Uma injeção de ânimo

Interplast 2016 afasta o baixo astral com tecnologia e balcão de negócios
Interplast: vitrine da transformação do Sul.

Perto de 1.000 indústrias transformam em torno de 1 milhão de t/a de resinas em Santa Catarina, indicadores que inserem o Estado na linha de frente do setor plástico nacional. A essas credenciais devem ser somados os poderio da transformação gaúcha e paranaense para acentuar a relevância da Interplast 2016 como a vitrine do setor no Sul, status este ano agigantado pelo fato de não haver no calendário outra mostra da cadeia do plástico no país.Daí o afluxo de mais de 400 expositores ao pavilhão de 21.000 metros quadrados em Joinville, na edição do evento agendada para o período de 16 a 19 de agosto próximo. Na entrevista a seguir, a magnitude alcançada pela Interplast 2016 é dissecada pelo seu presidente, Albano Schmidt, também presidente do Sindicado da Indústria de Material Plástico no Estado de Santa Catarina (Simpesc) e da indústria de poliestireno expansível Termotécnica.

Schmidt: tecnologia para o setor crescer na retomada da economia.
Schmidt: tecnologia para o setor crescer na retomada da economia.

PR – O setor plástico brasileiro caminha para ter duas feiras de alcance nacional separadas entre si por poucos meses. Caso este quadro se confirme, quais as condições de sobrevida de feiras regionais como a Interplast?
Schmidt – No momento, temos no Brasil duas feiras importantes e consolidadas do setor, montadas em anos alternados. A mais relevante é a Feiplastic, em São Paulo. Ao lado dela, o mercado conta com a Interplast, que atinge este ano sua nona edição. Para o futuro, devemos confirmar mais uma feira no país, acredito que na região nordeste. O setor possui também um congresso técnico no Rio Grande do Sul, evento em ascensão e em vias de ganhar abrangência nacional. O sucesso de feiras como essas está intimamente ligado à situação econômica e ao desenvolvimento do país. Vivemos uma época difícil, na qual empresas restringem suas participações, mas reitero que, com a retomada, decerto fortaleceremos ainda mais essas exposições e seminários.

PR – No temário do Congresso de Inovação Tecnológica (Cintec Plásticos) da Interplast 2016, constam exposições de fornecedores de resinas de engenharia e injetoras importadas para peças técnicas. Diante do dólar alto, restrição de crédito e queda drástica na demanda de carros e eletroeletrônicos, como avalia o mérito e receptividade a esse tipo de palestras nas circunstâncias atuais?
Schmidt – O objetivo do congresso é disseminar conhecimento, apresentar conceitos e inovações tecnológicas. Apesar das restrições econômicas, o empresariado não pode deixar de se atualizar em máquinas e materiais. A grade temática do CINTEC 2016 focaliza tecnologias capazes de contribuir para o aperfeiçoamento e o desenvolvimento de pessoas e empresas. Apesar do momento econômico que vivemos, não podemos deixar de fazer investimentos e de trabalhar em busca de novas oportunidades.

PR – Por que a feira não aproveitou a ocasião para realizar um seminário sobre a conjuntura econômica e seus reflexos na transformação catarinense e nacional? São preocupações que tiram o sono de todo industrial hoje em dia.
Schmidt – O público alvo da Interplast e do CINTEC vem em busca de novidades, tecnologias, desenvolvimento de produtos e oportunidades de negócios. Achamos que não é a esfera adequada para abordar esse debate político e econômico. Poderia nos desviar de nosso objetivo principal.

PR – Como avalia o impacto da recessão sobre o desempenho da transformação catarinense?
Schmidt – A recessão afetou a transformação local de maneira muito forte, como todas as indústrias brasileiras. Estamos passando por processo de redução de quadros e da jornada de trabalho, entre outras ações, para nos adequarmos à realidade do mercado. Ainda sofreremos muita turbulência política e econômica e viveremos momentos de incerteza, mas não podemos deixar de buscar alternativas e investir em tecnologia. Para o segundo semestre, vislumbramos melhorias e é importante lembrar que, com a retomada, apenas as empresas mais preparadas voltarão a crescer.

PR – Quais os principais diferenciais da Interplast 2016 em relação às montagens anteriores?
Schmidt – A Interplast é a única feira do setor plástico brasileiro em 2016. Pela primeira vez, ela conta com o patrocínio da Braskem, através do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PicPlast). A feira também alojará um evento da organizado pela Associação Brasileira da Indústria do PET e um workshop sobre sistemas de manufatura organizado pelo SENAI.

