Atalho para reciclagem ideal

Imerys aguça benefícios proporcionados pelo carbonato de cálcio à recuperação de polímeros
Imerys aguça benefícios proporcionados pelo carbonato de cálcio à recuperação de polímeros
Após perseverante catequese da praça, a Imerys, joia da coroa mundial em minerais como carbonato de cálcio, varreu de cena no setor plástico brasileiro a visão simplista de seus produtos como uma típica carga, um meio para o componedor baratear formulações. A empresa enterrou essa percepção infundada comprovando para o mercado os ganhos proporcionados por suas soluções nas esferas do processamento e performance final das resinas beneficiadas, além da contribuição para elevar o padrão de qualidade da reciclagem mecânica de termoplásticos, como salienta na entrevista abaixo Elton Augusto Belomi, gerente comercial de minerais de performance para polímeros da Imerys para a América do Sul.
Elton Augusto Belomi: aditivos minerais aprimoram as características técnicas de poliolefinas recicladas.
Elton Augusto Belomi: aditivos minerais aprimoram as características técnicas de poliolefinas recicladas.

No Brasil, como a Imerys contribui no processamento de seu carbonato de cálcio natural com a indústria do plástico no quesito sustentabilidade?

A Imerys dispõe de um programa global denominado ‘SustainAgility’, um acrônimo das palavras sustentabilidade e agilidade em inglês. Ele articula uma abordagem abrangente para fazer negócios de uma forma que crie valor para clientes, colaboradores, comunidade e investidores. A meta global de redução de emissões de gases, medida em toneladas de dióxido de carbono equivalente, é superior a 40% até 2030. No Brasil, estamos na vanguarda no setor de mineração quando se trata da Análise de Ciclo Vida (ACV) do carbonato de cálcio natural produzido localmente. Dessa forma, temos suportado os clientes quanto a medir a ACV de seus produtos e inovar com soluções mais sustentáveis. Em linhas gerais, os aditivos minerais da Imerys quando empregados em formulações de compostos termoplásticos, promovem a redução da pegada de carbono além de conferir funcionalidades ao produto final.

Como a adição de carbonato de cálcio da Imerys pode aprimorar a reciclagem de PP e PE?

A Imerys possui uma ampla variedade de soluções minerais para a indústria do plástico, a exemplo de talco, caulim, wolastonita, diatomita e mica. São diversas apresentações com funcionalidades específicas para compostos de PE, PP, PVC e plásticos de engenharia. Na reciclagem de PE e PP, carbonato de cálcio e talco são os dois minerais mais empregados nesta aplicação. Produtos como Micron 1/2CDL12 (carbonato de cálcio natural ultrafino revestido) e Luzenac 2 (talco) são aditivos minerais que conferem estabilidade dimensional, balanço de propriedades mecânicas como módulo de flexão e resistência ao impacto, além de melhora do índice de fluidez. Além disso, podemos acrescentar a esses atributos a redução do custo de fórmula, tornando o composto reciclado atrativo do ponto de vista econômico, sem contar no apelo de um produto ‘verde’, com baixa pegada de carbono em comparação a um produto sem a presença de minerais.

Quais as novidades concebidas pela Imerys Brasil para aperfeiçoar propriedades de resinas recicladas?

O beneficiamento de minerais avançou muito nos últimos 20 anos no Brasil, especialmente em carbonatos de cálcio natural. Contamos com cinco fábricas nos estados de São Paulo, Espírito Santo e Ceará dedicadas à produção de carbonato de cálcio natural para a indústria do plástico, com capacidade instalada total superior a 400.000 t/a. Temos um amplo portfólio que vai desde carbonato natural malha 325 até nano carbonatos, com e sem tratamentos superficiais que melhoram a interface com a matriz polimérica. Este ano estamos lançando uma solução com funcionalidade dessecante, o óxido de cálcio, um produto mineral hoje visto como essencial para a produção de resinas recicladas de separação mecânica, um sistema no qual a água é um grande aliado para a etapa de separação, porém grande vilã do processamento.
Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário