Uma pergunta para Arnaldo Battagin, diretor dos laboratórios da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).
PR – Há mais de duas décadas, a indústria de ráfia tenta substituir o saco de papel no setor nacional de cimento.Por que esse esforço tem sido frustrante?
Battagin – O papel kraft multifoliado é classicamente utilizado na indústria de cimento mundial e no Brasil, pois apresenta características de alta resistência e capacidade de absorver grande quantidade de energia sem se romper. Em essência, o kraft possui fibras alongadas, o que confere à embalagem elevada resistência ao rasgo, com índice de sacos rasgados abaixo de 0,1% em média. Os sacos de kraft são os mais utilizados para ensaque de cimento por diversas razões. Quando o cimento é fabricado adquire temperaturas muito altas e, mesmo após o resfriamento e estocagem, o produto é expedido com temperaturas de até 60°C – o saco desse tipo de papel é o único que permite o enchimento com material ainda bastante aquecido.
Outra questão se refere à forma como cimento é ensacado e, para tanto, o mercado dispõe de muitas ensacadeiras auto-pack de alta produtividade (mais de 2.000 sacos/h). Os sacos de kraft são os mais apropriados para ensacadeiras automáticas rotativas de alta velocidade. O enchimento é feito por meio de bicos e as válvulas dos sacos de cimento se fecham com a própria pressão do produto, após o processo de enchimento. Hoje em dia, os sacos possuem de duas a três folhas, mas no passado chegavam a 5. No Brasil várias experiências foram feitas com sacos de polipropileno (ráfia) em cimento. No entanto, devido à temperatura do cimento o índice de rasgos foi muito alto nos ensaios. Do ponto de vista técnico, quanto à conservação do cimento (que é inimigo da água antes da sua utilização), os sacos de polipropileno seriam mais adequados.
Houve, a propósito, uma tentativa de fazer sacos de três folhas, sendo a de polipropileno ensanduichada entre duas de papel kraft. Mas os custos inviabilizaram a iniciativa, embora eu não tenha conhecimento desse impacto. Outra razão para o domínio do kraft é o fato de a maioria dos sacos de cimento conter 50 kg, exigindo grande resistência. Apenas como referência nesse segmento de materiais de construção, sacos plásticos de 20 quilos em geral são a alternativa para acondicionar argamassa industrializada. •