Há bom tempo a indústria automobilística brasileira não roda com, ao menos, 50% de ocupação a sua capacidade instalada, hoje de 4,5 milhões de veículos anuais. E para botar a inflação nos conformes o Banco Central encarapitou a Selic nas nuvens, abrindo fosso descomunal entre consumidores e os bens movidos a crédito, entre eles carros, eletroeletrônicos e demais ramos dependentes de peças técnicas. De olho na mudança da maré sem término visível, a componedora Actplus, do grupo Activas, executa um cavalo de pau no perfil construído em 15 anos de milhagem. Até aqui mais atuante em compostos de engenharia, tipo PA 6 e 6.6, ela mantém este foco realçando mais seu poderio em masters de cores e aditivos e blends e demais especialidades baseadas no beneficiamento de poliolefinas e estirênicos. “Desse modo, além dos setores automotivo e hospitalar, entraremos com força total na linha branca, construção civil, fios e cabos e embalagens de alimentos e produtos de limpeza”, abrange o head de operações Wagner Catrasta.
Para passar as ambições do palanque para o balanço, ele destaca ações em duas frentes. No chão de fábrica, a capacidade produtiva dobra para 10.000 t/a com renovação do maquinário e, para a marcação do mercado em cima do lance, Catrasta laçou três ases da elite do ramo: o gerente comercial Tiago Zorzo; a gerente de desenvolvimento Marcela Bonetti e, para a gerência industrial e de assistência técnica, conseguiu o passe do veterano Láercio Boracini.
Catrasta pretende que a Actplus voe alto empoleirada também nas sinergias com o grupo Activas, encabeçado por uma das maiores distribuidoras nacionais de resinas commodities e especialidades. O potencial de entrosamento passa pela infra de vendas internas e de campo e um digitalizado aparato logístico com CDs no NE, SE e Sul e energizado por frota própria de 20 caminhões. Além disso, encaixa o head de operações, a componedora sediada em Cotia (SP) participará do conselho de governança do grupo, focado na arquitetura de estratégias de atuação. Entre as ações rascunhadas para médio prazo, Catrasta acalenta consolidar a marca actplus na América Sul, com suporte da unidade do grupo no México.