Fórum de discussão de estratégias organizado pela Abiplast, Sindiplast e Plásticos em Revista focaliza as mudanças e inovações com alta fluidez, leveza e transparência.
programação
08:30 – 09:00 credenciamento – Welcome coffee
09:00 – 09:15 Abertura
José Ricardo Roriz Coelho
Presidente Abiplast/Sindiplast
Engenheiro mecânico pela UNB - Universidade de Brasília, Pós-graduado em marketing pela ESPM, Especialização em finanças pela FGV/SP, MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral, Programa de Gestão Avançada pelo INSEAD/França e Programa de Desenvolvimento de Conselheiros pela Fundação Dom Cabral.
Atualmente Conselheiro de empresas e instituições, Presidente da ABIPLAST – Associação Brasileira da Indústria do Plástico e do SINDIPLAST – Sindicato da Indústria de Material Plástico, Transformação e Reciclagem de Material Plástico do Estado de São Paulo.
Sessão 1
Reciclagens Química e Mecânica: condições de convívio para as 2 vias da sustentabilidade
09:15 – 10:00
Reciclagem Química
debate
Globalização da reciclagem química não é mais exclusiva do I Mundo. Projetos se alastram por países emergentes, a exemplo de Vietnã, Índia, México e Turquia. Significado dessa expansão internacional.
Grades de poliolefinas grau alimentício quimicamente ganham o mercado internacional. Principais aplicações.
Flexíveis multimaterial – reciclagem química é o único passaporte para a sustentabilidade?
Infraestrutura, ambiente de negócios para implantação de reciclagem química na América do Sul e Brasil. Avanços e lacunas.
Mega excedente global sem final visível torna poliolefinas virgens mais baratas que as recicladas. Por que investir na reciclagem química sem rentabilidade compatível?
debatedores:
José Fernandes
Presidente da Honeywell
Presidente da Honeywell Performance Materials and Technologies para a América Latina. Nesta função de liderança, é responsável pela gestão estratégica das três unidades de negócios (Honeywell UOP, Honeywell Soluções de Processo e Honeywell Materiais Avançados) na América Latina. Possui experiência em finanças, marketing, operações e estratégia geral de negócios.
O executivo teve passagem pela Dover Corporation, onde atuou como Presidente para a América Latina durante o período de 2011 a 2018. Nessa função, ele elaborou estratégias e modelos de negócios de longo prazo para a região. Antes disso, foi Diretor de Negócios de Tintas e Revestimentos da Dow Química, onde desenvolveu uma estratégia para dobrar, em cinco anos, a rentabilidade das vendas. Atuou também como executivo principal nas áreas de operações e gerenciamento de negócios da Rohm and Haas onde entregou mais de 50% de crescimento de vendas em três anos. Fernandes possui MBA pela Temple University, Fox School of Business and Management da Filadélfia.
Luis Oscar Passos de Barros
Líder de desenvolvimento de mercado para Latina América no segmento de filmes industriais de polietilenos - Exxonmobil
Graduado em Engenharia de Materiais pela UFSCar, pós-graduado em Engenharia de Embalagens pelo Instituto Mauá de Tecnologia, MBA em Gestão de Negócios, pela FGV e diploma em Business pela Ashton College no Canadá. Possui 22 anos de experiência na indústria petroquímica, nos segmentos de embalagens rígidas e flexíveis para os mais variados produtos de polietilenos.
Está na ExxonMobil há 9 anos, atualmente como Líder de desenvolvimento de mercado para Latina América no segmento de filmes industriais de polietilenos.
Fabiana Quiroga
Diretora de Economia Circular - Braskem
Executiva com mais de 22 anos de atuação na Indústria Petroquímica, assumiu a diretoria do Negócio de Economia Circular da Braskem S.A. na América do Sul em outubro de 2017, com o objetivo de definir e gerir a Estratégia Global de Economia Circular, com foco no desenvolvimento do negócio, de tecnologias de reciclagem química e mecânica e da cadeia de reciclagem dos plásticos. Liderou a implementação da primeira planta de reciclagem da Braskem no Brasil e a aquisição do controle da recicladora Wise. É graduada em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo/SP, especialista em Direito do Trabalho e Contratual pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, MBA em Gestão Estratégica pela FGV e participante do Advanced Boardroom Program for Women – ABP-W da Saint Paul Escola de Negócios.
