“Mostraremos na feira como estamos avançando na consolidação do Grupo activas, que inclui as empresas activas, actplus e actfix. Essa integração nos permite alinhar a gestão entre as empresas, com diretores responsáveis por todo o grupo, otimizar o uso da frota própria, compartilhar estoques e garantir um atendimento coeso aos clientes. Também anunciaremos oficialmente na Interplast uma nova frente de atuação, a actcycle, unidade de negócios dedicada a iniciativas sustentáveis e estruturada em três pilares principais: reciclagem e comercialização de termoplásticos recuperados a partir de aparas industriais, distribuição de soluções sustentáveis (linha BIO PCR, R-PET, R- PS, PE Verde, p.ex) e logística reversa. O pilar da moagem e reciclagem envolve a coleta de refugo industrial, peças de reprocessamento e sucata geral dos clientes. Esses resíduos são reciclados na planta de 300 t/mês da actplus, nossa componedora em Diadema, Grande São Paulo. Oferecemos ainda reciclagem com adição de cores e/ou aditivos, além de assessoria para maximizar o reúso de conteúdo reciclado nas operações dos clientes. A actcycle deve impulsionar em 10% a 15% o faturamento da actplus, cujos compostos e masters são providos por oito extrusoras com suporte do recém-inaugurado laboratório de P&D actcolor, um investimento da ordem de R$ 300 mil e com equipe de oito profissionais”.
“A grande novidade que apresentaremos na Interplast são as resinas de alta performance 100% PCR. Elas têm tem valores intrínsecos muito além do próprio produto (o material em si), por serem produzidas sem demanda de recursos naturais, por possuírem certificado de qualidade e credencial internacional Eucerplast/Recicles, além do atestado de cumprimento da logística reversa para os adquirentes. Também apresentaremos, na prática, o desempenho e eficiência dos filmes contráteis para enfardadeiras e lineares para embalagens diversas, todos produzidos 100% a partir das nossas sustentáveis resinas PCR de alta performance e conformidade com regulamentações ambientais Allgreen. Por fim, mostraremos no estande aplicações de produtos fabricados exclusivamente com nossas resinas PCR, a exemplo de peças injetadas, frascos soprados e filmes”.
“Apresentaremos na Interplast as novas integrantes da família de linhas de reciclagem OMNI, a MRSpure e a MDS, além das inovações dos sistemas de filtração rotativa contínua, para processamento de poliolefinas recicladas pós-consumo. O diferencial das duas novas linhas OMNI são o processamento de materiais reciclados nas seguintes aplicações:
“Líder mundial em especialidades minerais para indústrias, a Imerys promoverá suas soluções e fortalecerá sua marca junto a clientes na Interplast. Entre as tecnologias de carbonato de cálcio realçadas no estande constarão tipo natural revestido para ráfia; o cretáceo para tubos, conexões e perfis de PVC e o grade ultrafino revestido, recomendado para embalagens. Em paralelo, divulgaremos soluções sustentáveis com acompanhamento de ciclo de vida de produto e pegada de carbono e nossa excelência na segurança de fornecimento e controle de processo dos minerais, além do desenvolvimento de características técnicas do carbonato de cálcio em linha com o esperado para a aplicação em vista”.
“Na Interplast estaremos apresentando, pela primeira vez no Brasil, o sistema gravimétrico Doteco com montagem local, para controle peso/metro de filmes e perfis. Até o momento, os equipamentos Doteco eram importados da Itália e agora passam a ser construídos aqui, tal como o sistema de alimentação correspondente. Em seu gênero, a tecnologia Doteco é a mais precisa do mercado, proporcionando melhora da qualidade final e reduzindo o consumo de matéria-prima, pois a variação de espessura possibilitada é a menor disponível nesses dosadores hoje ofertados no Brasil.
Também, promoveremos na feira a mais recente geração do sistema de alimentação Easypowder, especifico para transporte de pós, mais especificamente PVC e seus compostos. Ele é 100% selado, inviabilizando fuga de pó no ambiente fabril, e pode ser utilizado de modo individual ou em sistemas centralizados com ampla área de filtragem e limpeza automática de filtros. Os pontos altos do nosso estande abrangem ainda a série de unidades de água gelada SLIM, reprojetada em prol do seu rendimento e custo. Ela vem agora equipada com novo controle eletrônico e interface touch screen mais amigável e completa, dispõe de muitos modelos para uso interno ou externo, bombas e ventiladores com velocidades variáveis e carcaça em aço galvanizado, garantindo longa durabilidade. Por fim, consideramos a Interplast sob medida para difundir a operação ao vivo de um sistema de detecção e separação de metais da nossa representada americana Bunting. Sucesso de vendas em áreas como as de fármacos e alimentos, o equipamento é considerado o de maior sensibilidade do mercado, ou seja, detecta as partículas mais infinitesimais, evitando entupimento dos bicos quentes e contaminação do material, embalagem ou outro artefato plástico envolvido.”
