Rogério Mani, 61 anos, é formado em Ciências Econômicas e atua no mercado de plástico há 47 anos.
É Presidente do Conselho de Administração da Epema Embalagens Flexíveis, e Deink Brasil Reciclagem e Membro do Conselho da Greco & Guerreiro Embalagens Rígidas. É Presidente do Conselho de Administração da Abief - Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis, Diretor da Abiplast –Associação Brasileira da Indústria do Plástico, Vice-Presidente do Sindiplast - Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de São Paulo e Conselheiro do INP – Instituto Nacional do Plástico.
Sessão 1
O consumo está querendo filmes de ação
08:45
Debate
Comportamento dos consumidores na atual conjuntura econômica
Resultados de vendas no varejo no primeiro semestre. Perspectivas para o restante do ano
Avanços em embalagens sustentáveis
Embalagens como auxiliares na redução de desperdício de alimentos
Moderador:
Rogério Mani
Presidente da Abief
Debatedores:
Marcio Milan
vice-presidente da ABRAS
Dedica-se ao varejo supermercadista há 50 anos. Ele foi responsável por levar o café especial para as gôndolas, por incentivar o consumo da carne suína, por promover o vinho nacional. Como vice-presidente da ABRAS está à frente de temas ligados à sustentabilidade, à rastreabilidade e monitoramento de agrotóxicos em alimentos in natura, ao desperdícios de alimentos. Em 2018, foi eleito uma das 100 personalidades mais influentes do agronegócio pela Revista Dinheiro Rural.
Bruna Fallani
Diretora de Marketing da Horus Inteligência de Mercado
Especializada na disponibilização de estratégias de negócios , oferecendo visão de 360º do mercado e do shopper através de tecnologias diferenciadas de coleta de dados de consumo. Bruna possui mais de 20 anos de experiência na área, é colunista da revista SuperHiper e portal Negócios de Beleza. Linkedin Creator e Membro do Instituto Mulheres do Varejo.
Eduardo Carlos da Fonseca Filho
Head de Inteligência de Mercado na Scanntech Brasil
MBA em Marketing pela PUC-SP, possui mais de 15 anos de experiência em Inteligência de Mercado e Marketing no segmento de FMCG e Serviços. Atual Head de Inteligência de Mercado na Scanntech Brasil e ex Gerente de Marketing na Mead Johnson Brasil.
Sessão 2
Carestia: efeito dominó sobre o giro de bens essenciais e reflexos nas embalagens flexíveis
09:45
Debate entre fabricantes de produtos finais sobre mudanças nos hábitos de consumo
Segmentos e produtos mais e menos afetados pelo cenário econômico do primeiro semestre
Consumidor-padrão final menos fiel às marcas e ultra movido a preço. Como incentivar vendas de produtos transpostos para a categoria de supérfluos pela carestia nas listas de compras do grande público
Influência da sustentabilidade na concepção e destinação de novas embalagens
Moderador:
Domênico Macchia Junior
Diretor de novos negócios e desenvolvimento de novos mercados – Videplast
Engenheiro químico graduado pela FEI e pós-graduado em Administração de Empresas pelo Mackenzie, dedicou 18 anos de sua carreira à Dow Química, onde ingressou como estagiário na área de agroquímicos. Em pouco tempo, assumiu a carteira de vendas de desenvolvimento para tratamento de água, passando posteriormente para a área de polímeros, responsável pelas linhas de PS, PE, PP, ABS e SAN e desenvolvimento de resinas especiais para o mercado da América Latina. Em 2005, assumiu o cargo de Executivo de Vendas na Braskem e a liderança de segmentos como stretch, shrink, alta densidade para sacolas, filmes para backsheet e laminados. Em 2008, iniciou suas atividades na Videplast, onde exerce o cargo de diretor de novos negócios, responsável pelo trade na área de equipamentos, resinas, exportação de filmes e desenvolvimento de produtos. A Videplast é uma das indústrias de plásticos com parque industrial dos mais modernos do país, equipamentos de nível mundial e é líder em tecnologia na produção de filmes para a linha de termoformados nas Américas e em sacaria com válvula topo totalmente automatizada.
