Paradas obrigatórias

Os expositores âncoras que magnetizam o mercado na Interplast
Interplast 2024

activas

“Mostraremos na feira como estamos avançando na consolidação do Grupo activas, que inclui as empresas activas, actplus e actfix. Essa integração nos permite alinhar a gestão entre as empresas, com diretores responsáveis por todo o grupo, otimizar o uso da frota própria, compartilhar estoques e garantir um atendimento coeso aos clientes. Também anunciaremos oficialmente na Interplast uma nova frente de atuação, a actcycle, unidade de negócios dedicada a iniciativas sustentáveis e estruturada em três pilares principais: reciclagem e comercialização de termoplásticos recuperados a partir de aparas industriais, distribuição de soluções sustentáveis (linha BIO PCR, R-PET, R- PS, PE Verde, p.ex) e logística reversa. O pilar da moagem e reciclagem envolve a coleta de refugo industrial, peças de reprocessamento e sucata geral dos clientes. Esses resíduos são reciclados na planta de 300 t/mês da actplus, nossa componedora em Diadema, Grande São Paulo. Oferecemos ainda reciclagem com adição de cores e/ou aditivos, além de assessoria para maximizar o reúso de conteúdo reciclado nas operações dos clientes. A actcycle deve impulsionar em 10% a 15% o faturamento da actplus, cujos compostos e masters são providos por oito extrusoras com suporte do recém-inaugurado laboratório de P&D actcolor, um investimento da ordem de R$ 300 mil e com equipe de oito profissionais”.

Laercio Gonçalves
CEO da activas


 

Alcaplas

“A grande novidade que apresentaremos na Interplast são as resinas de alta performance 100% PCR. Elas têm tem valores intrínsecos muito além do próprio produto (o material em si), por serem produzidas sem demanda de recursos naturais, por possuírem certificado de qualidade e credencial internacional Eucerplast/Recicles, além do atestado de cumprimento da logística reversa para os adquirentes. Também apresentaremos, na prática, o desempenho e eficiência dos filmes contráteis para enfardadeiras e lineares para embalagens diversas, todos produzidos 100% a partir das nossas sustentáveis resinas PCR de alta performance e conformidade com regulamentações ambientais Allgreen. Por fim, mostraremos no estande aplicações de produtos fabricados exclusivamente com nossas resinas PCR, a exemplo de peças injetadas, frascos soprados e filmes”.

Alceu Lorenzon
Diretor presidente da recicladora e transformadora de flexíveis Alcaplas


 

Arburg

“Vamos apresentar uma aplicação para o mercado de recipientes injetados com parede fina. Será realizada pela injetora híbrida 570 Hidrive versão packing com força de fechamento de 180 toneladas e unidade de injeção Euromap 800. Equipada com robô lateral, a máquina produzirá ao vivo potes para dois litros de sorvete em ciclo baixo, de quatro segundos, mantendo a repetibilidade e estabilidade do processo e, em decorrência, economizando tempo e custos e agregando valor ao negócio do cliente”.

Alfredo Schnabel Fuentes
Diretor geral da subsidiária da Arburg no Brasil


 

Arkema

“A Arkema é líder global em materiais especiais e se destaca na fabricação de aditivos para PVC, plásticos de engenharia, biopolímeros, poliamidas e resinas termofixas. Entre os produtos do Grupo em exibição na Interplast, estão a resina de copolímero de fluoreto de polivinilideno Kynar®, projetada para extrema inércia em ambientes de fumaça e chama, e a poliamida 11 de alto desempenho Rilsan®, 100% de base biológica (óleo de mamona) oferecendo versatilidade, segurança e durabilidade para aplicações técnicas. A Arkema também divulgará no estande o peróxido orgânico Luperox®, responsável pela reticulação de filmes de EVA) para módulos solares; a resina acrílica líquida termoplástica Elium®, com propriedades recicláveis; polímeros acrílicos para injeção e extrusão; modificador de impacto Biostrength® para biopolímeros e o elastômero leve e flexível Pebax®, requerido para solas de calçados”.

