global em moagem de resinas, a Pallmann acontece na feira lançando um micronizador com disco de impacto PKMM. Disponível em versões com capacidades de 450, 650 e 1.200 kg/h, o novo periférico sobressai pela economia energética, produtividade e a eficácia do sistema de refrigeração de ar interno, trunfo para a excelência do processo de moagem em temperatura ambiente.
Piovan
Chianti dos periféricos, a italiana Piovan baixa com sua subsidiária brasileira na feira com uma trinca de ases em forma de lançamentos. Entre eles, figura a nova geração de compactos misturadores gravimétricos por batch Quantum. Prima pela precisão na dosagem e homogeneidade,além de rapidez e facilidade na troca de material e operações de limpeza. Fabricada em inox, a série Quantum resiste às vibrações das máquinas básicas e sua capacidade de produção varia de 70 a 800 kg/h. Outra superstar no palco do estande é a estação automática de acoplamento Easy Link. Construída com design vertical e tubos e componentes revestidos de cerâmica resistentes ao desgaste e contaminação, essa estação marca pela excelência no transporte de qualquer volume de resina.O trio de novidades no balcão fecha com um passe de vanguarda: o software de supervisão WINFACTORY 4.0, aplicativo antenado na inescapável tendência da fábrica inteligente.
Piramidal
Há mais de 30 anos Wilson Cataldi e Amauri dos Santos, sócios executivos da distribuidora Piramidal, locomotiva da rede de agentes autorizados da Braskem, conduzem a evolução do varejo de resinas no Brasil. Consolidados na pole em termoplásticos commodities, eles enfatizam na feira o seu portfólio de resinas nobres, reforçado pela chegada recente das poliamidas da holandesa DSM. Entre as referências dessa nova bandeira no estande, constam as séries Akulon e Novamid de PA 6/66 os tipos de PA 4.6 Stanyl e especialidades como PET Arnite e TTC/PPA/PS Arnitel.
Plast-Equip
Sob a regência de Daniel Ebel, a Plast- Equip é formadora de opinião no segmento nacional de periféricos. Essa condição aflora do lançamento na feira de mais uma geração dos dosadores gravimétricos DRG equipados com até seis componentes e capacidades de 20 a 3.000 kg/h. Nova solução de design facilita a limpeza do equipamento na troca de componentes.
Prestmac
A empresa realça a vocação para montar elementos de automação industrial lançando na feira seu sistema digital de alinhamento para embalagens flexíveis munido do novo processador microprocessado D10. Opera com tecnologia de motorização da estrutura sem atuador. O processador D10 sobressai pelo ajuste facilitado, controladores CD-30 de freio e freio modular FPM 200 com duas pinças automáticas. Ainda no estande serão realizadas demonstrações da unidade revisora PMRV2 munida do processador D10.
Primotécnica
Periféricos para termoplásticos e compostos de poliamida (PA) 6 e 6.6 estão no DNA da empresa e explicam o lançamento no estande de peças de reposição para extrusoras do tipo dupla rosca co-rotante. Entre elas, despontam elementos de rosca e recuperação do canhão. Além isso, a Primotécnica acena com serviços de desmontagem e reconfiguração de roscas. Por fim, brilham ainda na vitrine do estande os grades de PA beneficiados com cargas e fibra de vidro, integrantes da série de compostos Primid.
Reinaflex/Inozagam
A novidade no estande é a flexográfica 550 de tambor central. Dirigida a pequenas tiragens de flexíveis, conta com registro eletrônico e monitoramento por PLC.
Rulli Standard
Marco zero das extrusoras brasileiras blown e de chapas, a empresa aproveita a feira para promover sua entrada em nova seara: extrusoras para reciclagem, munidas de recursos para elevar a produção em até 10% e baixar até 24% os gastos com eletricidade perante a concorrência em atividade na praça.
Seibt
O cerco da empresa gaúcha aos periféricos e tecnologias de reciclagem mecânica é fortalecido pelo lançamento de uma estação de tratamento de efluentes. Além de aproveitar a ocasião para disseminar informações sobre pontos altos de seu catálogo como as instalações para reciclagem de PET, a Seibt abre espaço no estande para modelos de trituradores e moinhos de baixo nível de ruído.
Sepro do Brasil
Fera francesa em robôs cartesianos para injetoras, a Sepro acontece na feira acionando dois petardos ao vivo no estande. Um deles atende pelo codinome S5Picker. Trata-se de um pequeno robô sprue picker de três eixos numéricos sobre viga, com capacidade de carga de até 1 quilo, comando Touch Picker e apto a ser agregado a injetoras de 30 a 200 toneladas. Sua versão dotada de curso prolongado permite a evacuação dos canais direto para fora da injetora. A outra estrela do portfólio presente no estande é um modelo do robô de três eixos Strong, série disponível em três tamanhos, dotada de comando Touch 2 e cuja capacidade de carga varia de 20 a 50 quilos. É indicada para automatizar injetoras de 700 a 2.800 toneladas. Em complemento, a empresa aproveita a feira para divulgar os lançamentos internacionais dos grandes robôs de seis eixos Sepro Yaskawa Motoman, além das séries de cinco eixos 7X Line (três eixos) e dos robôs de três eixos Multi Inject 40 e Success 5.
