Embora produtos transformados rígidos liderem com folga os indicadores da coleta e reciclagem de plásticos pós-consumo, as embalagens flexíveis seguem fortalecendo sua identificação com o desenvolvimento sustentável. Fala por si, por exemplo, a escalada dos filmes à base de poliolefinas recicladas ou junto com grades virgens, ascensão calibrada pelo apoio ambiental e a conveniência da economia na produção das películas. Bússola nacional na extrusão de flexíveis e chapas, a Rulli Standard ilustra a tendência desfrutando vendas anuais crescentes de suas máquinas de filmes blow habilitadas ao processo com polímeros de primeiro e/ou segundo uso, como enfatiza na entrevista abaixo o diretor comercial Silvio Davi Pires.
Silvio Davi Pires: extrusoras Rulli Standard produzem filmes com até 30% de reciclado sem afetar propriedades mecânicas.
Nos últimos anos, os preços das superofertadas resinas virgens de PP e PE andam competindo com os das recicladas. Como avalia o peso desse fator na procura recente por suas extrusoras adequadas ao trabalho com teores de material recuperado em mistura com virgem?
A proximidade dos preços entre resinas virgens e recuperadas de PP e PE tem impactado significativamente o mercado de reciclados. Com a queda nos preços das resinas virgens, motivada por fatores como câmbio, preço internacional do petróleo e insumos petroquímicos, os preços dos reciclados perderam competitividade. Mas a demanda por reciclados sempre existirá e, nesse caso, as extrusoras Rulli Standard estão adaptadas para processar com eficiência e economia esses materiais 100% ou combinados com resinas virgens.
Qual o teor máximo de PP e PE reciclado em mistura com virgem hoje proporcionado por extrusoras Rulli?
Com preço inferior aos materiais virgens e reduzindo os custos dos produtos finais transformados, a demanda por extrusoras Rulli Standard para trabalho com reciclados sempre esteve em alta. Em resumo, a proximidade dos preços entre resinas virgens e recicladas tem um impacto cada vez maior na demanda por nossas extrusoras aptas para processamento de matéria-prima nova em folha e/ ou recuperada. O teor máximo de PP e PE reciclado em mistura virgem proporcionado por nossas linhas pode variar, dependendo do tipo de extrusora e do material processado. No entanto, estudos mostram que porcentagens de reciclado acima de 30% podem causar deterioração das propriedades mecânicas do produto.
Quais as categorias de flexíveis que mais demandam extrusoras Rulli Standard aptas a trabalhar com teores expressivos de PP ou PE reciclados em mistura com resinas virgens?
Um dos segmentos de flexíveis que mais requisitam nossas máquinas para operar com teores significativos de PP ou PE reciclados em composição com materiais virgens é o de sacaria industrial. Isso se explica pela necessidade de produzir sacos e embalagens com resistência e durabilidade, utilizando materiais reciclados para reduzir custos e impacto ambiental. Na mesma trilha, figuram as sacolas e sacos de lixo, pois exigem materiais resistentes e duráveis e a incorporação de reciclados pode ajudar a reduzir custos e atender às demandas de sustentabilidade. Também merecem destaque os agrofilmes, pois podem ser produzidos com materiais reciclados para baixar custos de manufatura e atender às demandas de sustentabilidade dos consumidores e regulamentações governamentais.
Quais as melhorias recentes introduzidas nas extrusoras Rulli visando aumentar a produtividade na operação com resinas recicladas?
Os mercados de agrofilme, sacos de lixo, sacolas e embalagens como as de frutas, ovos e de pet food são os que mais demandam extrusoras e coextrusoras Rulli Standard. Elas podem processar materiais reciclados até 100%, por contarem com tecnologia diferenciada na(s) rosca(s) e cabeçote(s), permitindo a utilizacão com eficiência desses polímeros recuperados.
Desde o último trimestre de 2024, a economia brasileira tem patinado com inflação fora da meta, câmbio instável, Selic a 14,25% e crédito restrito. Como avalia o impacto desse quadro para as vendas de suas extrusoras este ano versus 2024, em especial aquelas destinadas a trabalhar com misturas de reciclado com virgem?
Sem dúvida, o cenário econômico brasileiro atual, marcado por inflação alta, dólar volátil e taxa de juros elevada, prejudica os negócios. Porém, os empresários brasileiros têm uma capacidade extraordinária de passar por cima das adversidades citadas. Embora o mercado nacional não prime pela regularidade, ele mantém potencial de crescimento, como indicam as vendas dos nossos equipamentos em determinados momentos do ano – sobem muita acima da curva, refletindo investimentos constantes pelos transformadores, independentemente de juros altos ou fatores externos que interfiram de modo no mercado, a exemplo de guerras comerciais ou de cunho político. Desse modo, no comparativo deste ano perante 2024, as encomendas de nossas linhas de extrusão/coextrusão para filmes e chapas estão superando as expectativas.