Carlos De Lion
Presidente da Arkema no Brasil e Cone Sul


 

Automata do Brasil

“Vamos expor nossa linha mais recente de robôs cartesianos, 6 eixos e SCARA (com braço para montagem com conformidade seletiva). Com estrutura mecânica mais robusta e soluções para incrementar a performance (velocidade, precisão e repetibilidade), essa série de manipuladores se distingue por novos conceitos de livre programação e comandos eletrônicos. Em paralelo, divulgaremos na Interplast um módulo de software e controle Indústria 4.0, utilizando a plataforma OPC-UA e armazenamento na nuvem, e nova linha de comandos eletrônicos para uma evolução nos sistemas de retrofits para injetoras. Ela disponibiliza as soluções ‘Plus’ para máquinas avançadas; ‘Lite’ para modelos de baixo custo e ‘Yourself’ para retrofit de injetoras chinesas e/ou mais simples”.

Caíque Lopes
Especialista em marketing da Automata do Brasil


 

Braskem

“A Braskem terá um ponto de encontro para a realização dos chamados tours técnicos na Interplast. Ou seja, visitas guiadas por um porta-voz da companhia aos estandes dos parceiros para mostrar as aplicações dos produtos Braskem. Os integrantes dessas comitivas receberão informações detalhadas sobre os processos, inovações e tendências do setor. A dinâmica dos tours abordará também os conceitos de sustentabilidade abraçados pela Braskem. No plano das resinas em destaque no estande, a relação abre com o copolímero de PP CG800NAQ desenhado para embalagens de alimentos congelados, com ótimo balanço de processabilidade e resistência ao impacto de baixas temperaturas. Outra atração: a resina DPR 010AW, derivada 100% de PP reciclado, obtida a partir de embalagens pós-consumo, de excelente processabilidade e índice de fluidez da ordem de 50 g/10 min. Na mesma pegada de circularidade, a Braskem promove na feira os predicados do grade DRL 007, à base de material reciclado pós-consumo e desenvolvido para embalagens flexíveis. Além disso, a companhia participará na feira do Congresso CINTEC, com a exposição intitulada ‘Jornada da sustentabilidade em embalagens monomaterial’, agendada para a tarde de 15/8”.

Fabio Agnelli
Gerente de engenharia de aplicação da Braskem


 

Brilhant Master

“Nosso estande apresentará uma série de inovações em concentrados, com ênfase em resinas recicladas e evolução tecnológica. Algumas das principais novidades incluem a linha de masters sustentáveis, desenvolvida com materiais biodegradáveis e resinas pós-consumo recicladas (PCR); avanços em coloração que garantem maior uniformidade; desenvolvimentos customizados e soluções que melhoram propriedades mecânicas e ópticas dos plásticos. Também sobressaímos perante a concorrência pela qualificação de pessoal e uma qualidade final respaldada por custos competitivos, decorrência das importações de matérias-primas e equipamentos atualizados, o que aliás tem incrementado nossas exportações para a América Latina. Hoje em dia, a Brilhant Master cobre mais de 19 segmentos e entre os mais relevantes, seleciono agrofilmes e dutos de irrigação; tubos, perfis e revestimentos e bens de consumo a exemplo de utilidades domésticas, brinquedos e mobiliário”.

Ana Augusta
Supervisora do departamento comercial da Brilhant Master


 

Cristal Master

“A Cristal Master revela na feira o fortalecimento de sua linha de aditivos e colorantes de alto poder tintorial. Para isso, temos adicionado qualidade nos processos de reciclagem e de transformação de termoplásticos, itens importantes e de alta participação nas vendas da ampla linha de produtos da componedora. Tal como nas edições anteriores da Interplast, espera-se um grande número de visitantes não só no estande, mas na nossa fábrica em Joinville”.

Luiz Carlos Reinert
Diretor da Cristal Master


 

Colortrade

“As novidades que promoveremos na feira são blendas de aditivos U-pack para termoplásticos, termofixos e elastômeros. Eles reduzem custos operacionais e melhoram a performance do produto final. Em complemento, divulgaremos no estande soluções que tornam mais completa nossa família de auxiliares de alta performance.”

Marcelo Lopes
Diretor comercial da Colortrade


 

Cromex

“Nossos destaques na Interplast serão duas linhas de especialidades: Act Green, Live All Colors® com produtos sustentáveis para a melhoria de performance do processo e qualidade das resinas pós-consumo, bem como redução no consumo de matérias-primas virgens e de emissão de dióxido de carbono (CO2), e a linha GrapheX – Cromex Graphene® de masters com grafeno. Eles aumentam a resistência mecânica, possibilitando redução de espessuras e peso das peças, baixando por extensão o consumo de resinas e de energia no processamento. Entre os mercados na mira desses concentrados, constam o agronegócio, automotivo, embalagens, calçadista, defesa e utilidades domésticas.
Durante o evento os visitantes poderão participar das palestras promovidas pela Cromex. Uma delas, agendada para 15 hs de 15/8, intitula-se ‘Grafeno na Indústria do Plástico: Aplicações, Ganhos e Avanços’ e será ministrada pela especialista em produtos Andressa Oliveira.No dia seguinte, nosso gestor de produtos Thiago Lima discorrerá às 14 hs sobre ‘Soluções Sustentáveis para os Desafios no Programa ESG”.

