Como fazer o cliente sorrir

Emy Yanagisawa e Fernando Ribeiro, gerentes da unidade de negócios de poliamidas de performance da Solvay, respondem a perguntas de Marcelo Izidoro, diretor de compras da Mann + Hummel
Emy Yanagisawa, Fernando Ribeiro e Marcelo Izidoro.

Quais as soluções concretas mais recentes adotadas pela Solvay/Rhodia para apressar a entrega das amostras de compostos que encomendamos e para aprimorar o acompanhamento em testes-piloto dos materiais em nossas injetoras?
Nossa unidade de negócios vem intensificando investimentos em seu laboratório de  Pesquisa, Tecnologia & Inovação, situado na planta de São Bernardo do Campo (SP), com foco na ampliação da capacidade de desenvolvimento de produtos e de ensaios de materiais, sejam voltados para sua caracterização como para suporte aos clientes. A nova estrutura permite tanto a concepção de grades customizados para as demandas regionais, bem como a produção agilizada de amostras dos mais diversos grades globais.

A atualização da extrusora piloto do laboratório possibilita a execução do método sistemático para avaliar o impactos de diversos parâmetros no processo Design Of Experiments (DOE’s) e scale up preditivos, acelerando a transferência dos novos produtos para a escala industrial.Ou seja, a nova extrusora piloto passou a simular de forma mais precisa a situação de produção em altas tiragens, acelerando o desenvolvimento e a disponibilização de materiais no mercado.

Suporte técnico ao cliente para a realização de try-out’s ou otimização de processos – desde injeção até operações secundárias como soldagem e pintura – é outra parte fundamental da nossa operação, a cargo de uma equipe dedicada de assistência especializada. Para acelerar ao máximo nosso atendimento, os clientes podem contatar diretamente seu assistente de referência ou através do e-mail corporativo do grupo técnico techservice.americas-sbo@performance-polyamides.solvay.com

Com qual frequência e por meio de quais métodos a Solvay promove a reciclagem de conhecimentos tecnológicos de funcionários da Mann + Hummel a respeito de suas poliamidas?
Nossa equipe técnica está constantemente presente nos clientes. A frequência de visitas é combinada de forma a adequar-se às necessidades das diferentes áreas, como engenharia, laboratório, industrial e qualidade. Workshops de processamento são realizados in company, com foco em capacitação e otimização de processos. Seminários e apresentações sobre novos produtos e tecnologias de aplicação são realizados com frequência, assim como a participação em eventos conjuntos para avaliação de oportunidades para redução de custos, sejam vinculados a produtos balizados por custo/benefício (cost-effective) ou soluções inovadoras com integração de funções e consolidação de passos produtivos.

A Solvay também promove eventos como Dia do Cliente.O objetivo é proporcionar a toda a organização máxima clareza sobre requisitos, demandas e tendências reportados pelos próprios clientes, os quais interagem com representantes de todas as áreas da empresa durante visitas ao site.

Outro ponto referencial único na América do Sul é a disponibilização dos mais variados serviços relacionados a ensaios laboratoriais, para desenvolvimento e caracterização de peças e materiais. Considerando a evolução digital, em breve serão lançados webinars para reciclagem de informações.

Como a Solvay pode ajudar a Mann + Hummel a estreitar laços com os clientes de seus filtros no Brasil?
A Solvay Performance Polyamides atua de forma a explorar oportunidades e antecipar tendências nos diversos setores. Nesse contexto, reuniões frequentes são realizadas com as montadoras e sistemistas para compreensão dos desafios técnicos atuais e futuros relacionados, por exemplo, à redução de peso/emissões, aumento de performance térmico-mecânica, eletrificação, soluções sustentáveis e oportunidades gerais para redução de custos. A partir dessas análises conjuntas, ações são disparadas envolvendo desenvolvimento de materiais e metodologias de ensaios, suporte para simulações avançadas, propostas de design de peças e ferramentais mais efetivos, ou mesmo a simples submissão e homologação de grades pelas normas globais das montadoras. Este último caso contribui sensivelmente para redução de custos e tempo de validação de novos projetos automotivos. A propósito, a Solvay Performance Polyamides apresentou recentemente novos grades pautados pelo custo/benefício de PA6.6, PA6 ou copolímeros para produção de filtros de combustíveis antiestáticos, carcaças de filtros de ar, cobertura de motores e tampa de comando de válvulas, atendendo especificações de fabricantes originais dos equipamentos (OEM’s).•

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