A capacidade da usina de triagem evidencia que essa iniciativa sustentável evitará o descarte em aterro de mais de 2.000 t/a de artigos rígidos de PP e PE, volume correspondente a 36 milhões de unidades de embalagens plásticas.
O processo de separação de resíduos envolve módulos automatizados e manuais, favorecendo a segurança e rapidez na triagem. Muitos empreendimentos voltados para aumentar a reciclagem no Brasil esbarram no alto custo operacional de triagem e coleta e, nesse sentido, a parceria entre Braskem e Tecipar contribui para racionalizar os gastos envolvidos e, por extensão, anima a expansão do fornecimento de plástico reciclado de alta qualidade.
O modelo de triagem instalado em Santana do Parnaíba pode ser replicado em outros municípios, auxiliando-os a reduzir custos com a coleta de resíduos e ampliando seus índices de reciclagem.
Empenhada em valorizar o plástico reciclado e em estruturar sua industrialização para impulsionar a economia circular, a Braskem está em constante busca de oportunidades para investir nesta direção.