Seminário Digital

plástico & sustentabilidade

as relações que
se completam

23 DE MARÇO de 2022

programação

manhã

09:00 – 09:10 – Abertura

09:10 − 10:20 − Sessão 1

Integração operacional: os atrativos da junção das etapas de coleta/triagem/reciclagem mecânica e química

Integração de Indústrias recicladoras na gestão de resíduos e as oportunidades para obtenção de economia circular e aterro zero

Leon Miecoanski da KAPERSUL

Leon Miecoanski − KAPERSUL

Mestre em engenharia ambiental e executivo comercial na KWM (Kapersul Waste Management) comandando grandes operações e desafios ambientais em clientes. Atua também como facilitador em treinamentos e palestras para os times que atende. No grupo KWM desde 2019, antes também trabalhou em outras empresas do setor.

A aliança da petroquímica brasileira nº1 com um ícone da gestão de resíduos na reciclagem mecânica de PP e PE

Ferdinando Demarchi − VALOREN

Ferdinando Demarchi − VALOREN

Ex-executivo de empresas como Iveco-Fiat, Gol Linhas Aéreas Inteligentes e Electrolux, onde exerceu cargos de diretoria na área financeira estruturando empresas para aberturas de capital. Há sete anos empreende na área ambiental, tendo sido o fundador da Valoren, empresa especializada em desenvolvimento e operação de tecnologias para a reinserção de resíduos da cadeia produtiva, obtendo a primeira patente e licença no Brasil para operação de processo de reciclagem avançada. Possui duas plantas em operação e mais duas em construção no Brasil, além de operações em desenvolvimento na Europa.

Paulo de Mattos Coelho − Braskem

Paulo de Mattos Coelho − Braskem

Líder Comercial na América do Sul da área de Economia Circular da Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas e maior produtora de biopolímeros do mundo. Tem por objetivo fortalecer o posicionamento estratégico e fomentar iniciativas, negócios e soluções sustentáveis relacionadas à economia circular do plástico, em especial à reciclagem. Paulo é formado em Administração de Empresas pela FAAP, com MBA pelo Insper. Possui 17 anos de Braskem, atuando há mais de 11 anos como líder comercial de resinas de PE-PP-EVA e liderado as operações internacionais da Braskem no Chile e posteriormente na Colômbia com foco no mercado Andino e Caribe.

Líder em flexíveis, a Valgroup redobra a aposta em oportunidades de negócios e soluções sustentáveis

João Henrique alves − valgroup

João Henrique alves − valgroup

Formado em Química pela Universidade Estadual de Londrina e com mais de 12 anos de experiência no desenvolvimento de soluções sustentáveis para embalagens rígidas e flexíveis para os mais variados produtos de bens de consumo, como alimentícios, personal care, home care e embalagens industriais

10:20 − 10:30 − Coffee BREAK

10:30 − 12:00 − Sessão 2

Em busca da excelência na reciclagem
Avanços em equipamentos, materiais auxiliares ...

Embalagens de alimentos PET − PS − PP − PE: reciclagem em circuito fechado aguça sustentabilidade

Andres F. Grunewald − GNEUSS

Andres F. Grunewald − GNEUSS

Engenheiro Mecânico formado pela USP, atua no setor de máquinas desde 1980. De 1997 a 2005, ocupou o cargo de engenheiro de vendas na divisão de máquinas plásticas da Ferrostaal. A parceria com a Gneuss, especializada no desenvolvimento e produção de equipamentos especiais para o setor plástico, iniciou-se em 1999 e, em 2005, Andres assumiu a diretoria da filial para a América Latina da empresa.

Masters e aditivos: o sucesso na reciclagem está nas entrelinhas do processo

Roberto Castilho − lyondellbasell

Roberto Castilho − lyondellbasell

Há onze anos na Lyondellbasell, atua como Diretor Comercial para a América do Sul nos mercados de Masterbatches, Specialty Powders e Resinas Especiais. Engenheiro Químico pela UFSCar, possui MBA em Gestão de Projetos pela FGV e tem vinte anos de experiência trabalhando em empresas como A. Schulman, Henkel, ZF Sachs, Vitopel e Votorantim.

a triagem automatizada de resíduos que faz a economia circular

Carina-Arita-tomra

Carina Arita − tomra

Executiva da Tomra Sorting Recycling no Brasil, responsável pelo desenvolvimento de mercado para as soluções inovadoras e desruptivas para a Triagem baseada em Sensores desenvolvidas pela TOMRA que promovem a valorização de recicláveis com escala, eficiência e pureza. Formada em Engenharia Civil pela USP, MBA em Gestão de Negócios pela FGV e educação executiva em Economia Circular e Estratégias Sustentáveis pela University of Cambridge. Atua nos segmentos de Resíduos Sólidos, Reciclagem, Sustentabilidade e Economia Circular há mais de 15 anos.