Giovanni Dias
Gerente de produtos da Cromex


 

Dasp Pack

“A Dasp Pack irá expor inovações em detectores inteligentes de metais (ferrosos, não ferrosos e inox) de sua representada alemã Sesotec. O ponto alto é o lançamento do Protector, um detector inteligente, pois identifica e separa partículas metálicas, e cujo projeto e design são desenhados para transformadores que utilizam injetoras e extrusoras. Também promoveremos na feira o detector GF, voltado para inspecionar o material plástico em tubulações com transporte pneumático para linhas de produção em que o abastecimento das máquinas é centralizado. A Sesotec, por sinal, oferece tecnologias para atingir a pureza da matéria-prima em todas as etapas da economia circular e seus equipamentos podem se comunicar entre si e com outras máquinas. Um apoio nesse sentido é dado pelo software Insight Net: permite a coleta de registros, geração e envio automático de relatórios, controle e gerenciamento remoto do equipamento, bem como suporte técnico remoto aos clientes.
No plano geral, nossos sistemas contribuem para a proteção e confiabilidade de máquinas e ferramentas. O tempo de inatividade em instalações onde caros equipamentos de produção rodam em processos amplamente automatizados pode se tornar oneroso com rapidez. Portanto, é crucial evitar que os danos às máquinas e operações sejam interrompidos. Em muitos casos, minúsculos pedaços de metal são a causa dos problemas”.

Denise da Costa
Gestora de produtos da Digitrol


 

Digitrol

“A Digitrol trará à Interplast o portfólio de sua representada Dynisco, à base de equipamentos para atender as exigências de transformadores de resinas. O mostruário inclui medidores, indicadores e controladores de pressão e temperatura e novos sensores de pressão, com fluido de enchimento atóxico e indicados para operação sob alta temperatura projetados para atender às exigências de transformadores, incluindo os mais novos sensores de pressão com fluido BHTF de enchimento atóxico de alta temperatura. Esse fluido complementa a linha de sensores de pressão de extrusão para processos sanitários (indústria alimentícia, farmacêutica e de embalagem para alimentos). Estaremos expondo também, a linha Dynisco Polymer Tests com equipamentos para medição de índice de fluidez, viscosidade e outras análises reológicas,com destaque 
para o novo modelo LMI6000, equipado com display de tela maior e ajustável e sistema de elevador pneumático na colocação dos pesos. A melhorada arquitetura de hardware e a automação de software para realização de ensaios com um simples toque de botão acelera e simplifica a navegação e operação do plastômetro. Outro chamariz de visitantes ao nosso estande será o medidor de viscosidade em linha ViscoIndicator. Ele replica as condições de teste de plastômetros de laboratório ou reômetros capilares. Medições tais como o índice de fluidez ou a viscosidade intrínseca são especificações primárias das resinas e são relacionadas com as propriedades físicas do produto acabado e com a processabilidade do polímero. A medição é instantânea, resultando em mais eficiência na extrusão, eliminação das taxas de perdas e melhoria do processo como um todo”.

Denise da Costa
Gestora de produtos da Digitrol


 

Eixo Snetor

“Em relação à nossa linha de plásticos de engenharia e especialidades, introduziremos na Interplast desde aditivos de estabilização térmica a resinas para peças técnicas. O portfólio atual mostra uma variedade maior de opções, a exemplo da linha completa de poliamida 6.6, copoliéster termoplástico (TPC), poliestireno, PET e copolímero de etileno-acetato de vinila (EVA). Além de robusto em resinas commodities, o mostruário da Eixo Snetor segue em linha com a sustentabilidade, promovendo na feira materiais reciclados e biodegradáveis, como um polímero à base de borracha natural indicado como biomodificador e/ou compatibilizante para os mais diversos tipos de plásticos. Em paralelo às atividades no estande, realizaremos um workshop com a parceira Ascend, detalhando os diferenciais de sua série poliamidas 6.6 de alta performance e a estratégia para ampliarmos a penetração dessas especialidades no mercado automotivo”.