Debatedores:
Marcio Barela
Coordenador de Sustentabilidade da Cargill
Marcio Barela é coordenador de Sustentabilidade da Cargill, atuando dentro dos negócios de Food Solutions. Colaborador da Cargill há 13 anos, Marcio é responsável por programas ligados aos portfólios de ingredientes e alimentos, incluindo óleos comestíveis, atomatados e outros. É responsável pelo Liza Ação Renove o Meio Ambiente, programa de coleta de óleo de cozinha usado que já é o maior programa de logística reversa do setor. Entre seus projetos, está a criação de parcerias com outras grandes empresas e startups para reciclagem de materiais e redução da emissão de gases com efeito estufa. Antes de fazer parte do time da Cargill, Marcio trabalhou no Banco Real, além de ser pós-graduado em Gestão de Negócios Sustentáveis pela Fundação Getulio Vargas. (FGV).
Paulo Gonçalves
Diretor Espírito Cacau
Representante da quarta geração de uma família de produtores de cacau e à segunda geração de exportadores da fruta, Paulo Gonçalves é fundador da Espírito Cacau, com sede em Serra, Espírito Santo. Fez curso técnico no Rio de Janeiro e concluiu seus estudos na área de Comércio Exterior em Nova Iorque (EUA). Ao retornar ao Brasil trabalhou no setor de pesquisa de cacau onde se especializou e passou por todas as etapas se tornando um cientista e grande conhecedor do fruto, do plantio à produção do chocolate. Montou sua própria fábrica de processamento do fruto em 2005 e em 2010 inaugurou a Espírito Cacau para colocar em prática seu objetivo de oferecer ao mercado um chocolate natural, funcional e com alto teor de massa de cacau.
Após registar crescimento de 50% em suas vendas nos últimos anos, a empresa vem ampliando seu mix e sua presença nas principais redes de varejo, empórios e através de seu e-commerce. Sua presença no exterior vem avançando, com a exportação dos seus chocolates 100% naturais para os países árabes. Após obter o selo Halal e adequar suas embalagens para atender o mercado árabe, Paulo firmou uma parceria com empresa sediada em Dubai para cuidar da distribuição e marketing, o que levou seus produtos a mais de 200 pontos de venda da região.
Sessão 3
As mudanças para melhor no roteiro dos filmes
Novas tecnologias para melhorar a performance de embalagens flexíveis
10:30
palestrante:
Embalagem sustentável: gestão dos materiais, dosagem e controle para redução de perdas
Ricardo Prado Santos
CEO para América do Sul no Grupo Piovan
Engenheiro mecânico formado pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV. Possui diversas especializações, entre elas o Programa de Gestão Avançada da Fundação Dom Cabral e Insead na França e Negociações Estratégicas em Harvard.
Participa do Instituto de Marketing Industrial, que é uma entidade que estuda os processos de geração de valor no foco dos clientes, sendo ainda membro da Abimaq/Sindimaq onde ocupa o cargo de Vice-Presidente no CSMAIP, Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria de Plásticos.
Trabalha no setor de bens de capital desde 1980, tendo longa experiência na área de máquinas periféricas para a indústria de plásticos. Atualmente ocupa o cargo CEO para América do Sul no Grupo Piovan onde responde pela operação fabril no Brasil e por todo o negócio do grupo na América do Sul.
10:50
palestrante:
Novas tecnologias para uso de PCR na fabricação de embalagens alimentícias flexíveis
Andres Grunewald
Diretor da filial para a América Latina da Gneuss
Engenheiro Mecânico formado pela Universidade de São Paulo, atua no setor de máquinas desde 1980. De 1980 a 1997 trabalhou no setor de máquinas têxteis e a partir de 1997 na área de máquinas plásticas. A parceria com a Gneuss, especializada no desenvolvimento e produção de equipamentos especiais para o setor plástico, iniciou-se em 1999 e em 2005, Andres assumiu a diretoria da filial para a América Latina da empresa.
