Em 28 anos de estrada, a Activas forma entre as empresas que livraram as distribuidoras brasileiras de resinas da pecha de atravessadores. Essa subida no status aconteceu por força de um foco na profissionalização da atividade, comprovado por investimentos em softwares de gestão empresarial, o alastramento de redes de centros de distribuição, ferramentas como call centers e rastreamento de veículos por satélites, enfim, uma torrente de avanços que separou feito água e azeite os agentes autorizados das revendas independentes no varejo do plástico. Este fosso acaba de ser alargado pela Activas com o lançamento de Actcard, um cartão de crédito para clientes em grande parte descapitalizados por quatro anos de sufoco manterem o acesso à matéria-prima sem passar pelo escalpe bancário para custear este suprimento. Sem revelar, por razões estratégicas, a instituição financeira que tomou como parceira, Láercio Gonçalves, fundador e presidente da Activas, explica nesta entrevista os benefícios acenados a clientes e sua confiança na receptividade ao Actcard.
PR – Como avalia os atuais desafios e dificuldades na prática para o cliente da distribuição de resinas financiar a continuidade das operações de sua empresa (capital de giro)?
Gonçalves – De forma geral, o varejo do plástico foi muito afetado pela retração nos últimos anos. As petroquímicas têm sido muito mais rígidas em relação à concessão e manutenção de linhas de crédito. A exigência da apresentação de garantias reais vem aumentando. Sendo assim, muitos transformadores acabaram arcando com dificuldades para preservar aquele limite de crédito já estabelecido. Hoje em dia, a gestão do negócio de cada empresa deve ser capaz de responder com presteza às mudanças e às tendências econômicas, variações nos custos dos recursos, mudanças na política de crédito e, acima de tudo, às flutuações ocorridas no desempenho creditício de cada cliente. Nesse contexto, a Activas têm procurado alternativas e maior flexibilidade para ajustar suas estratégias ou inventar mais formas de aproximação dos compradores e implementá-Ias com rapidez.
PR – A Activas fechou 2017 com quantos clientes em sua carteira e, desse total, qual a sua estimativa da parcela % dessas empresas que hoje enfrenta mais dificuldades para conseguir financiar a continuidade de suas operações?
Gonçalves – Atendemos em média 1.500 clientes ao mês e a carteira totaliza de 2.500 à 3.000 clientes ativos num período de seis meses.O número de empresas em dificuldades para financiar a operação aumentou, devido ao alto grau de endividamento e histórico de “score” financeiro mais baixo. Porém, a grande maioria desses clientes em apuros no momento não deixa de comprar da distribuição de uma hora para outra. Passam a fazer isso em condições diferentes como: à vista antecipado, Cartão BNDES, procuram algum produto/financiamento bancário com taxas diferenciadas ou até indicando o cliente dele para realizar a compra triangular. Ou seja, essas empresas em situação de aperto estão se esforçando como podem para manter a atuação no mercado. Assim, não conseguimos mensurar uma alteração no número de empresas na carteira por restrição de crédito e, sim, uma migração de condições de pagamento, de acordo com o risco de cada cliente.
PR – Por que lançar o Actcard justo em meio a uma conjuntura econômica considerada pela unanimidade no mercado financeiro como volátil e instável, ao menos até as eleições de novembro?
Gonçalves – A grande motivação foi proporcionar ao cliente crédito adicional e mais uma opção de forma de pagamento, visando facilitar a compra de resinas. Para a Activas, o cartão surge como uma ótima alternativa aos clientes. Afinal, no segmento de distribuição o fluxo econômico da cadeia de consumo pode comprometer o desempenho comercial do distribuidor por limitações de crédito. A partir disso, os principais benefícios do cartão são o limite adicional de crédito para compra de produtos, a flexibilidade nos prazos e a anuidade zero, que não oferece tipo algum de custo para utilização dos clientes.
PR – A Piramidal introduziu o cartão de crédito (Piramidal Card) no varejo nacional de resinas e continua a oferecê-lo, sem exigir pagamento de anuidade. Como o Actcard se diferencia deste rival?
Gonçalves – Cada empresa define suas estratégias comerciais, financeiras e de marketing. Não conhecemos as estratégias da Piramidal envolvidas na modalidade de pagamento do “Piramidal Card”. Portanto, não conseguimos comparar um produto ao outro.
PR – Sob quais procedimentos e condições cautelares a Activas concede o Actcard? Em que pontos a obtenção desse crédito mostra-se mais fácil que as condições colocadas pelos bancos?
Gonçalves – A equipe envolvida nessas análises de crédito é muito experiente e munida de ferramentas financeiras, maturidade, informações de mercado. Seu core business é conceder linha de crédito a pessoas jurídicas. Diante disso, a obtenção desse crédito mostra-se mais ágil, mais simples e menos rígida que as exigências habitualmente colocadas pelos bancos e demais instituições financeiras. Até mesmo porque todo o histórico de pagamento e relacionamento com a Activas criado pelo cliente será levado em conta nessas avaliações.
PR – Poderia explicar de forma clara e didática as vantagens acenadas pelo limite adicional de crédito e pela flexibilidade nos prazos para novas compras?
Gonçalves – Os principais benefícios do cartão são: limite de crédito adicional para compra de produtos, a flexibilidade nos prazos de pagamento e anuidade zero, ou seja, sem qualquer custo implicado para utilização pelos clientes. Nada muda para eles e em relação a seu processo de comprar da Activas. Continua tudo exatamente da mesma forma que operamos há mais de 28 anos.
PR – O usuário do Actcard pode parcelar a fatura em até quantas vezes fixas?
Gonçalves – Possuímos diversas condições e planos de pagamento. Há condições que se estendem até sete parcelas fixas.
PR – O Actcard já conta ou deverá contar com aplicativo para o cliente acompanhar (no celular, face, instagram etc.) a compra e controlar melhor as faturas?
Gonçalves – Existe uma página oficial, a ser integrada ao nosso site, através da qual o cliente controla suas faturas e emite segunda via de boleto.No entanto, ainda não há aplicativo desenvolvido para este acompanhamento no celular.
PR – O Actcard terá alguma facilidade exclusiva para compras feitas pelo atendimento digital (call center) ou as vantagens são as mesmas para as compras feitas pelo atendimento físico e personalizado?
Gonçalves – Todas as facilidades e benefícios disponibilizados são os mesmos para as compras feitas por ambos os canais de vendas – pelo Contact Center ou pelo Representante Comercial.
PR – No primeiro ano de oferecimento do produto, quantos clientes a Activas espera arrebanhar para a rede de credenciados do Actcard? E qual a possibilidade de o cartão trazer de volta clientes hoje inativos para a carteira da distribuidora?
Gonçalves – Acreditamos que mais de 80% de nossa carteira de clientes ativos terão crédito adicional no Actcard. Enxergamos a possibilidade do cartão trazer de volta clientes inativos onde a Activas não consegue conceder crédito devido à sua política financeira e restrições delimitadas para os compradores. O cartão pode ser mais arrojado nestas avaliações. •