“Vamos reforçar na Interplast atributos formados em 39 anos de varejo de resinas, como o fornecimento de soluções, maior portfólio do mercado para pronta entrega, presença nacional, entrega ágil, relacionamento e atendimento especializado. As novidades expostas compõem a linha de produtos de marcas da própria Piramidal. Tratam-se de PS (cristal e alto impacto) Piralex e resinas sustentáveis Eccoar, à base de materiais pós-consumo e pós-industrial e aliando alta qualidade a preço justo e versatilidade de aplicações. Outra atração é a nossa unidade de especialidades químicas, a cargo de aditivos para polímeros da japonesa Adeka, a exemplo de antioxidantes, retardantes de chama, estabilizantes térmicos, nucleantes/clarificantes e plastificantes para PVC”.
“A Interplast é uma excelente oportunidade para reforçar nossa participação no mercado de resinas termoplásticas e, a propósito, a Replas completa 44 anos de atuação em 2024. Com base nessas premissas, compartilharemos no estande as parcerias de longa data com a Innova, como distribuidor oficial para PS e filmes de BOPP e nossa condição de agente autorizado pela petroquímica saudita Sabic para comercializar no Brasil suas linhas de PE e PP. A intenção é promover na feira a diversidade do portfólio da Replas, inclusa a recente linha de fibras de poliéster para enchimento e as alianças firmadas com produtores de classe mundial para importação de poliolefinas. Essa envergadura da operação da empresa resulta de diferenciais como a estrutura logística integrada por quatro centros de distribuição, provendo entrega rápida e eficiente de acordo com a necessidade do cliente, além de assessoria técnica para proporcionar soluções de processo personalizadas”.
“A Termocolor apresenta na Interplast as cores selecionadas como tendência para 2025: Olivia Celestial Yellow, Scarlet Cherry Lacquer, Jade Retro Blue, Siena Neon Flare e Valentina Future Dusk. Ligadas à natureza e ao bem estar, elas refletem estabilidade e segurança e evocam incomparável senso de sofisticação. Em paralelo,a empresa reafirma no estande seu compromisso com a sustentabilidade, destacando sua expertise no tingimento de PP PCR (reciclado pós-consumo). Esse processo garante a estabilidade da coloração e propriedades mecânicas lote a lote do material recuperado, viabilizando a moldagem de peças em diversas cores e designs, ultrapassando as limitações do emprego da cor preta, em geral associada aos produtos reciclados. Ainda na seara das soluções sustentáveis, a Termocolor promove na feira sua linha de masterbatches PCR, veiculada em PEBD e aplicável nesta resina e em PEAD e PP”.
“Há décadas, nossa linha de polímeros de engenharia foca PA 6 e 6.6, POM, PBT e PBT+PET. Como inovações no portfólio, destacaremos no estande a disponibilidade de poliftalamida (PPA) e de formulações desse material com fibra de vidro, indicadas para aplicações dependentes de alta resistência ao calor e mecânica, a exemplo de peças para iluminação automotiva e eletroportáteis. Em paralelo, destacaremos na feira nossa expertise no fornecimento de resinas para injeção diferenciadas pelo acréscimo de fibras de vidro, elastômero ou cargas minerais, formuladas em linha com as propriedades em vista para a aplicação em questão. É justo nesse espírito que se enquadra a linha Technyl de poliamidas 6 e 6.6 produzidas pela Domo Chemicals (Europa e Ásia) e importadas pela Thathi, como sua distribuidora, há pouco mais de dois anos. No passado hoje remoto, a marca Technyl consagrou-se no Brasil à época de seu lançamento pela Rhodia e, a seguir, pelo desdobramento do mercado pela Solvay, que revendeu o negócio mundial para a Domo. Apesar de ter deixado de ser produzida no Brasil, essa marca retornou ao país pela Thathi que, desde 2020, importa de plantas na França, Polônia, Itália e China grades para peças técnicas como Technyl 4 EARTH, Light Weight, Technyl MAX e Star, Technyl Red/Protect/One e Technyl Pure, além de tipos de elevada resistência térmica e à chama e grades alta pureza para baterias automotivas”.
“A estrela do estande é a máquina Challenger Recycler Geração III, para recuperar material pós-industrial (PIR) e pós-consumo (PCR), tanto flexível quanto rígido ou blenda dos dois tipos. Conta com sistema de dupla filtragem (duplo troca tela) desenvolvido por nós e munido de conexão satelital (nuvem) e dispositivo de conectividade Iot (internet das coisas) possibilitando o monitoramento remoto, envio de dados e, em alguns casos, a automação de processos. Este aparato virtual proporciona maior flexibilidade, segurança e capacidade de desempenho. As atrações do nosso estande se completam com o sistema de monitoramento contínuo da produção da Challenger Recycler Geração III, através de novo conjunto de pesagem”.