PARADAS OBRIGATÓRIAS

Adolpho Mayer Representações
Balcão turbinado no varejo de materiais, esta representante comercial reparte sua exibição em quatro frentes básicas. Em cargas minerais, destaca o carbonato de cálcio precipitado da Lagos Química e o tipo natural calcítico da Mocal/Itaplana. Na raia dos termofixos, abre espaço para resinas de poliéster insaturado da Reichhold e itens como desmoldantes semi permanentes da Redelase. No front dos materiais auxiliares, despontam produtos da Chemson como estabilizantes base cálcio zinco, modificadores de impacto para acrílicos, auxiliares de fluxo e lubrificantes. A apresentação é completada por grades de PVC da Solvay Indupa, negro de fumo da Cabot e dióxido de titânio da Cristal.

Afinko Polímeros
Com estacas fincadas na assistência especializada, a empresa centra o foco do estande na divulgação de seu serviço de análise de falhas em produtos acabados. O atendimento, no caso, cabe a um conjunto de avaliações laboratoriais para identificar esses problemas generalizados em todas as vertentes da transformação de plásticos.

Amco Metal Brasil
Um espectro que inclui desde moldes e materiais de estamparia à fundição sob pressão compõe a margem de manobra das ligas base cobre Ampcoloy e as versões de bronze e alumínio Ampco.

Arkema
A linha de poliamidas (PA) da empresa, importadora de materiais de alta performance, especialidades e soluções de revestimento, estará representada por Rilsan e Rilsan Fine Powder (PA 11 e PA 11 em pó, respectivamente), Orgasol (PA 12, 6 e 6.12 em pó), Hiprolon (PA 6.10, 6.12, 10.10 e 10.12), Rilsamid (PA 12) e Platamid (copoliamidas para hot melt) e Orgalloy (ligas de PA). A área de polímeros fluorados comparece com Kynar, PVDF que, segundo a empresa, possui a estabilidade de um fluorpolímero para resistir às intempéries e a ação química e ultravioleta com a flexibilidade de uma poliolefina.

battenfeld-cincinnati
Com atuação diferenciada na área de soluções customizadas em extrusão, evidencia na feira linha de fabricação de tubos, com diâmetros de até 2.6 m em PO e 1.6 m em PVC, além de extrusoras de chapas para termoformagem.

Carbomil
Referência nacional em carbonato de cálcio, a empresa reparte sua vitrine na feira entre esta carga mineral e o lançamento do aditivo dessecante Microfluid, de alta pureza e reatividade. Micronizado e revestido, o auxiliar é acenado para masters, compostos, borrachas e plastisóis. Entre os predicados de Microfluid, sobressaem a redução do gasto energético e de variação de amperagem, menor absorção de óleo e a eliminação de falhas como manchas, escamas, micas e “olhos de peixe”.

Colorfix
A componedora paranaense dispara na feira uma metralhadora giratória de novidades. A paleta de masters ganha as tonalidades rosa pastel e azul “calmo”, além de efeitos metálicos rosa e dourado e alumínio. Pelo flanco dos aditivos, formam na linha de frente o selante Selofix, o agente de purga Purgfix, o agente nucleante Processfix HP (alta performnce) e pó auxiliar de processo Processfix.

Coronafix
A vedete do estande é o modelo standard de estação para tratamento corona com eletrodos segmentados. Segundo divulga a fabricante, ele foi concebido tendo em vista a maioria das aplicações em extrusoras de porte menor e médio, nas quais o material exija ajuste da faixa de tratamento corona.

Cristal Master
Entre as inovações empunhadas na feira, constam o auxiliar Viscopet, para aumentar a viscosidade de PET com baixa aplicação; um grade de polietileno linear micronizado e aditivado para expandir as camadas internas na sua rotomoldagem e, por fim, um agente antimicrobiano e outro interfacial, que atua como compatibilizante em sistemas, além de afiar a resistência mecânica dos materiais.

Cromex
Número 1 histórico em masters no Brasil, a cavaleiro de fábricas em São Paulo e na Bahia, a Cromex baixa na Interplast com um punhado de novas especialidades. A lista abre com um concentrado isento de metais pesados e engrossa com masters para BOPP brancos, com aditivos e cargas minerais, a exemplo de tipos com efeito perolado e duas versões de opaco branco, uma delas de baixa densidade.

Eletrothermo
Apta a fornecer 3.000 peças mensais do lançamento, a empresa abre as cortinas na feira para introduzir resistências infravermelho em cerâmica com isolamento térmico embutido. Os elementos de aquecimento por radiação infravermelha em cerâmica oferecem melhor performance no gradiente de aquecimento e na inércia térmica. São fabricados com porcelana luminosa, de alto poder de dispersão térmica via radiação infravermelha.

