KHS aperta cerco de PET às bebidas sensíveis

KHS suco

O assédio à proteção de bebidas sensíveis com uma pitada de sustentabilidade desemboca na garrafa de PET reciclado para sucos, assegurada à mídia como a primeira no gênero por sua criadora, a alemã KHS Corpoplast GmbH, bússola global em sopradoras e linhas de envase. O ingresso do poliéster recuperado nesta embalagem é mérito de sua junção de forças com um super fino liner interno de vidro removível na lavagem da garrafa pós-consumo antes de seguir para a reciclagem.

O desenvolvimento ainda não debutou em escala comercial, sendo por ora apresentado na garrafa conceito Beyond Juice. Sua sintonia com a economia circular é acentuada pelo pequeno e reciclável rótulo flexível de polipropileno ao redor do gargalo e pela fixação de pontos de cola adesiva Plasmax na embalagem, permitindo ao usuário carregar seis unidades juntas com dispensa da sobreembalagem de shrink ou cartão.

A cola também é solúvel a 60º- 80ºC e se dissolve na lavagem do frasco pré-reciclagem. Separada do revestimento de vidro e da cola, a garrafa desfruta de uma reciclabilidade inalcançável por garrafas destinadas a bebidas sensíveis por obra de pré-forma multicamada, à base de PET com materiais como agente de barreira e sequestrador de oxigênio, sem condições de serem separados do poliéster pós-consumo para viabilizar sua recuperação. Além do mais, conforme foi divulgado, componentes como aditivos da garrafa multicamada depreciam a qualidade do PET reciclado conferindo-lhe um amarelamento.

Como o liner interno de vidro barra entrada de oxigênio e o escape de dióxido de carbono, avaliações da KHS sustentam que a garrafa Beyond Juice provê shelf life 10 vezes superior ao de contratipos sem este tipo de revestimento.

Deixe um comentário