César Rodrigues, Gerente comercial, e Louise Ruiz, analista de mercado sênior da importadora e distribuidora de resinas Eixo Snetor


 

Eletrothermo

“A novidade do nosso estande são as capas térmicas de aquecimento por infravermelho para o canhão de extrusoras e injetoras. Com longa vida útil, manutenção mínima, instalação simples e desprovidas de cabo de conexões internas, elas superam o sistema convencional, com resistências por condução, devido a atributos como economia de energia de até 30%; aquecimento uniforme do cilindro; menos stress para o motor elétrico; precisão a condução térmica e aquecimento rápido até 700°C”.

Ricardo Sandes
Gerente comercial da Eletrothermo


 

Engecolor

“As atrações no estande incluem o portfólio de produtos da representada americana X-Rite Pantone e soluções de outras marcas que comercializamos para o controle de cor em fluxos de cor digitais e convencionais. Um dos principais avanços apresentados é o software de formulação X-Rite iMatch, projetado para proporcionar, com interface amigável, uma correspondência de cores precisa para materiais opacos e não opacos. Entre seus diferenciais constam algoritmos adaptados às propriedades ópticas dos plásticos; a tecnologia de correspondência inteligente (aumenta a rapidez e precisão das formulações em vista); gestão abrangente do banco de dados de corantes e formulações; recursos de controle de qualidade como verificação de tolerância e métricas de diferença de cor e integração perfeita do software com os espectrofotômetros da X-Rite. Entre eles, divulgaremos na feira os modelos de bancada Ci7500 e VS3200 e portáteis Ci64UV e o novo eXact 2. Sobressaem perante a concorrência pelo acesso às bibliotecas PantoneLIVE, que são as cores Pantone em formato digital, muito mais precisas.
Também apostamos na repercussão na Interplast despertada pelo espectrofotômetro de medição em linha recomendado para o controle e ajuste de cor na produção de plásticos laminados, ou então, para usos como o monitoramento de cor da pintura de peças planas. No compartimento dos colorímetros, exibiremos os acessíves modelos portáteis Colormeter Pro e Engemeter, indicados a quem deseja sair da subjetividade da avaliação visual e adicionar um controle de cor numérico, baseado em Delta E. Esse nível de excelência é acentuado por outros equipamentos revendidos pela Engecolor e presentes no estande, casos da cabine de luz e o teste de acuidade visual Farnsworth Munsell 100; os sistemas de cor da Pantone, PMS – Pantone Match System e o FHI – Fashion, Home & Interiors e o monitor Eizo, desenhado para o desenvolvimento de artes, tratamento de imagens e aprovação digital de cores. Seu painel permite uniformidade de cor, espaço de cor Adobe RGB e calibração automática com espectrofotômetro embutido”.

Gilberto Maximiniano Alves Junior
Diretor da Engecolor


 

Eurostec

“A Eurostec vai mostrar na feira o modelo BL250EKW PVC da nova série de injetoras EKW PVC da marca chinesa Bole, acrescido de sistema de automação para embalagem e ampliação do curso de abertura e espaço para moldes de maior capacidade. Com alta precisão do controle dos movimentos e repetitibilidade do produto gerado (assegurada por válvulas proporcionais no fechamento e unidade de injeção), as máquinas dessa série focam os mercados de irrigação (linha azul) e construção civil (linha marrom) e incorporam sistema de fechamento central e servomotores, com decorrente economia de energia e matéria-prima e garantia de estabilidade dimensional para o artefato injetado. Essas vantagens e recursos como o fechamento nominal (100% da força de fechamento aplicada) serão certificados pelo público atraído na Interplast pela nossa solução integrada: máquina + molde + embalagem. Na prática, a máquina injetará conexões de PVC. Na sequência, após injeção e descarga, as peças serão transportadas por esteira e, ao final da linha, um equipamento empacotará as conexões, liberando então os lotes para expedição”.

Marcio Reis
Coordenador comercial da divisão plástico da Eurostec Máquinas


 

Gneuss

“Apresentaremos na Interplast as novas integrantes da família de linhas de reciclagem OMNI, a MRSpure e a MDS, além das inovações dos sistemas de filtração rotativa contínua, para processamento de poliolefinas recicladas pós-consumo. O diferencial das duas novas linhas OMNI são o processamento de materiais reciclados nas seguintes aplicações:

  • reciclagem de aparas têxteis e de BOPET de baixa densidade aparente e baixa viscosidade em pellets de alta viscosidade e grau alimentício num só passo.
  • reciclagem de embalagens alimentícias poliolefinicas pós-consumo em ciclo fechado num único passo de extrusão – caso de tampa a tampa – tecnologia com recente homologação EUA.
  • reciclagem de PET pós-consumo na nova linha MDS com alta capacidade de extração de contaminantes (voláteis e sólidos) e sem pré-secagem. Tecnologia indicada para reciclagem de filmes poliolefínicos, bottle to bottle, fibras e fitas de arquear.
  • reciclagem de materiais pós-consumo com extração de odores”.

