Para brindar com tequila

Mecalor intensifica ofensiva internacional com filial no México

Na reta para cruzar a marca dos 60 anos em 2020, a Mecalor, quintessência nacional em equipamentos de controle térmico, demonstra que a inquietação permanente é uma fonte de juventude. As prospecções do mercado internacional iniciadas em 2008 cimentaram na empresa a ideia de afiar a competitividade com um braço no exterior. Ele toma corpo em maio com a abertura no México de uma filial comercial que, conforme o andar da carruagem, prenuncia a entrada em cena de uma fábrica dos periféricos da Mecalor, que hoje tem na transformação de plástico uma artéria jugular da sua receita. Nesta entrevista, o diretor comercial Marcelo Zimmaro detalha esta investida e suas perspectivas.

Marcelo Zimmaro
Zimmaro: crescimento no México depende de serviços locais.

Qual a motivação para investir numa planta no exterior e por que o México foi o país escolhido para alojá-la?
O México possui uma economia muito diversificada e vigorosa, taxas de crescimento razoáveis, baixo desemprego e abertura comercial. É um país com 120 milhões de habitantes e uma indústria muito forte em setores a exemplo do automotivo, aeroespacial e alimentício. Já temos um razoável volume de exportações diretas para clientes no país, mas para ganhar mais mercado é preciso investir de fato numa operação local de mesmo nível de excelência em serviços da Mecalor no Brasil. É esta a premissa da filial comercial a ser inaugurada em 5 de maio em Queretaro, cidade com forte vocação industrial a 100 km da capital mexicana. O investimento total gira em torno de R$ 2 milhões aplicados em três etapas com retorno previsto entre três e cinco anos.

Qual a participação das exportações nas vendas da Mecalor em 2018 e quais as expectativas nesse sentido com a entrada em cena da filial comercial?
Hoje em dia, o volume de exportações representa cerca de 10% do nosso negócio e cresce ano a ano. A tendência com a base no México é aumentar a representatividade dessas vendas externas, mas, como queremos continuar a expandir em paralelo no Brasil, deverá ser um aumento gradual e suave no comércio exterior. O foco primordial da Mecalor México é o mercado interno, mas utilizaremos a vantagem logística da filial como hub para cobrir a América Central e EUA. Brasil e o restante da América Latina continuarão atendidos pela matriz em São Paulo.

Qual a estimativa das participações do setor plástico nas vendas internas e nas vendas externas da Mecalor em 2018? Como avalia as mudanças nessas participações perante o cenário de 5 anos antes?
O setor plástico mobiliza em torno de 30% do nosso negócio. De 2013 a 2018 a Mecalor observou crescimento de 50% no volume de vendas para o segmento de plásticos, fruto de grande esforço em serviços e desenvolvimento de produtos. Num cenário em que a indústria plástica sofreu muito com a última recessão, este crescimento merece comemoração.

Qual o equipamento da Mecalor para o setor plástico mais vendido no mercado interno e no exterior?
Divido a resposta entre três tipos de equipamentos. Nosso carro-chefe é o Chiller, para o resfriamento de injetoras, extrusoras, sopradoras e termoformadoras. A seguir, vem o DryCoooler, sistema de água industrial em circuito fechado. Em terceiro, estão as linhas dedicadas a nichos da transformação, tais como o resfriador de ar para extrusão de balão (Unidade de Ar Frio UAF), desumidificador de moldes de injeção e sopro (Unidade de Ar Seco UAS), aquecedores de molde a água (Termoregulador TMR) e os famosos Termochiller DUO, equipamentos conjugados que aquecem e resfriam de 10 a 90°C. O mercado latino, México incluso, segue a mesma trilha.

Qual a razão social da filial no México e seu portfólio inicial?
A razão social será Mecalor Soluciones en Ingenieria Termica S.A. de CV. Na primeira fase iremos importar equipamentos do Brasil, a exemplo de chillers, termoreguladores, drycoolers, e os modelos DUO. Na segunda fase, prevemos a montagem parcial desses produtos, com as possibilidades de ajustes requeridas pela demanda local. Na terceira fase, a depender da nossa evolução no mercado, virá a montagem 100% local.

Quantos concorrentes da Mecalor têm planta no México?
O mercado mexicano é mais aberto que o brasileiro. Isso significa que aqui temos dezenas de pequenos concorrentes locais e alguns poucos de fora. No México é diferente. Ali estamos expostos a um maior número de competidores internacionais, o que torna a operação local um grande desafio. Temos um produto de tecnologia competitiva, difundida em feiras internacionais e com feedback positivo de clientes de outros países quanto à confiabilidade, espaço ocupado, eficiência energética e serviços pós-venda.

Quais os pontos altos da infraestrutura da filial mexicana?
Entre as referências em termos de qualidade, destaco o ar condicionado dos escritórios, que será feito com solução chiller de altíssima eficiência + climatizadores Mecalor, com automação e conectividade via web. Teremos também um sistema de simulação de falhas para uso em treinamentos de clientes e parceiros, além de demonstrações. Já está nos planos obter a a certificação ISO 9000 para a Mecalor México e o investimento em sistemas informatizados para controle de estoque, peças, faturamento etc. Ainda na infra de assistência, contaremos com veículo oficina adaptado seguindo os padrões da Mecalor Brasil.•

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