Entoada com fervor por brand owners e ativistas, a ária das embalagens circulares aparenta ter bom chão pela frente para galgar o hip parade do outro lado do balcão. Empreendida pela inglesa PA Consulting, pesquisa realizada em novembro com 4.000 consumidores finais nos EUA e Reino Unido constatou que 77% dos respondentes não escolhem produtos baseados no fato de serem vendidos em embalagens recicláveis ou reutilizáveis. E mais: 45% disseram não levar material reciclável algum às lixeiras de coleta ou centros de reciclagem, relata reportagem nos sites Sustainable Plastics e Plastics News.
A maior diferença entre os dois países brotou da questão de como os entrevistados participam do percurso da reciclagem. O levantamento crava que 46% dos residentes norte-americanos recorrem às lixeiras de coleta seletiva ou centros de depósitos voluntários, enquanto no Reino Unido o índice salta para 64%.
A pesquisa também evidenciou atitudes variáveis conforme a faixa de renda em relação a embalagens reutilizáveis. Foi demonstrado que 75% dos entrevistados com maiores vencimentos (na faixa de US$ 100.000 ao ano) utilizam copos não de uso único, enquanto 55% fazem o mesmo na faixa menos abonada (renda anual abaixo de US$ 49.999). Poupar dinheiro pela escolha de embalagem reutilizável soa a uma motivação para optar por essa atitude para 58% dos respondentes. Já 71% disseram que topam esta alternativa se receberem pontos no estabelecimento para economizar na compra de alimentos e bebidas. Barreiras citadas pelos consumidores ouvidos para aderir às embalagens reutilizáveis: esquecimento de levar essa embalagem às compras; incômodo com a necessidade de limpá-la após uso; chateação de ter de guardar em casa a embalagem para reúso e, por fim, o gasto na aquisição antecipada dela, antes do uso e reúso nas lojas do varejo.