Andrés Grunewald
Diretor da Gneuss para a América Latina


 

Imerys

“Líder mundial em especialidades minerais para indústrias, a Imerys promoverá suas soluções e fortalecerá sua marca junto a clientes na Interplast. Entre as tecnologias de carbonato de cálcio realçadas no estande constarão tipo natural revestido para ráfia; o cretáceo para tubos, conexões e perfis de PVC e o grade ultrafino revestido, recomendado para embalagens. Em paralelo, divulgaremos soluções sustentáveis com acompanhamento de ciclo de vida de produto e pegada de carbono e nossa excelência na segurança de fornecimento e controle de processo dos minerais, além do desenvolvimento de características técnicas do carbonato de cálcio em linha com o esperado para a aplicação em vista”.

Marcius Garcia
Gerente de vendas polymers da Imerys


 

Inbra

“Com o objetivo de impulsionar o mercado de plásticos com soluções livres de ftalatos, a Inbra apresentará na Interplast seus plastificantes para PVC desenvolvidos a partir de óleos vegetais, assim como os estabilizantes térmicos para PVC à base de cálcio e zinco. São eles:

  • Drapex®: plastificante à base de óleo de soja epoxidado.
  • Inbraflex®: plastificante à base de éster epoxidado de óleos vegetais.
  • Plastabil® e Markstab®: estabilizantes térmicos para PVC (rígido e plastificado), kickers e fosfitos orgânicos.
  • Planagem®: agentes esponjantes/expansores.
  • Estearatos: magnésio, cálcio, zinco, sódio e monoestearato de glicerila.
  • Inbragen®: branqueador óptico.
  • Inbrapon®: estearatos metálicos em suspensão.”

Victor Heininger
Diretor comercial da Inbra


 

Karina

“Nossa equipe comercial e técnica estará na feira recebendo clientes e parceiros e a principal atração do estande, em masters, é o nosso book de cores e tendências 2024 com muitas tonalidades e efeitos para todos os segmentos. Além disso, os visitantes constatarão nosso rol de soluções acenadas para redutos como fios e cabos especiais, rotomoldagem, borracha termoplástica e compostos de PVC. No plano da sustentabilidade, marcaremos presença na Interplast promovendo o portfólio EKO, com produtos de fonte renovável e pós-industriais para diversos segmentos, e a linha Karinbio composta por bioplásticos compostáveis (PLA), resultando em um material versátil, de excelente qualidade, acabamento e textura e recomendado para filmes, injetados e termoformados, sendo que demais possibilidades podem ser avaliadas pelo nosso departamento técnico”.

Edson de Oliveira Penido
Diretor comercial e de marketing da componedora Karina


 

Krisoll

“É a primeira vez que participamos da Interplast como expositores. Para incrementar o estande, decidimos apresentar, entre outros materiais, a linha Sollamid (PA 6 e 6.6); a série de poliamidas sustentáveis (compostos base aparas e PCR), a linha Ultramid (PA de alta viscosidade para extrusão) que distribuímos para a Basf. Por sinal, frisaremos na feira o incremento das opções dessas resinas para flexíveis e filamentos 3D. Materiais à parte, destacaremos na Interplast o aumento e modernização de nossa capacidade de beneficiamento de polímeros, assim como nosso enquadramento nos parâmetros ESG e normas da Força-Tarefa Automotiva Internacional (IATF)”.