Engel
Formadora de opinião mundial em injetoras, a austríaca Engel recorre a um equipamento elétrico e-mac 170/50 para arrasar na feira. Seus predicados reluzem na economia energética e automação.

FG Resinas Brasil
Componedora e revenda autônoma de poliolefinas e auxiliares, a empresa acontece na feira com a exposição de uma especialidade para a produção de ráfia. Intitulado U-Carb UHPE 200, o material consta de um composto à base do copolímero Vistamaxx, da ExxonMobil, com carbonato de cálcio. Outras aterações no balcão em Joinville: o composto U-Carb laminação, por laminação /coating de substratos como ráfia, e U-Carb UP 400, a ser empregado na injeção de polipropileno e polietileno.

Fibermaq
Especialista na fabricação de equipamentos para moldagem de compósitos e poliuretano, além de máquinas para a aplicação de adesivos, a empresa reservou para a mostra a apresentação da Gelcoateadeira Evolution. Acionada na aplicação de gelcoat, o equipamento combina desempenho superior com mínima emissão de partículas na atmosfera. No embalo, a empresa divulga a conquista da certificação NR-12 para a linha de injetoras de resina termofixa RTM Evolution. Trata-se de uma norma trabalhista em prol da segurança dos operadores, determinando o enclausuramento de eventuais zonas de perigo, como frestas e passagens.

Freewal
Capacitada a recuperar 300 toneladas mensais de plásticos, a recicladora comparece com seu arsenal de materiais de engenharia pós-industrial, entre os quais se destacam variantes de ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno), PC (Policarbonato), PMMA (Polimetilmetacrilato), POM (Polióxido de Metileno), PBT (Polibutileno Tereftalato) e SAN (Estireno Acrilonitrila).

Hermann Ultrassom
Referência em solda por ultrassom para peças injetadas, a empresa insere em primeira mão a Ultracell 800 HiQ Vario 4800 (20kHz, potência do gerador de ultrassom 4800 Watt), com controle touch screen de 8,4”. Além de incluir língua portuguesa, entre outras, o modelo é capaz de monitorar o processo de solda, através de visualização gráfica e tabela de parâmetros das peças soldadas.

HGR
O foco da empresa são extrusoras blow, mono e multicamadas. A novidade na feira é uma linha Combat S45, com tecnologia canal mesclador de fluxo. Exibe cabeçote bi-fluxo, com baixa pressão e troca rápida de material e anel de resfriamento dual lip. A máquina é munida de rosca 45 mm, apta a atingir 90 KG/h e trabalha com PEAD, PEBD, PEBDL e materiais reciclados.

LGMT
Fornecedora de máquinas e periféricos para extrusão, com atuação na construção e recuperação de conjuntos de cilindros e roscas para extrusoras, injetoras e sopradoras, a indústria mecânica expõe sua tradicional linha para extrusão, além de peças de injeção e sopro.

Mainard
Fabricante de medidores de espessura, durômetros shore e balanças de gramatura, a empresa enfatiza na Interplast o modelo M-73151DG-Rolete Superior, com leitura milesimal (0,001) e curso de 12,5 mm. Produzido com arco de 30 mm, em alumínio fundido estabilizado, o equipamento digital exibe roletes formados por rolamentos blindados que asseguram o deslizamento suave do filme com precisão.

Maqplás
Supridora de máquinas de corte e solda e valvuladeiras para embalagens flexíveis (ráfia e pouch), a empresa exibe o conjunto CSTR 690, de corte e solda trapezoidal; e MP 1100SW D, também de corte e solda 1100 mm e pista dupla, com diversos opcionais. A unidade trapezoidal é computadorizada, opera 240 embalagens por minuto e pode ser acionada na confecção de estruturas de solda lateral para sacos de flores e hortaliças com formato de trapézio ou cônico em filmes de polietileno de alta e baixa densidade (PEAD/PEBD) ou de polipropileno (PP), com ou sem impressão. Já a linha MP, também computadorizada, utiliza servomotor para posicionamento do filme, podendo ser SW quando para solda lateral e/ou SB quando para solda lateral, fundo e beira lateral.

Motan-Colortronic
Especialista em linhas de periféricos para a transformação a empresa enfeita sua vitrine na Interplast com itens como sistemas gravimétricos, alimentadores para pós, sistemas de separação de ferrosos e não ferrosos e desumidificaores.

Nord West
A transformadora apresenta na feira o seu primeiro produto próprio: a Smart Box. Além de desmontável, a caixa plástica é articulável e indicada para aplicações industriais e domésticas. Suporta 30 quilos e seu sistema inteligente de empilhamento ocupa toda a área útil de um palete padrão.

