conteúdo de marca

Activas intensifica ações e modelo de gestão seguindo as práticas ESG

Com ações iniciadas em 2019, uma das maiores distribuidoras de resinas plásticas do Brasil tem plano estratégico ambicioso até 2025

Conselho Administrativo Activas

Conselho Administrativo Activas.

A Activas Resinas Termoplásticas, uma das maiores distribuidoras e com o maior portfólio de resinas plásticas do país, está intensificando as ações internas e externas com o objetivo de adotar de forma crescente as práticas de gestão segundo o modelo ESG, sigla usada para se referir às melhores práticas ambientais, sociais e de governança. Essa preocupação faz parte da agenda da empresa desde antes do termo se popularizar entre outras empresas do setor de distribuição de resinas plásticas. 

A Activas tem investido de forma consistente, desde 2019, na evolução do seu modelo de gestão de forma a atender às demandas da sociedade, aliando suas diretrizes comerciais e operacionais às melhores práticas de Sustentabilidade. A empresa tem planos ambiciosos nessa área até 2025.

“Temos investido muito em diversas frentes para o aperfeiçoamento do nosso modelo de gestão, como a implantação de um Conselho de Administração, além da busca por padrões reconhecidos de qualidade na forma como trabalhamos”, afirma Laercio Gonçalves, fundador e CEO da empresa.  “Desde o início das nossas atividades, trinta anos atrás, busco trazer inovações disruptivas para o negócio. Mesmo sendo uma empresa de capital fechado, a criação do Conselho e a adoção das melhores práticas do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), são iniciativas que fazem parte dessa cultura inovadora”, completa. 

Gerente de Marketing e Sustentabilidade e Conselheira Administrativa na activas Brasil

Fernanda Boldo, Diretora de Marketing Comercial e Responsabilidade Social.

Entre as diversas iniciativas e projetos que dão concretude a esta decisão estratégica e que fazem parte do Planejamento Estratégico da empresa para o intervalo 2020/2025, destacam-se a adoção de práticas para a certificação como uma empresa do Sistema B (BCorp), que reconhece as organizações que adotam o desenvolvimento social e ambiental como modelo de negócio. “A Activas formalizou e incorporou em seu Estatuto Social a decisão de se tornar uma empresa B, visando entrar para o seleto grupo de 202 empresas brasileiras e 750 na América Latina que conseguiram esta certificação”, afirma Fernanda Boldo, Diretora de Marketing Comercial e Responsabilidade Social da empresa.

A Activas também trocou a sua frota de 20 caminhões por modelos do padrão Euro 5, mundialmente reconhecidos por sua ecoeficiência, como parte das ações para compensar as emissões de carbono da companhia. Em seu portfólio, incorporou o BIOPCR activas, novo portfolio composto por resinas plásticas sustentáveis, produzidas a partir de reciclados e fontes renováveis. Também com o foco ambiental, conquistou o selo IT Green, pela adoção de práticas que resultam no uso dos recursos tecnológicos da maneira mais ‘limpa’ possível, cuidando para que as atividades de TI não tragam consequências negativas para o meio ambiente. Para o S, de Social, em sua gestão ESG, a empresa está em processo de renovação de seu selo Great Place to Work (GPTW), que avalia e qualifica as melhores empresas nos aspectos da gestão dos seus colaboradores.

“A Activas tem o firme propósito de ser reconhecida como uma empresa que respeita seus stakeholders, contribui com o meio ambiente e cuida dos seus negócios de forma eficiente e inovadora” atesta Mary Parra, especialista em gestão e membro do Conselho de Administração da Activas, que atuou durante 20 anos como Diretora Executiva na América Latina, em empresas de grande porte, como a EY, uma das maiores auditorias e consultorias do mundo.

As principais ações da Activas nos últimos dois anos:

  • Conselho de Administração – implantação de uma estrutura de governança segundo as recomendações da Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), visando aperfeiçoar o modelo de gestão segundo as melhores práticas do mercado.
  • Compliance – adoção de programa de Compliance, com o objetivo de reunir medidas de fortalecimento de ética e conformidade, reforçando o compromisso com o combate a corrupção, com a transparência e com os mais elevados padrões éticos.
  • Código de Ética e Conduta – documentos integralmente revisados para contemplar as diretrizes do Programa de Compliance, indicando valores, comportamentos e compromissos que devem nortear todos os colaboradores em suas ações. Criação do Canal Ético, desenvolvido para receber relatos anônimos de colaboradores, fornecedores, terceiros, clientes e demais públicos de relacionamento da activas.
  • Certificação Anticorrupção e Antisuborno – adoção de Política Antissuborno e Anticorrupção, para assegurar que aqueles que atuam em nome da activas respeitem as leis, as regras e os valores da companhia, não tolerando a corrupção, extorsão, suborno e a lavagem de dinheiro.
  • Criação da Linha de Produtos BIOPCR (Biopolímeros e PCRs) activas – PE-VERDE, R-PE, R-PP, Eco PS, R-PET, Biocompóstaveis (PLA) e/ou reciclados, aditivados e desenvolvimentos sob demanda.
  • Logística Reversa: a activas disponibiliza sua frota própria para a construção de rotas de logística reversa com o transporte de produtos paletizados, padronizados para siders e que atendem em todas as suas unidades de forma recorrente ou sob demanda.
  • BCorp – Implantação de processo interno para obtenção da certificação BCorp, ou Empresa B, que reconhece as organizações que adotam o desenvolvimento social, ambiental e governança como modelo de negócio.
  • Carbono Neutro – troca de 20 caminhões por uma nova frota, composta por modelos do padrão Euro 5, mundialmente reconhecidos por sua ecoeficiência e compensação das emissões inevitáveis por meio da compra de créditos de carbono, seguindo as recomendações dos órgãos mundiais que controlam esses indicadores.
  • IT Green – adoção de práticas que resultam no uso dos recursos tecnológicos da maneira mais ‘limpa’ possível, cuidando para que as atividades de TI não tragam consequências negativas para o meio ambiente.
  • Economia Circular – distribuição de uma nova linha de produtos, o BIOPCR activas, composto por resinas plásticas sustentáveis, produzidas a partir de reciclados e fontes renováveis.
  • Great Place to Work (GPTW) – obtenção de certificação relacionada à forma como a empresa faz a gestão dos seus colaboradores, segundo um dos rankings mais respeitados do mercado sobre excelência em ambientes de trabalho.
  • Transformação digital e cultural – digitalização das operações e processos que envolvem a empresa, seus parceiros e clientes, por meio de avanços tecnológicos que ampliarão e tornarão mais transparentes e eficientes os canais de relacionamento da activas com seus stakeholders.

Além dessas ações já em andamento, a activas está comprometida com as metas de ESG até 2025, alinhadas com algumas ODS como:

  • Redução de 5% nas emissões relativas de CO2
  • Manter 100% de compensação das emissões da frota própria – selo carbono neutro
  • Garantir pelo menos 50% dos investimentos sociais em projetos de Economia Circular
  • Desenvolver um programa de engajamento de ESG para nossos fornecedores*

* 100% de fornecedores participando do programa de Compliance