Moderador:
Anderson Maia
Senai
Técnico em Plásticos pelo SENAI, formação em Química, Mestrado e Doutorado em Engenharia, exibe 25 anos de experiência na área de Engenharia de Materiais com ênfase em polímeros com Gestão e Inovação de Novos Produtos. Passou por empresas do setor tais como Rhodia /Solvay, Cromex e ainda pelo IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Atualmente é responsável pela área de Prospecção e Projetos de Tecnologia nos Institutos SENAI de Inovação em Materiais Avançados e em Biotecnologia e Instituto SENAI de Tecnologia em Química e Meio Ambiente.
10:00 – 10:45
Reciclagem Mecânica
debate
Oportunidades de negócios: aumento da verticalização de transformadores na reciclagem mecânica de aparas e resíduos pós-consumo. Causas e efeitos.
A sustentabilidade ainda assegura espaço a recicladores menores ou novatos no ramo no Brasil?
Dificuldades para assegurar suprimento constante e em volumes robustos de resíduos pós-consumo (rígidos e flexíveis). Sugestões para aprimorar este abastecimento.
Parque industrial da reciclagem mecânica com índice dominante de defasagem. Consequências dessa estagnação sobre a cobrada melhora no desempenho final e valorização dos materiais mecanicamente reciclados. Concessão de subsídios para renovação de máquinas constitui saída viável?
Debatedores:
Paula Leardini
Analista sênior e líder de reciclagem nas Américas - ICIS
Paula é Analista sênior e líder de reciclagem nas Américas na ICIS. Seu cargo inclui coleta de dados e análises sobre a oferta de reciclados na região, bem como manter um profundo entendimento das iniciativas e tendências globais de reciclagem. Antes da ICIS, Paula foi Gerente de Projetos na Townsend Solutions, responsável por Sustentabilidade com foco em reciclagem e bioplásticos. Paula também trabalhou na Braskem nas área de Planejamento Estratégico, Controladoria Comercial e Marketing Estratégico, onde foi responsável pelo PICPlast, liderado pela Braskem, programa em parceria entre Braskem e ABIPLAST.
Wagner Catrasta
Head de Operações da actplus - Grupo activas
Graduado em Administração de Empresas, com foco em comércio exterior, é Head de Operações da actplus, do Grupo activas. Possui MBA em Marketing Estratégico e está cursando mestrado em Engenharia e Tecnologia Ambiental. Exibe mais de 25 anos de experiência no segmento de transformação plástica, com especialidade nos segmentos de linha branca, construção civil, embalagens e fios e cabos.
Irineu Bueno Barbosa Junior
Diretor comercial Global PET e da ABIPET
Diretor comercial da ABIPET e da Global PET Reciclagem S.A. desde sua fundação em 2001. É responsável por compras de matérias-primas, desenvolvimento de produtos e processos, assistência técnica aos clientes e venda de resina PET-PCR. Formado em engenharia de materiais com ênfase em materiais poliméricos pela Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, obteve título de mestrado e doutorado também pela UFSCar onde desenvolveu estudos sobre reações de transesterificação em blendas de poliésteres e misturas entre PET Reciclado e ABS. É especializado em gestão comercial pela Fundação Getúlio Vargas e em suporte técnico para pequenas e médias empresas em tecnologia de polímeros pelo Osaka Municipal Technical Research Institute em Osaka, Japão.
Moderador:
Bruno Igel
CEO - Wise Plásticos
Administrador, 40 anos, formado em administração de empresas pelo Insper. Desde 2016 é CEO da Wise Plásticos.