Vladimir de Oliveira
Diretor comercial da Krisoll


 

Petropol

“A relação de atrações que introduziremos na Interplasat abrem com o Conceito Petropol UPC (UP Cycling). Trata-se do desenvolvimento de compostos baseados em PA (Linha Nypol) e PP (Linha Petrotene), empregando resina base originária de aparas industriais e primando por estabilidade lote a lote e por propriedades mecânicas muito próximas dos contratipos de resina virgem. No compartimento de PA, devem repercutir na feira os predicados da série de compostos Nypol HTA. Contam com PA parcialmente aromática, suas características físicas batem as de compostos do pllímero alifático (PA 6 e 6.6), absorvem menos umidade e mantêm elevada a rigidez em aplicações nas quais substituem metais. Uma referência em termos de facilidade de processamento: a linha Nypol HTA pode ser processada em molde a água ‹80ºC, enquanto poliftalamida depende de molde aquecido a óleo. Outro avanço nessa área de materiais de engenharia a ser divulgado na feira é o composto de PA 6 com 60% de fibra de vidro Nypol B3 G60 PRT011 NT330. O acabamento superficial e o módulo de flexão > 19GPa o credenciam a substituir metais como alumínio e zamak. Ainda em materiais nobres, promoveremos no estande as vantagens da linha TENOPOM GF, constituída por poliacetais modificados com fibra de vidro, para aplicações dependentes de estabilidade dimensional, alta rigidez e baixa fluência (creep). O rol das especialidades apresentadas na Interplast fecha com os poliésteres modificados ao impacto DUREPOL TZ e ST, indicados usos necessitados de excelente balanço de rigidez versus flexibilidade, como componentes de implementos agrícolas”.

Marco Feliciano
Gerente de vendas e marketing da Petropol Polímeros


 

Piovan

“Na Interplast estaremos apresentando, pela primeira vez no Brasil, o sistema gravimétrico Doteco com montagem local, para controle peso/metro de filmes e perfis. Até o momento, os equipamentos Doteco eram importados da Itália e agora passam a ser construídos aqui, tal como o sistema de alimentação correspondente. Em seu gênero, a tecnologia Doteco é a mais precisa do mercado, proporcionando melhora da qualidade final e reduzindo o consumo de matéria-prima, pois a variação de espessura possibilitada é a menor disponível nesses dosadores hoje ofertados no Brasil.
Também, promoveremos na feira a mais recente geração do sistema de alimentação Easypowder, especifico para transporte de pós, mais especificamente PVC e seus compostos. Ele é 100% selado, inviabilizando fuga de pó no ambiente fabril, e pode ser utilizado de modo individual ou em sistemas centralizados com ampla área de filtragem e limpeza automática de filtros. Os pontos altos do nosso estande abrangem ainda a série de unidades de água gelada SLIM, reprojetada em prol do seu rendimento e custo. Ela vem agora equipada com novo controle eletrônico e interface touch screen mais amigável e completa, dispõe de muitos modelos para uso interno ou externo, bombas e ventiladores com velocidades variáveis e carcaça em aço galvanizado, garantindo longa durabilidade. Por fim, consideramos a Interplast sob medida para difundir a operação ao vivo de um sistema de detecção e separação de metais da nossa representada americana Bunting. Sucesso de vendas em áreas como as de fármacos e alimentos, o equipamento é considerado o de maior sensibilidade do mercado, ou seja, detecta as partículas mais infinitesimais, evitando entupimento dos bicos quentes e contaminação do material, embalagem ou outro artefato plástico envolvido.”

Ricardo Prado Santos
CEO para a América do Sul da Piovan


 

Piramidal

“Vamos reforçar na Interplast atributos formados em 39 anos de varejo de resinas, como o fornecimento de soluções, maior portfólio do mercado para pronta entrega, presença nacional, entrega ágil, relacionamento e atendimento especializado. As novidades expostas compõem a linha de produtos de marcas da própria Piramidal. Tratam-se de PS (cristal e alto impacto) Piralex e resinas sustentáveis Eccoar, à base de materiais pós-consumo e pós-industrial e aliando alta qualidade a preço justo e versatilidade de aplicações. Outra atração é a nossa unidade de especialidades químicas, a cargo de aditivos para polímeros da japonesa Adeka, a exemplo de antioxidantes, retardantes de chama, estabilizantes térmicos, nucleantes/clarificantes e plastificantes para PVC”.