Nova A3
Com nome feito no ramo de luvas, bulas e embalagens plásticas flexíveis, a indústria carioca exibe a linha Safety One 500, de embalagens descartáveis com 500 unidades e acenada aos ramos cosmético, farmacêutico e industrial.

Pavan Zanetti
Referência em tecnologia de sopro, a Pavan Zanetti leva para essa edição da feira três equipamentos. Direcionada a resinas termoplásticas por extrusão contínua, a sopradora BMT 5,6D/H opera com capacidade para soprar peças de 50ml até 5 litros, possui mais cavidades por molde, bombas duplas para alta pressão no fechamento e velocidade de fechamento controlada por válvula proporcional, resultando em soldagem perfeita. A empresa apresenta também a sopradora Petimatic 3C/ 2L, para pré-formas PET, com capacidade para frascos de até 2 litros e produtividade de até 4 mil frascos por hora de 500 ml. O show fecha com uma injetora HXF recomendada para artefatos como brinquedos, conexões, utilidades domésticas e produtos de parede fina.

Piovan
Especializada em linhas auxiliares para processamento de plásticos, a empresa comparece com novidade na área de alimentação e transporte de grãos. Expoente da nova geração de alimentadores sem filtro, com design exclusivo e patenteado, o Pureflo elimina a necessidade de manutenção padrão do funil alimentador (limpeza do filtro) e melhora a capacidade de transporte de todo o sistema, sendo ideal para instalação em locais de difícil acesso. Outro destaque da marca no segmento de alimentadores para resinas em pó são os equipamentos da FG Series, ideais para compostos de PVC. A companhia também enfatiza a Aquatech, operação estabelecida no ano passado e focada no setor de refrigeração industrial. Além da apresentação da linha Slim, de chillers de alta eficiência energética, com capacidade de refrigeração até 49.900 kcal/h e gás refrigerante eco-compatível R410a, a nova empresa mostra DigitempL, termochiller para oferecer redução de ciclos da injetora ou sopradora, com até duas saídas independentes e temperaturas de 6°a 90°C.

Piramidal
Com menu especializado em todos os tipos de resinas termoplásticas, de commodities a plásticos de engenharia, a distribuidora enfatiza junto com todo o porfólio de serviços e produtos a apresentação de projetos sociais, culturais, ambientais e de apoio à cadeia do plástico, distribuindo também conhecimento e conscientização.

Plastibrás
Na ativa desde 1995, a transformadora de Joinville iniciou atividades atendendo clientes que buscavam terceirizar operações de moldagem por injeção.Hoje conta com injetoras de 35 a 450 toneladas e que permitem fornecer artefatos de até 1,9 quilo de massa, a exemplo das peças técnicas expostas.

Plastmaq
Fabricante de máquinas de corte e solda para a produção de embalagens como sacos valvulados, de fundo redondo e sacolas do tipo boutique, a indústria aciona em seu estande uma linha sacoleira, modelo SAC-800 compacta, com pista dupla, torre sanfonada, alinhador de bobina e NR 12 com nível 4. A empresa também exibe uma máquina de corte e solda, modelo CS 800, com cabeçote solda fundo, cabeçote PE, cabeçote fundo redondo e NR 12 com nível 4.

Quimpil
Autoridade em produtos químicos para fins industriais, a exemplo de vernizes para acabamento em madeira e tintas especiais para plástico e metais, a indústria de Piracicaba (SP) leva para a Interplast sua linha de produtos base e top térmicos e cura UV para diversos substratos, sem necessidade de pré-tratamento.

Romi
Maior fabricante  de máquinas  básicas para transformação de plásticos do país, a empresa sediada em Santa Bárbara  do Oeste (SP) vai exibir seu poderio em dis pontos na fgeira. Em seu estande, ela expõe a  a sopradora por extrusão contínua  P 5 L, para gerar frascos de  até 5 litros, e a injetora EN 220, equipada com sistema de acionamento stop and go, que propicia baixo consumo de energia, maior velocidade nos movimentos e alta precisão ao processo de injeção. Por seu turno, os visitantes também poderão conferir no estande do Senai os predicados da automatizada e compacta injetora elétrica Romi  EL 75, recomendada pela  alta velocidade, precisão e redução do nível de ruído.

Rone Moinhos
A metalúrgica especializada em tecnologia de moinhos granuladores, transporte pneumático, misturadores e peneiras vibratórias, entre outros periféricos, apresenta em primeira mão a linha de moinhos com sistema de segurança aprimorado. Desenvolvidos para elevar ainda mais a segurança para o operador e o mecânico das máquinas, eles atendem todas as normas vigentes, inclusa a NR-12.