10:45 – 11:15 Coffee Break
Sessão 2
11:15 – 12:00
PVC nacional: estagnação da capacidade ou expansão viável?
debate
Insuficiente oferta interna de PVC e predomínio de projetos na Ásia para elevar sem extremismos a capacidade global de PVC. Por que os EUA se resignaram a um papel coadjuvante neste movimento?
A dependência crescente de PVC importado complementarmente pelo Brasil. Abalado pelo desastre geológico em Maceió, o país está fadado a importar regularmente PVC ou a expansão de sua capacidade do vinil deve ser reconsiderada?
Saneamento básico: insegurança juridica pode refrear investimentos privados?
Debatedores:
Alexandre de Castro
Diretor de Negócios - Unipar
O Sr. Alexandre de Castro é Diretor de Negócios da Companhia desde maio/2023, tendo exercido, anteriormente, a função de Diretor Comercial de PVC. É formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de já ter integrado o Programa de Formação para Líderes Globais, da Fundação Dom Cabral (FDC). Possui mais de 20 anos de experiência na indústria química, tendo exercido funções na Braskem e Dow Chemical.
Adriano Andrade
diretor comercial - Amanco Wavin
Adriano Andrade é diretor comercial da Amanco Wavin - marca comercial da Orbia. Em 16 anos na empresa, já ocupou os cargos de gerente de Trade Marketing e Pricing, gerente Nacional de Vendas e gerente de Desenvolvimento de Mercado. Andrade possui experiência com distribuidores e atacadistas dos mais diversos portes, especialmente aqueles com atuação no segmento de material de construção. É graduado em Administração, com ênfase em marketing, possui MBA da FGV em Gestão Estratégica Econômica de Negócios e curso de liderança ministrado pela universidade norte-americana de Harvard.
Fábio Barbosa
Diretor Comercial de Vinílicos - Braskem
Ingressou na Braskem em 2018 e atualmente ocupa o cargo de diretor do negócio de Vinílicos. Formado em Administração de Empresas, possui MBA em Finanças pelo Insper e especialização em Gerência Geral pela Harvard Business School. Iniciou sua carreira em 2004 na Dow Química onde exerceu, durante quase 10 anos, diversas atividades nas áreas de finanças, marketing, estratégia e comercial. Também foi responsável pelo desenvolvimento de negócios no mercado internacional pela Oxiteno entre 2013 e 2018.
Moderador:
João Matulja
Presidente do Conselho da Abrapla
Graduado em química com pós-graduação na área de polímeros termoplásticos (produção e transformação) com atuação, durante 20 anos, na área de polimerização de vinílicos. Foi responsável na Solvay do Brasil (atual Unipar) pela gestão de negócios (PEAD e PVC) durante 10 anos. Nos últimos 16 anos foi diretor de operações da Klockner Pentaplast do Brasil e atualmente presta serviços de consultaria técnica para implantação da planta de produção de laminados de PVC da Perlen Packaging do Brasil.
Membro do Conselho da Abiplast/Sindiplast e Presidente do Conselho da Abrapla - Associação Brasileira dos Produtores de Laminados de PVC.
Sessão 3
12:00 – 12:45
O Brasil embarca na descarbonização da economia
debate
Como a descarbonização da economia influirá nos rumos da transformação de plástico no Brasil?
Oportunidades para a cadeia química/petroquímica descerradas pela descarbonização da economia.
Potencial do Brasil para formar na dianteira mundial no hidrogênio verde como fonte de recursos renováveis.
Até hoje, acordo global nenhum de combate às mudanças climáticas produziu os resultados esperados, devido também à intransigência de países de economia focada em energia fóssil.
Debatedores:
Daniela Stump
DC Associados
Sócia de ESG, Ambiental e Regulatório de DC Associados. Doutoranda e Mestre em Direito Ambiental pela USP, especialista em Direito Administrativo pela FGV. Certificada pelo CFA UK em ESG Investing. Professora do MBA em ESG e Impact e Coordenadora do curso de Mercado e Regulação de Carbono da Trevisan Escola de Negócios.