11:10 Coffee Break
Sessão 4
Desafios e Oportunidades na economia circular de embalagens plásticas
11:40
palestrante:
Fabio Sant’Ana
Cazoolo
Graduado em Desenho Industrial pela FAAP, Extensão em Gerência de Produto pela FGV e pós-graduação em Marketing pela FGV. Possui mais de 19 anos de experiência de mercado, em desenvolvimento de produto, design estratégico e desenvolvimento de mercado. Já conquistou premiações nacionais e internacionais, tais como Brasil Design Awards, Design for a Better World e o IF Design Award. É professor de Design Circular da pós-graduação da FAAP e atualmente integra a equipe do Cazoolo, LAB de embalagens circulares da Braskem o qual tem atuação com foco integral em Economia Circular.
Sessão 5
Fusões & aquisições – Caminhos inadiáveis para a maturidade da transformação brasileira
12:00
Palestra Complementada por Debate
Sociedades & Incorporações- a realidade global trabalha contra empresas defasadas, de escala insuficiente e gestão não profissionalizada. A fusão ou absorção de empresas do mesmo segmento ou de segmentos complementares pode contribuir para combater esta vulnerabilidade
Condições básicas para fusões e aquisições de empresas serem bem sucedidas
Imperativos da economia de escala e modernização fabril conspiram contra a sobrevida de empresas defasadas (de todos os portes, em especial menores e médias), de administração não profissional e com menos poder de negociação no suprimento de matérias-primas
Por que até hoje esse tipo de indústria não competitiva persiste no Brasil, em particular em flexíveis? Prossegue a baixa barreira de entrada no segmento? Chances de permanência dessas empresas daqui por diante. Questão-chave: a quantidade de transformadores no Brasil (em geral e de flexíveis) é compatível com as dimensões do mercado?
Aumentos de capacidade produtiva por fusões e incorporações podem fortalecer empresas na disputa pelo mercado nacional com transformadores com plantas em locais incentivados?
palestrante:
Renato Boranga
Managing Director na área de Corporate Finance & Restructuring da FTI Capital Advisors (“FTICA”)
Renato Boranga é Managing Director na área de Corporate Finance & Restructuring da FTI Capital Advisors (“FTICA”), banco de investimentos focado em fusões e aquisições, levantamento de capital e serviços de consultoria financeira. A FTICA assessora seus clientes combinando profunda experiência em diferentes indústrias e profundo conhecimento do mercado de capitais. A FTICA é uma subsidiária integral da FTI Consulting, que se dedica a ajudar organizações a gerenciar crises e mudanças, mitigar riscos e resolver disputas de várias naturezas. Com mais de 7.600 colaboradores atuando nos principais centros de negócios do mundo, a FTI Consulting é negociada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) e gerou US$3,029 bilhões em receitas durante o ano fiscal de 2022.
Boranga tem mais de 20 anos de experiência assessorando empresas, de vários setores, executando transações de compra e venda de fusões e aquisições, ações e dívidas no mercado de capitais, bem como recapitalizações judiciais e extrajudiciais e reestruturações.
Possui B.A. em Engenharia Mecânica pela Engenharia Mauá e MBA pela Columbia Business School.
12:20
debate
Moderador:
Paulo Henrique Rangel Teixeira
Presidente executivo da Abiplast
Economista, Especialista em Formulação e Análise de Políticas, Mestre em
Desenvolvimento Econômico, Especialista em Direção de Projetos Estratégicos,
Doutor em Engenharia da Produção.
Atualmente é presidente executivo da ABIPLAST - Associação Brasileira da
Indústria do Plástico e do SINDIPLAST - Sindicato da Indústria de Material
Plástico, Transformação e Reciclagem de Material Plástico do Estado de São
Paulo e Diretor Financeiro do INP - Instituto Nacional do Plástico.
Debatedores:
Rogério Mani
Presidente da Abief
Renato Boranga
Managing Director na área de Corporate Finance & Restructuring da FTI Capital Advisors (“FTICA”)