Com o fim do superciclo de investimentos da petroquímica mundial (1992-2021), a China desde então amarga enfraquecimento econômico, uma conjuntura instável por força também do colapso imobiliário e endividamento do governo. Nesse ínterim, custos produtivos baixos e ambiente inspirador de confiança no empresariado bafejaram México, Índia e Sudeste Asiático como os países que mais atraíram fábricas para vendas mundiais antes destinadas à China. Da parte dos EUA, esse rearranjo fluiu nos conformes sob a relativa abertura comercial da era Biden, mas está em vias de ser desfigurado pelo retorno a Washington do belicoso protecionismo de Trump. Daí porque agora soa como talvez a única saída desse enrosco para fornecedores internacionais da América do Norte, maior mercado do planeta, a decisão tomada pela transformadora vietnamita Vacane Home Concepts: montar fábrica nos EUA, desfrutando a mega demanda local e arcando com custos de produção elevados.
Sediada no estado da Carolina do Norte, a fábrica da companhia do sudeste asiático está programada para partir a produção de utilidades domésticas injetadas em janeiro de 2025, relata em matéria postada em 10/12 o site Plastics News. A Ever Home Plastics, subsidiária formalizada pela Vacane para gerir a nova planta, antecipa em release que, nos próximos quatro anos, a unidade deverá receber US$ 3.65 milhões e gerar mais 46 postos de trabalho na localidade de Rowan County.
O foco do portfólio da unidade é constituído de produtos para o lar inseridos na categoria de organizadores. Serão comercializados por varejistas de alta capilaridade nos EUA, como Walmart, Target, Lowe’s, Dollar General e The Container Store. No Vietnã, a indústria Vacane opera várias fábricas e registra mais de 290 patentes em utilidades domésticas. A filial americana é sua primeira planta fora do longínquo país de origem.