Embora seu mercado por vocação sejam os bens duráveis, em particular componentes automotivos, o reduto de plásticos de engenharia prospecta as oportunidades para ressaltar sua afinidade com o desenvolvimento sustentável com o mesmo ímpeto aceso notado entre as resinas commodities no compartimento das embalagens para bens de consumo essencial. No segmento de poliamidas (PA), a componedora Krisoll tem embarcado nessa tendência concebendo formulações contendo material pós-consumo e/ ou refugo de linhas de produção para aplicações em peças injetadas para mercados como autopeças de reposição, explica nesta entrevista o diretor comercial Vladimir Oliveira.
Vladimir Oliveira: compostos Kmid com base na reciclagem mecânica.
Quais os segmentos da transformação de PA que mais demandam hoje os compostos Kmid, com bases de aparas e/ou resíduos pós-consumo de PA 6 e 6.6?
A família Kmid se destina, basicamente, ao mercado de injeção, com destaque aos segmentos de automação, eletroeletrônica e, em especial, peças automotivas de reposição. Por sinal, a Krisoll trabalhou forte para melhorar a performance da família Kmid 330 (PA66), em aplicações automotivas de after market destinadas ao compartimento do motor (sistema de arrefecimento). Esses compostos foram aditivados e modificados visando o atendimento das características térmicas e químicas em vista, além da usual exigência de propriedades mecânicas.
Desde o quarto trimestre de 2024, a economia brasileira esfriou, o dólar ficou volátil e explosivo, a inflação preocupa, os juros estão nas alturas e o crédito ficou escasso. Como esse panorama tem influído na procura por valorizados materiais de apelo sustentável, como os compostos Kmid da Krisoll? Como manter aceso o interesse por esse composto diferenciado num ambiente retraído em que os clientes em geral dão primazia ao fator preço nas decisões de compras?
No Brasil ainda se busca a utilização de plástico reciclado pós-consumo (PCR) por razões mais econômicas que ambientais. Por conta disso, não podemos perder de vista a necessidade de apresentar propostas de resinas sustentáveis com preços competitivos. Todas as ações de gestão ESG contidas nos processos de fabricação da Krisoll são ainda valores acessórios na definição dos custos da peça final. É possível que, no futuro próximo, estes esforços terão maior peso nas definições de uso.
Como a Krisoll avalia a possibilidade de alargar seu portfólio de soluções sustentáveis introduzindo, por exemplo, a produção de compostos de poliacetal (POM) reciclado ou de PA contendo teores de resinas recicladas em mistura com virgens?
As montadoras de automóveis já trilharam um amplo caminho trilhado na busca de compostos alternativos com baixos teores de resina reciclada. Muitos sistemistas (O&M) já fazem uso deste tipo formulação exigido por algumas montadoras. A Krisoll também tem contratipos nacionais para atender esta demanda.
A Krisoll também distribui PA Ultramid da Basf para extrusão de filmes. No mostruário de Ultramid, também há grades de PA reciclada, tal como a composição dos compostos Kmid. Essa situação não evidencia um conflito de interesses com a Krisoll revendendo materiais concorrentes de seus compostos Kmid?
Nossos compostos sustentáveis são baseados em reciclagem mecânica, enquanto os grades Ultramid da Basf são obtidos por reciclagem química (CCycled) e, portanto, são destinados ao mercado de extrusão. Temos no portfólio o grade Ultramid B40L CCycled que não conflita com os produtos da família Kmid que são voltados para o mercado de injeção.
Fora dos compostos Kmid, quais as ações mais recentes da Krisoll para incrementar o consumo brasileiro de aparas e resíduos pós-consumo reciclados de PA 6 e 6.6, seja para filmes ou injeção?
A Krisoll está investindo em pesquisa e desenvolvimento de compostos de poliamida 6 e 66 sustentáveis, visando fortalecer sua participação no mercado e verticalizando fases na recuperação de resíduos. Com o apoio de parceiros estamos conseguindo relevante evolução na busca de soluções técnicas para o mercado de injeção. Alguns projetos ainda demandam mais estudos e testes práticos para serem formalmente anunciados.