Tadeo Zilli
Derente comercial da região sul da distribuidora Piramidal


 

Raposo/Clean Plastic

“Nós, do grupo Clean Plastic e Raposo Plásticos, líder na reciclagem de poliolefinas no Brasil, apresentaremos diversas novidades nesta edição da Interplast. Do lado da Raposo Plásticos, os destaques são soluções sustentáveis, a exemplo das linhas de reciclados RACOM e RAPOL, em linha com as mais rígidas normas das indústrias de eletrodomésticos e automotiva. São referências os compostos de PP com fibra de vidro ou talco, de excelentes propriedades físicas, ou materiais reciclados 100% de resíduos pós-consumo com controle de cor e características mecânicas superiores à média nesta categoria. O mesmo comprometimento com a circularidade dá o tom da série de produtos Soft Touch, TPE e RAFLAME, este último referente a compostos de resinas recicladas ou híbridas (virgem + reciclada) com retardantes de chama livres de halogênio, indicados para aplicações na construção civil e autopeças. As atrações da Raposo no estande estendem-se pelos materiais da linha RAPE (obtidos de PEAD ou PEBD pós-consumo) e recomendados para injeção, sopro ou extrusão. Já os materiais recuperados da linha RAPS (PSAI) se adequam à extrusão ou injeção. Este último processo é o foco dos grades de PA reciclados da linha RALON.
Por sua vez, a Clean Plastic marca presença na Interplast com a a apresentação da nova unidade Clean Eco, incumbida de receber sucata para o grupo Clean fornecida diretamente por catadores e cooperativas. Dessa articulação surgiram os produtos CLEAN ECO, PP e PEAD PCR com 100% de rastreabilidade desde o início da cadeia com lotes rastreados até a coleta do resíduo. Outra novidade de apelo ambiental no estande: a série Oceano + Clean, configurada por reciclados cuja composição de componentes inclui resíduos plásticos descartados incorretamente e coletados em áreas do litoral brasileiro”.

Rafael Bringel
Gerente de desenvolvimento da Raposo Plásticos.


 

Replas

“A Interplast é uma excelente oportunidade para reforçar nossa participação no mercado de resinas termoplásticas e, a propósito, a Replas completa 44 anos de atuação em 2024. Com base nessas premissas, compartilharemos no estande as parcerias de longa data com a Innova, como distribuidor oficial para PS e filmes de BOPP e nossa condição de agente autorizado pela petroquímica saudita Sabic para comercializar no Brasil suas linhas de PE e PP. A intenção é promover na feira a diversidade do portfólio da Replas, inclusa a recente linha de fibras de poliéster para enchimento e as alianças firmadas com produtores de classe mundial para importação de poliolefinas. Essa envergadura da operação da empresa resulta de diferenciais como a estrutura logística integrada por quatro centros de distribuição, provendo entrega rápida e eficiente de acordo com a necessidade do cliente, além de assessoria técnica para proporcionar soluções de processo personalizadas”.

Marcos Prando
Sócio executivo da distribuidora Replas


 

Romi

“Durante a Interplast será exibida a nova geração da injetora ROMI EN 170. Projetada para elevar a produtividade, oferece excelente desempenho com economia de energia e destaca-se pelo aumento das dimensões na unidade de fechamento, proporcionando uma área de molde maior, com até 20% de ganho no espaço entre colunas. Conta também com fechamento otimizado, sistema ‘stop and go’ e velocidade maior de injeção. O estande também será enriquecido por uma sopradora ROMI de alta produtividade e com excelente deslocamento transversal e controle na transferência e no fechamento. O modelo sobressai pela precisão, confiabilidade e eficiência energética. Outro chamariz de visitantes para nossa vitrine na feira será o versátil centro de usinagem ROMI D 800 com área de trabalho expandida, ideal para atender ao segmento de ferramentaria. O equipamento conta com cabeçote direct drive (motor acoplado diretamente ao cartucho), sistema de compensação térmica, guias lineares de rolos e CNC Fanuc Oi-MF Plus i-HMI, que possibilita ao usuário acesso às principais funções do equipamento em apenas dois cliques”.

Mauricio Lanzellotti Lopes
Diretor comercial da Romi


 

Sumitomo Demag

“Vamos divulgar a recém-lançada série de injetoras japonesas elétricas SE-EV-S, diferenciadas pelos baixíssimo consumo de energia e ciclos curtos aliados a um mínimo uso de recursos naturais, pois dispensa a necessidade de óleo hidráulico para realizar seus principais movimentos e de água para refrigerar a máquina. Afinal, os servomotores fabricados pela própria Sumitomo são refrigerados a ar. Com 180 toneladas de força de fechamento, o modelo SE-EV-S a postos no estande conta com capacidade de injeção de 302g/PS e velocidade de injeção de 350mm/s e é indicado para embalagens como tampas e potes de parede fina. Além do viés sustentável, esta série já vem equipada com interface de comunicação OPC-UA, para integração com servidores de banco de dados e equipamentos periféricos”.