André Passos Cordeiro
Presidente Executivo da Abiquim
Atua no setor químico há mais de 17 anos exercendo posições de liderança em diversas empresas do setor. Ele foi Executivo de Relações Institucionais da Innova S.A; por 10 anos foi secretário municipal de orçamento da Prefeitura de Porto Alegre; e foi Diretor da Companhia de Saneamento do Estado do Rio Grande do Sul.
O executivo é graduado em Economia e Mestre em Ciência Política.
Marcos Ferreira do Nascimento
Economista - ABIPLAST / SINDIPLAST
Economista, com especialização em Economia de Empresas pela FIPE/USP.
Gerencia as informações econômicas sobre o setor de transformação e reciclagem de plásticos na ABIPLAST e no SINDIPLAST, Assessora a Diretoria e Presidência, desenvolvendo projetos e análises buscando agregar o enfoque da viabilidade econômico-financeira e dos impactos potenciais de políticas no mercado e nas empresas de transformação e reciclagem do plástico.
Moderador:
Paulo Laguardia
Superintendente de Operações Ambientais - Orizon
Paulo Laguardia é engenheiro ambiental formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, pós-graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e MBA pela Steinbeis University Berlim (cursos em Berlim, Tóquio, Xangai, Singapura, Nova York e Berkeley). O Paulo conta com mais de 15 anos de experiência profissional em diversas áreas, incluindo: estratégias de carbono, gestão de resíduos, economia circular, ESG, eco-inovação, aproveitamento de biogás, áreas contaminadas, sistemas de gestão, entre outros. Atualmente Paulo é Superintendente de Operações Ambientais na Orizon Valorização de Resíduos, empresa líder na transformação de resíduos e geração de energia renovável no Brasil, onde desenvolve as áreas de operações, carbono, ESG e o Instituto Orizon Social.
Sessão 4
12:45 – 13:30
Mega excedentes de PP e PE e futuro de PS: a rota acidentada da conjuntura mundial
debate
PP e PE: é possível prever quando excedentes globais cederão lugar a uma relação mais equilibrada entre oferta e demanda? Por que estes excedentes destoam dos anteriores?
Efeitos globais da autossuficiência em PP (homo) da China e capacidade dos EUA de atenuar excedente de PE mediante aquecimento da economia hoje não vislumbrado?
Avaliação dos investimentos em PE e PP no SE da Ásia e futuro da petroquímica europeia.
Fim de linha para expansões em resinas commodities na América do Sul? Dependência de importações crescentes?
PS: capacidade mundial estagnada, declínio em embalagens de uso único e descartáveis e existência de novos mercados. Contagem regressiva para PS murchar?
Debatedores:
Wilson Cataldi
Diretor Piramidal
Graduado em Administração Empresas, é sócio fundador da Piramidal e administrador de empresas com vasta experiência na área de Distribuição de Resinas Termoplásticas Nacionais e Importadas para o mercado transformador plástico.
Fábio Santos
Diretor de Estratégia e Desenvolvimento de Novos Negócios da Braskem
Diretor de Estratégia e Desenvolvimento de Novos Negócios da Braskem, com 24 anos de experiência na Indústria Petroquímica, tendo atuado em diversas áreas da empresa: comercial, marketing, inteligência de mercado, planejamento estratégico, desenvolvimento de mercado, serviços a clientes e desenvolvimento de produtos, tendo passagem pelo comitê gestor do PICPLAST - Programa de Incentivo a Cadeia do Plástico no Brasil. Engenheiro Químico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e pós-graduação em Liderança Empresarial pelo INSEAD-França
Luiz Claudio Raimundo
Diretor Industrial & Supply Chain - Vitopel
Engenheiro Mecânico graduado pelo CEFET/RJ, possui MBA em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e exibe vasta experiência em operações de fabricação de embalagens rígidas, flexíveis e de consumo. Em 20 anos desenvolveu sua carreira em multinacionais como Sonoco, Rexam e Coca-Cola Company. Desde 2013 é Diretor Industrial & Supply Chain na Vitopel do Brasil.