O papel de uma distribuidora de resinas no fortalecimento da Economia Circular

Fábio-Koutchin-piramidal

Fábio Koutchin − piramidal

Responsável pela unidade de Negócios de Soluções Circulares da Piramidal, criada com foco no desenvolvimento de produtos e serviços mais sustentáveis para a cadeia do plástico. Profissional com mais de 20 anos de experiência atuando em empresas de grande porte dos segmentos químico, petroquímico, de embalagens e reciclagem. Possui sólido background nas áreas de Gestão, Desenvolvimento de Negócios, Marketing e Inovação. Engenheiro de Materiais formado na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e MBA Executivo pelo Insper.

tarde

12:00 − 14:00 − ALMOÇO

14:00 − 14:45 − Sessão 3

Tendência mundial: regulamentação de teores de plástico reciclado pós-consumo (PCR) em produtos acabados

Legislação internacional respalda produção e consumo de plástico para segundo uso

Roberto Ribeiro − IHS MARKIT

Roberto Ribeiro − IHS MARKIT

Research and Analysis Director for Global EO & Derivatives da IHS Markit. Com mais de 30 anos de experiência no setor petroquímico nos mercados up e downstream, contribuindo com vários serviços e relatórios para empresas, foi Diretor Geral da Asterisk Advisors, consultoria petroquímica e Asterisk Partners, empresa de investimentos focada em desenvolvimento de novas tecnologias. Ex-presidente da Townsend Solutions, consultoria estratégica do setor petroquímico, responsável pelo desenvolvimento de produtos com base em deep insights, foi também responsável por trabalhos nas áreas de planejamento estratégico, fusões e aquisições, benchmarking e análise de mercado. Tendo vivido e trabalhado nos EUA e no Brasil – com desenvolvimento de negócios em mais de 40 paises, Roberto é palestrante em várias conferências sobre o setor promovidas na Europa, Ásia, Américas do Norte e do Sul.

debate

Brasil: perspectivas para normas que determinem o uso de PCR em artefatos transformados

AMARILDO-BAZAN-−-A.BAZAN-CONSULTORIA

mediador

AMARILDO BAZAN − A.BAZAN CONSULTORIA

Diretor da A.Bazan Consultoria, possui 35 anos de experiência no setor de resinas termoplásticas, concentrado de cores e aditivos e PCR de alta performance. É formado em Química e Administração de Empresas com MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e em Controladoria pela USP.

José Ricardo Roriz Coelho − abiplast

José Ricardo Roriz Coelho − abiplast

Engenheiro mecânico pela UNB – Universidade de Brasília, Pós-graduado em marketing pela ESPM, Especialização em finanças pela FGV/SP, MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral, Programa de Gestão Avançada pelo INSEAD/França e Programa de Desenvolvimento de Conselheiros pela Fundação Dom Cabral. Atualmente Conselheiro de empresas e instituições, Presidente da ABIPLAST – Associação Brasileira da Indústria do Plástico e do SINDIPLAST – Sindicato da Indústria de Material Plástico, Transformação e Reciclagem de Material Plástico do Estado de São Paulo.

CIRO MATTOS MARINO − ABIQUIM

CIRO MATTOS MARINO − ABIQUIM

Graduado em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário FEI, Ciro Marino é o Presidente Executivo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). Membro na FNI – Fórum Nacional da Indústria, antes de ingressar na Abiquim, Ciro trabalhou no setor privado, na indústria química, por mais de 34 anos em diversas empresas, desempenhando cargos como Presidente e Presidente do Conselho da TRONOX/Cristal, Diretor de Marketing e Vendas na LA e Presidente do Conselho na Millenium Inorganic Chemicals, na AIR Products e na Rhodia.Especializou-se também na formação de Conselheiros de Administração, na Fundação Dom Cabral, e em Marketing, Strategy, Human Resources & Finance pela Fundação Vanzolini.