Santoro
Indústria de máquinas de corte e solda para fabricação de sacos plásticos, a empresa introduz o modelo CS-600L, equipada com servomotor, CLP LG/LS, fotocélula, desbobinador pneumático na balança superior e desbobinador com motorredutor, além de motofreio no cabeçote e mesa empilhadora. Segundo a fabricante, a linha opera produção de 500 sacos até 100mm por minuto.

Sesotec
Com fama no reduto de soluções para linhas PET, resíduos sólidos, plásticos mistos e sucata de metal, a fabricante de separadores ópticos para operações de reciclagem leva para a feira o sistema de classificação Varisort. Pode ser configurado individualmente de acordo com a aplicação, com quatro comprimentos de correia de transporte, entre 1m e 2,8m (1024mm, 1536 mm, 1920mm, 2816mm), e duas larguras (4,5m e 6m), com velocidade configurável, através do novo software SesoDesk, combinado com a tecnologia Octa-core, permitindo uma resolução maior e mais complexa de processamento de imagem.

Softer Brasil
A componedora especializada em elastômeros termoplásticos apresenta em primeira mão a linha Litepol de plásticos de engenharia. Acenado para componetes automotivos leves, trata-se de um composto poliolefínico com microesferas de vidro ocas, material de enchimento inovador desenvolvido pela 3M. O composto exibe densidade inferior a um quinto em comparação a outros agentes de enchimento minerais. Tem as características mecânicas de um polipropileno carregado com talco, mas pesando cerca de 30% menos.

Talamac
Agente de especialidades para a indústria plástica, a empresa leva à Interplast uma versão de carbonato de cálcio tratado e ultrafino, para aplicação em masterbatches. O produto permite aumento de 30% de produção na extrusora e elevação de 20% no nível de carga.

Tecnoperfil
Com especialização na extrusão de perfilados plásticos, especialmente PVC, a transformadora oferece uma série de itens de variadas dimensões e complexidade. Além de desenvolver forros, portas sanfonadas, perfis ténicos e de acabamento para cerâmica e outros tipos de pisos e revestimentos, atua no segmento de cantoneiras, bate-macas e protetores de parede. No estande, ela expõe etiquetas eletrônicas e perfis para hidroponia.

Toalet
Fornecedora de sacos descartáveis para coleta, a empresa exibe em seu espaço o Toalet Descartável. Trata-se de um produto patenteado para higiene pessoal, desenvolvido para alívio imediato das necessidades fisiológicas de urina e vômito com higiene e comodidade. O produto apresenta bocal anatômico e maleável, funcionando como um banheiro portátil. Possui abertura e fechamento através de zíper e exibe capacidade de 600ml.

Viso
Com nome feito em quadros técnicos e escolares, a empresa se especializou em linhas para gerenciamento e controle visuais, expositores e acessórios. Além de quadros brancos, verdes, editais e especiais (controle da ISO – Lean, Kanban, FiFo, TPM, Kaisen, 5S, CIPA e gestão à vista), fornece placas de sinalização, peças acrílicas e cavaletes. Neo estande, destaque para a linha de quadros de controle do processo de trabalho, produzida com escaninhos injetados para papel formato A4.

Wortex
A empresa leva para a feira a linha Challenger Recycler, três versões dos moinhos da marca, uma seleção de roscas e cilindros (monos e duplos) bimetálicos e nitretados para máquinas de injeção, sopro e extrusão e uma mostra dos projetos especiais de roscas e cilindros (mono e dupla). Acionada em grande variedade de resíduos de filmes lisos, impressos e metalizados, as recicladoras utilizam sistemas de alimentação forçada, que permitem o processamento do material sem a necessidade de aglutinação. Os modelos WMS600, WMS900 e WMS1200O da linha de moinhos exibem 600mm, 900mm e 1200mm de comprimento dos rotores, respectivamente. Com rotores de corte em V, com facas rotativas e fixas ajustadas fora do moinho através de dispositivo de alinhamento, evitam-se ajustes dentro da unidade. Já as roscas e cilindros, executados em equipamentos de alta precisão, com diâmetros de 25mm a 400mm e comprimentos de até 8.000mm, exibem aços com tratamentos especiais, adequados à matéria-prima processada. •

Compartilhe esta notícia:
Estagnação do setor automotivo impele a componedora para novos mercados e polímeros

A CPE abre o leque

Estagnação do setor automotivo impele a componedora para novos mercados e polímeros

Deixe um comentário