No Brasil, masterbatches é um braço da cadeia plástica sob fogo cruzado. Nos últimos anos, os componedores de concentrados andam emaranhados em disputas movidas a preço numa conjuntura de demanda em fogo baixo. Uma escapada dessa sinuca passa por investimentos em tecnologia e serviços e o cultivo de um nicho que saiu do limbo crônico do passado para os holofotes hoje em dia, caso das soluções para materiais reciclados. Com plantas em Cotia, na Grande São Paulo, e Fortaleza (CE), além de filial no Paraguai, a Kolor Flakes acentua a adesão a essa estratégia pisando mais fundo na produção de dessecantes, como conta nesta entrevista o gerente comercial Fabio Patente.
Kolor Flakes produz masters, pigmentos em pó, flakes e dessecantes. Incluindo o movimento de todas as suas plantas qual o volume total de vendas atingido em 2023 e compare com o saldo registrado em 2022? E como reparte no resultado de 2023 as participações de cada linha de materiais?
2023 foi o ano de menor crescimento da Kolor Flakes – as vendas aumentaram em torno de 10%. Muitos clientes tiveram drásticas quedas em seus movimentos, e mesmo com novos nomes na carteira de pedidos, o crescimento da empresa marcou pela moderação, com uma produção aproximada de 4800 toneladas no ano passado. A divisão das participações das linhas de produtos ficou assim em 2023: masterbatch em flake, com cerca de 40% das vendas; master granulado, com 45%; aditivos como dessecantes, com 10% e dry blend (pó) mobilizou 5%.
Como avalia a participação dos dessecantes no negócio da Kolor Flakes?
De modo geral, nossa atuação no segmento de aditivos tem sido muito discreta. Decidimos começar essa expansão em materiais auxiliares pelo dessecante, pois é muito utilizado para quem faz uso de materiais reciclados em seus produtos, sendo praticamente indispensável na extrusão de filmes com materiais recuperados. O aditivo dessecante é material de baixo custo e baixa margem de lucro, por isso não tínhamos, até 2023, focado no seu crescimento. Afinal, não compensava deixar de produzir master colorido para produzir dessecante. Agora que colocamos um equipamento exclusivo para esse aditivo, queremos aumentar a participação do dessecante para algo em torno de 25 a 30% da nossa produção geral.
Decidimos nos empenhar no negócio do dessecante por tratar-se de um item de utilização em larga escala na indústria. Desse modo, seu crescimento acontece com mais rapidez que as formulações de colorantes, pois elas exigem mais trabalho no desenvolvimento da cor precisa.
Qual o investimento realizado este ano na capacidade produtiva de dessecantes?
Investimos aproximadamente R$ 1 milhão em nova linha de dessecante, ativada na unidade em Cotia. Já na planta em Fortaleza uma determinada linha roda dedicada a dessecantes e compostos carregados com carbonato de cálcio. O aporte de recursos em Cotias se justifica porque, para ser vendido em São Paulo, o aditivo precisa ser produzido ali mesmo. Por ser produto barato , o frete inviabiliza sua comercialização se for produzido fora do estado. Enfim, até 2023 não tínhamos linha centrada em para dessecante em São Paulo, lacuna fechada com a máquina em Cotia e complementada pela operação cearense.
Kolor Flakes produz e vende o aditivo dessecante e/ou o vende incorporado a um concentrado?
Em geral, dessecante é comercializado sozinho, pois seu uso está ligado ao grau de umidade da matéria-prima. Ele até poderia ser incorporado aos masters coloridos, mas, nesse caso, não teríamos um controle adequado da sua utilização, uma vez que aumentar ou diminuir seu teor na composição teria impacto direto nos padrões das cores.
Quais as principais aplicações do dessecante ?
Dessecante relaciona- se em regra a materiais reciclados, caracterizados em geral por alto grau de umidade . Seu uso é quase indispensável para quem trabalha com a extrusão de filmes contendo resinas recuperadas. Também é recomendado para recicladores e para aprimoramento dos processos de injeção e sopro, caso o polímero venha a apresentar manchas causadas por incidência de umidade.
Desde o ano passado, a super sobra mundial de PP e PE virgens a preços próximos e, por vezes, até abaixo dos similares reciclados, tem golpeado as margens de lucro dos recicladores. O Brasil não foge à regra. Esta perda de competitividade das poliolefinas recicladas tem afetado ou não a procura pelo dessecante da Kolor Flakes?
Na verdade, essa perda de competitividade dos recicladores afetou toda a cadeia produtiva da Kolor Flakes. Como acreditamos que o reciclado seja o futuro do Brasil e focamos nesse segmento, sentimos um pouco essa queda nas vendas dos recicladores; aliás foi exatamente isso que causou a estagnação das vendas da Kolor Flakes em 2023. Mas o mercado específico do dessecante é muito grande, por isso decidimos investir na arrancada das suas vendas a partir deste ano.
Sobram fornecedores locais de dessecantes. Quais os diferenciais oferecidos pelo aditivo da Kolor Flakes?
Nosso dessecante prima pelo custo/benefício e possui alto teor do princípio ativo, que age na eliminação mais eficiente da umidade, e tem um grau de estabilidade grande, um atributo importante por que trata-se de um aditivo higroscópico ( absorve água). Uma vez exposto ao meio ambiente (fora da embalagem) por determinado período, ele absorve água e perde sua eficácia. Por ser mais estável, nosso dessecante demora mais para efetuar essa absorção, permitindo, por exemplo, que a indústria usuária do material empresa prepare uma mistura de matéria prima no turno do dia para ser processada no turno da noite sem perda de eficiência, vantagem que muitos dessecantes concorrentes não proporcionam.
Uma das grandes dificuldades para avaliação da excelência do dessecante é de que isso depende de teste realizado na prática, o que torna um pouco mais delicado determinar a eficácia exata do aditivo de um fabricante em relação a outro.