14:45 − 14:50 − Coffee BREAK

14:50 − 15:20 − Sessão 4

Investimentos no acesso à agua potável e tratamento de esgoto fecharão lacuna na saúde pública e abrirão círculo virtuoso para PVC em infraestrutura

Marco do saneamento consolida o plástico na melhora da economia e qualidade de vida

MAURÍCIO RUSSOMANNO − unipar

MAURÍCIO RUSSOMANNO − unipar

Mauricio é CEO da Unipar desde janeiro de 2020 e já ocupou o posto de Chief Operations Officer (COO) por dois anos, antes de assumir a posição mais alta da companhia. Tem mais de 20 anos de experiência na liderança de áreas estratégicas e passagem pelos maiores players da indústria química global. Foi eleito para um mandato de 2 anos (2020-2022) como presidente da Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (ABICLOR), entidade que representa produtores de toda a cadeia de cloro, soda cáustica, ácido clorídrico e hipoclorito de sódio, e que também é associada à entidades globais do setor, como a Euro Chlor, o The European Chemical Industry Council e o World Chlorine Council. Mauricio foi eleito como presidente rotativo da Associação Latino-Americana da Indústria de Cloro, Álcalis e Derivados (CLOROSUR), da qual a ABICLOR faz parte, e também é presidente da Asociacion Argentina de PVC (AAPVC). Antes da Unipar, Russomanno construiu uma carreira internacional e trabalhou na sede global da General Electric (GE), em Massachusetts (EUA), além de ter ocupado a posição de Head Global da divisão de Ativos Farmacêuticos da BASF, baseada nos escritórios da empresa alemã na Basiléia (Suíça). Foi Chief Commercial Officer (CCO) da Votorantim Cimentos, onde liderou os negócios de concreto, sob a marca Engemix. É formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Empreendedorismo pelo Worcester Polytechnic Institute (Massachusetts, EUA). Fez MBA na London Business School (Reino Unido) e na Columbia Business School (Nova Iorque, EUA).

A política modelo de um pequeno município paulista para acertar o passo com o marco do saneamento básico

apresentação − amarildo bazan

Luiz sergio − secretário do meio ambiente de fernandópolis

Luiz sergio − secretário do meio ambiente de fernandópolis

Engenheiro Agrônomo pela UNESP/Ilha Solteira (2001), Mestre em Agronomia pela UNESP/Ilha Solteira (2004) e Doutor em Agronomia pela UNESP/Ilha Solteira (2008). Atualmente é Coordenador e Professor Titular no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade Brasil, Professor no Curso de Graduação em Engenharia Agronômica da Universidade Brasil/Campus de Fernandópolis. É Secretário de Meio Ambiente de Fernandópolis e membro da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas e Usos Múltiplos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande. Como Professor e Pesquisador atua nas áreas de Engenharia de Água e Solo, Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos, Climatologia e Georreferenciamento e Geoprocessamento.

15:20 − encerramento

José Ricardo Roriz Coelho − abiplast

José Ricardo Roriz Coelho − abiplast

Engenheiro mecânico pela UNB – Universidade de Brasília, Pós-graduado em marketing pela ESPM, Especialização em finanças pela FGV/SP, MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral, Programa de Gestão Avançada pelo INSEAD/França e Programa de Desenvolvimento de Conselheiros pela Fundação Dom Cabral. Atualmente Conselheiro de empresas e instituições, Presidente da ABIPLAST – Associação Brasileira da Indústria do Plástico e do SINDIPLAST – Sindicato da Indústria de Material Plástico, Transformação e Reciclagem de Material Plástico do Estado de São Paulo.

EDISON TERRA − Braskem

EDISON TERRA − Braskem

Vice-presidente de Negócios de Olefinas e Poliolefinas da Braskem na América do Sul e responsável também pelas iniciativas da Braskem em Economia Circular. Graduado em Engenharia de Produção (Poli-USP), tem mestrado em Administração de Empresas (FGV-SP) e especialização em Liderança Global (Wharton School) e Organizações Exponenciais (Singularity University). Atualmente, Edison é presidente do INP (Instituto Nacional do Plástico, no Brasil) e do SIRESP (Sindicato da Indústria de Resinas Plásticas do Estado de São Paulo) e diretor eleito da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Fale conosco
Telefone: 55 11 3666.8301
E-mail: marketing@definicao.com.br