Michel Carreiro
Gerente geral da Sumitomo Demag do Brasil


 

Termocolor

“A Termocolor apresenta na Interplast as cores selecionadas como tendência para 2025: Olivia Celestial Yellow, Scarlet Cherry Lacquer, Jade Retro Blue, Siena Neon Flare e Valentina Future Dusk. Ligadas à natureza e ao bem estar, elas refletem estabilidade e segurança e evocam incomparável senso de sofisticação. Em paralelo,a empresa reafirma no estande seu compromisso com a sustentabilidade, destacando sua expertise no tingimento de PP PCR (reciclado pós-consumo). Esse processo garante a estabilidade da coloração e propriedades mecânicas lote a lote do material recuperado, viabilizando a moldagem de peças em diversas cores e designs, ultrapassando as limitações do emprego da cor preta, em geral associada aos produtos reciclados. Ainda na seara das soluções sustentáveis, a Termocolor promove na feira sua linha de masterbatches PCR, veiculada em PEBD e aplicável nesta resina e em PEAD e PP.”

Murilo Feltran
Gerente de contas especiais da Termocolor


 

Thathi Polímeros

“Há décadas, nossa linha de polímeros de engenharia foca PA 6 e 6.6, POM, PBT e PBT+PET. Como inovações no portfólio, destacaremos no estande a disponibilidade de poliftalamida (PPA) e de formulações desse material com fibra de vidro, indicadas para aplicações dependentes de alta resistência ao calor e mecânica, a exemplo de peças para iluminação automotiva e eletroportáteis. Em paralelo, destacaremos na feira nossa expertise no fornecimento de resinas para injeção diferenciadas pelo acréscimo de fibras de vidro, elastômero ou cargas minerais, formuladas em linha com as propriedades em vista para a aplicação em questão. É justo nesse espírito que se enquadra a linha Technyl de poliamidas 6 e 6.6 produzidas pela Domo Chemicals (Europa e Ásia) e importadas pela Thathi, como sua distribuidora, há pouco mais de dois anos. No passado hoje remoto, a marca Technyl consagrou-se no Brasil à época de seu lançamento pela Rhodia e, a seguir, pelo desdobramento do mercado pela Solvay, que revendeu o negócio mundial para a Domo. Apesar de ter deixado de ser produzida no Brasil, essa marca retornou ao país pela Thathi que, desde 2020, importa de plantas na França, Polônia, Itália e China grades para peças técnicas como Technyl 4 EARTH, Light Weight, Technyl MAX e Star, Technyl Red/Protect/One e Technyl Pure, além de tipos de elevada resistência térmica e à chama e grades alta pureza para baterias automotivas”.

João Rodrigues
Diretor presidente da Thathi Polímeros


 

Vizuri

“A Vizuri destaca na Interplast a excelência do dosador gravimétrico Platino. Incorpora tecnologia embarcada para produção inteligente, provida pela plataforma de gestão Vizuri 4.0. Sua principal funcionalidade: a baixa automática de matéria-prima por ordem de produção. Ou seja, o sistema permite que as empresas acompanhem em tempo real o consumo de matérias-primas, facilitando a administração de estoque e garantindo que a produção ocorra sem interrupções. Os benefícios proporcionados abrem com a precisão conferida à dosagem, minimizando erros e desperdícios. Outro ponto alto: o sistema de gestão da produção automatiza a baixa de matéria-prima e, assim, reduz a dependência de intervenção manual e otimiza o fluxo de trabalho. Por fim, vala ressaltar que o monitoramento em tempo real viabilizado pela plataforma focaliza o consumo de materiais e os eventuais ajustes necessários às ordens de produção, melhorando portanto a resposta a mudanças na demanda”.

Robson Moraes
Responsável por marketing do departamento comercial da Vizuri Equipamentos


 

Wortex

“A estrela do estande é a máquina Challenger Recycler Geração III, para recuperar material pós-industrial (PIR) e pós-consumo (PCR), tanto flexível quanto rígido ou blenda dos dois tipos. Conta com sistema de dupla filtragem (duplo troca tela) desenvolvido por nós e munido de conexão satelital (nuvem) e dispositivo de conectividade Iot (internet das coisas) possibilitando o monitoramento remoto, envio de dados e, em alguns casos, a automação de processos. Este aparato virtual proporciona maior flexibilidade, segurança e capacidade de desempenho. As atrações do nosso estande se completam com o sistema de monitoramento contínuo da produção da Challenger Recycler Geração III, através de novo conjunto de pesagem”.

Paolo de Filippis
Diretor presidente da Wortex

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário