Fusilli ao sugo, penne calabrese, frango com creme de milho e arroz, strogonoff de frango com arroz e, por fim, cubos de pernil com molho barbecue e arroz. Este é o cardápio de largada para uma investida em pratos prontos tão singular da Seara que sequer é auditada no país por sensores de pesquisas de mercado, como a Nielsen. “Ela considera apenas os pratos prontos congelados”, nota Rafael Palmer, diretor de trade marketing de industrializados para o mercado Interno desta marca da JBS. O pulo do gato diferenciador da Seara é a linha Rotisserie de refeições resfriadas, categoria consolidada em referências como Reino Unido e EUA e merecedora inclusive do investimento em nova fábrica em Osasco, Grande São Paulo, para abrigar o maquinário escandinavo de uma tecnologia geradora de vácuo durante o preparo dos alimentos, com efeitos diretos sobre sua vida útil e a concepção das embalagens plásticas apropriadas. Palmer explica a importância da chegada dessa categoria para a indústria alimentícia no Brasil e distingue as peculiaridades dos recipientes na entrevista a seguir.
A Seara é pioneira em seu setor no fornecimento de pratos prontos resfriados no país?
A Seara é a primeira indústria alimentícia brasileira a produzir, em larga escala, refeições prontas resfriadas. Até então, o brasileiro encontrava este tipo de refeição apenas em rotisseries, com menor variedade de sabores e prazos de validade mais curtos. Mesmo nestes casos, víamos a predominância de massas e saladas, com poucas opções de refeições completas. Em geral, os atores desse mercado, são pequenas empresas, sem relevância nacional. A Seara é a primeira e, por ora, a única a entrar neste segmento de forma grande, industrial, e com muito uso de tecnologia de embalagem. Por isso, é pioneira.
Quais os argumentos de venda da linha Rotisserie?
A principal vantagem é o shelf life. Muitos supermercados não conseguem ter refeições prontas refrigeradas por carecerem de estrutura de rotisserie para isso. Além disso, os alimentos duram muito pouco, o que compromete bastante a rentabilidade para o lojista devido às sobras e perdas. Por sua vez, o consumidor ganha muito com esse tipo de produto, pois conta com um serviço diferenciado e que proporciona os seguintes benefícios:
• Refeições feitas com ingredientes frescos e conhecidos do consumidor – são encontrados na cozinha dele.
• Produto resfriado, único no gênero no Brasil
• São pratos que trazem “comida de verdade” (real food), sem conservantes.
• Preparo em até 4 minutos e apita quando pronto.
• Tecnologia PowerVac, conserva sabor e frescor do alimento por mais tempo. Dura muito mais que uma refeição tradicional de rotisserie comum, permitindo ao lojista de qualquer tamanho oferecer esta opção ao consumidor.
Outra vantagem para o trade é a possibilidade de a linha Rotisserie atrair um fluxo de clientes diferenciados, casando com as expectativas de lojas voltadas para introduzir o apelo de conveniência. Além do mais, este lançamento supre a necessidade de uma comida fresca de rotisserie para lojas desinteressadas em montar a estrutura necessária.
O que distingue esta linha de comida resfriada dos produtos congelados?
Não há diferenças significativas. Ambas as linhas possuem boa aderência do mercado, considerável shelf-life e não contêm conservantes químicos. O que chama atenção é que o consumidor associa ao produto congelado perda de sabor e presença de conservante. Dessa forma, 40% dos compradores de congelados acabam consumindo o produto como última opção. Por isso, a linha Seara Rotisserie foi criada para quem prefere alimentos frescos, e não encontra tais opções no mercado de pratos prontos.
Em que consiste a tecnologia PowerVac e quais as etapas desse processo de acondicionamento?
A Seara detém a exclusividade no Brasil para uso da tecnologia sueca PowerVac. Consiste numa embalagem capaz de aplicar um poderoso vácuo ao produto durante seu preparo. Os alimentos são colocados frescos ou pré-preparados na embalagem, que é selada antes do cozimento. Quando o prato sai do forno, o choque térmico faz com que se crie naturalmente um vácuo que conserva o alimento por muito mais tempo. Isto tudo acontece graças a uma exclusiva válvula que controla a saída do vapor e a pressão interna da embalagem.
Em termos de exigências de envase e performance, como as embalagens dessas refeições prontas submetidas à tecnologia PowerVac diferem das destinadas a pratos congelados?
No caso das bandejas da linha Rotisserie, tratam-se de peças termoformadas de polipropileno (PP) com design geometricamente desenvolvido para a deformidade do fundo, no momento da geração do vácuo, manter íntegras as paredes principais, possibilitando um dimensional padrão para aplicação da luva de papel cartão especificado para ambientes úmidos e um acondicionamento adequado para transporte. São bandejas indicadas para micro-ondas envoltas em filme tampa termosselável com estrutura de poliamida (PA) e laminado com PP, material que mantém a selagem íntegra e apta a suportar a alta pressão interna gerada pelo vapor do produto durante a pasteurização. Por fim, a válvula é elaborada com etiqueta plástica e sua função é liberar o excesso do vapor interno gerado no cozimento para, a seguir, gerar o vácuo natural.
Quanto custa a linha Rotisserie no ponto de venda?
Essas refeições prontas resfriadas terão uma média de preços em torno de R$ 9,90 para as massas e R$ 12,90 para pratos com proteínas. •