Steinert
O pivô do estande é o novo separador óptico para plásticos pretos intitulado Unisort Blackeye. Com capacidade situada em torno de 10 t/h, o periférico é brandido pela Steinert para recicladores como os de componentes de eletroeletrônicos.
Sumitomo (SHI) Demag
A tiracolo de um mostruário com modelos hidráulicos, híbridos e elétricos de 50 a 2.000 toneladas, a corporação nipo alemã centra o foco de seu estande na promoção da injetora de ciclo rápido IntElect. Voltada para redutos como embalagens e componentes médico-hospitalares, essa injetora elétrica sobressai pela velocidade, vão entre colunas e uma tecnologia que reduz as forças de fechamento com enonomia energética.
Techfine
Revendedora de extrusoras,a empresa ressalta no estande os préstimos de uma máquina de tubos vinílicos com 100 mm de diâmetro de rosca, além de modelos de dupla rosca corrotante caracterizados pela economia energética e excelente volume interno livre. Outras atrações em evidência passam por moldes de conexões e um modelo de secador/cristalizador por infravermelho, com menor tempo de secagem e baixo consumo de eletricidade.
Transcalor
Ás da manufatura de equipamentos para resfriar e aquecer fluidos, a empresa promove duas frentes em chillers no estande. Uma delas é a linha Conceito, de chillers em inox, IHM com sistema GSM para receber alarmes via mobile e dutos internos de cobre. Por seu turno, a linha Turbocor, de chillers compacos e leves denominados turbo trans, apresentam um espectro de 70 a 1.200 TR no mesmo equipamento, operação silenciosa e aguçada eficiência IPVL. Livre de óleo e com mancais magnéticos, essa série de chillers acusa rotação de até 50.000 rom e partida soft start. Também batem ponto no estande o termorregulador e o trocador de calor aletado montados pela Transcalor.
Tria
Com capacidades de trabalho alojadas entre 5 e 30 kg/h, as novas séries de moinhos compactos em evidência no estande, JM 2115 e JM 4215m, primam por zero geração de ruídos e contaminante, economia energética (média de 0,3kW/h) e total cumprimento das diretrizes de segurança da NR-12.
Unicmaq Brasil
Importadora de máquinas operatrizes e injetoras, a empresa resolveu fazer a diferença na feira instalando um célula para produzir baldes de 20 litros adesivados em ciclo de 18 segundos. A célula opera com duas injetoras da chinesa LK Machinery, de 350 e 450 toneladas, além de robô, etiquetadora e moldes para alça e tampa.
Valmart
As vedetes do estande são as blocadoras Flex VM 700 e VM 900, destinadas à produção de sacos de lixo. A série inclui também um modelo de sacoleira para sacolas camiseta, de concepção flexível e modular (máquina/estação de corte de alça e empilhamento/sanfonador).
Veder
Com mostruário tomado por projetos elétricos e soluções de automação, a empresa reserva espaço nobre no estande a um inversor de frequência com software sob medida e cuja capacidade produtiva é assegurada pela Veder como superior à concorrência. Injetoras, extrusoras, picotadeiras e granuladores estão na mira do novo inversor.
Via Equipamentos
A menina dos olhos do estande é uma unidade de água gelada. Em complemento, a empresa divulga na feira outros equipamentos auxiliares que monta como chillers, termorreguladores, dry coolers e resfriadores de ar.
Wittmann battenfeld
Um dos raros ases globais capazes de assinar uma célula de injeção de ponta a ponta, da máquina básica aos periféricos e extratores de peças, a Wittmann Battenfeld promete mesmerizar os visitantes no estande com três petardos. Um deles é a demonstração da injetora Smartpower 180/570 com comando unilog B8, robô Wittmann W818 e sistema insider de enclausuramento com esteira incorporada à base da máquina. Outra vedete do portfólio posta em demonstração na feira: a injetora Ecopower 110/350, também equipada com comando Unilog B8 e integração completa dele aos periféricos via sistema Wittmann 4.0. A cereja do bolo dessa performance caberá à exposição da última geração de auxiliares consagrados como termorreguladores, alimentadores e desumidificadores.
Wortex
Novas soluções em reciclagem compõem os ímás de público para o estande da Wortex. Os lançamentos ficam a cargo da segunda geração das linhas Challenger Recycler e Compounder. A linha Challenger Recycler recupera grande variedade de resíduos de filmes lisos/impressos e rígidos, com apoio de um sistema de alimentação forçada, o que permite o processamento do material sem a necessidade de aglutinação. Seu sistema de granulação é adequado ao processamento de todos os tipos de termoplásticos. Por sua vez, a linha Challenger Recycler Geração II se distingue pela capacidade de trabalhar com até 20% de material rígido no material flexível ou de processar 100% de material rígido ou aglutinado. A geração II apresenta avanços na degasagem de materiais altamente impressos com um sistema opcional de dupla filtragem para materiais com maiores níveis de contaminação. Quanto à Challenger Compounder Geração II, é equipada com extrusora monorrosca e volta-se para indústrias imersas em atividades como a formulação de blendas, a incorporação de cargas e a peletização de resinas (poliolefinas, estirênicos e polímeros nobres) provenientes de processos de transformação como sopro, injeção e termoformagem. •