Brasil tem infraestrutura precária, baixo poder aquisitivo, baixo nível educacional e de conscientização ambiental. É viável transpor para essa realidade limitada práticas de circularidade criadas com base estrita nas características do I Mundo? Quais as consequências da adoção de medidas contra produtos plásticos de uso único em geral (sacolas e descartáveis) nessas circunstâncias adversas?
mediador
Amarildo Bazan
CEO A.Bazan
Consultoria
PAULO HENRIQUE RANGEL TEIXEIRA
Diretor Superintendente Abiplast/Sindiplast
Economista e especialista em Formulação e Análise de Políticas, mestre em Desenvolvimento Econômico, especialista em Direção de Projetos Estratégicos, doutor em Engenharia da Produção, Paulo atuou como consultor nas áreas de Avaliação de Políticas para FAO/ONU, PNUD, Comunidade Solidária, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Incra e SEBRAE Nacional. Membro do Conselho Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia de São Paulo, atua ainda em mentoria em diversas Start Ups nas áreas de Negócios de Impacto Sociais. É Diretor Superintendente da ABIPLAST – Associação Brasileira da Indústria do Plástico e do SINDIPLAST – Sindicato da Indústria de Material Plástico, Transformação e Reciclagem de Material Plástico do Estado de São Paulo.
Rogério Mani
Presidente Abief
Formado em Ciências Econômicas, atua há 44 anos no mercado de plástico. É Presidente do Conselho de Administração da Epema Embalagens Flexíveis e Deink Brasil Reciclagem. Membro do Conselho da Greco&Guerreiro Embalagens Rígidas e Presidente do Conselho de Administração da ABIEF - Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis), Diretor da ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico, Vice-Presidente do SINDIPLAST - Sindicato da Indústria de Material Plástico, Transformação e Reciclagem de Material Plástico do Estado São Paulo e Conselheiro do
INP - Instituto Nacional do Plástico.
Mário Schlickmann
Presidente Grupo Copobrás
Um dos principais formadores de opinião da indústria de transformação de plástico do país, Mário Schlickmann é formado em Administração de Empresas pela Unisul e pós-graduado em Administração pela Fundação Dom Cabral. Em 1970, fundou a Copobras ao lado de seu pai, Aloísio Schlickmann, e seus irmãos. Passou por um programa de trainee em que atuou em todas as áreas da empresa. Hoje ocupa o cargo de presidente do Grupo Copobras. Em 2020, ao lado dos dois filhos, fundou a empresa Packform com portfólio de produtos em PET. É membro efetivo dos conselhos da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis - ABIEF e da Associação Brasileira da Indústria do Plástico - ABIPLAST.
09:15
Tema 2 - palestra
A sacola de saída de caixa é uma das embalagens mais em linha com a sustentabilidade, devido ao seu amplo reúso, o que desmente sua definição em vigor na opinião pública como descartável ou produto de uso único. Já não é hora de o setor plástico contestar estes rótulos impróprios e defender uma denominação mais justa e sustentável para a sacola?
E mais: ainda vale a pena apostar/investir de forma proativa na transmissão/difusão de conhecimentos e dados verídicos e reais para vencer a desinformada ojeriza da opinião pública à sacola? Ou isso já virou caminho sem volta?
Eduardo Prestes
Diretor executivo da Consultoria Crisis Solutions
Exibe vasta experiência nos setores químico e petroquímico – com passagens pela Dow Chemical, Oxiteno, Petroquímica Triunfo, Solvay Brasil, entre outras – e atuação diferenciada em gerenciamento e comunicação de crises. É fundador da primeira empresa brasileira especializada exclusivamente em crises de produtos, a Crisis Solution, foi membro e co-fundador da Plastivida, foi membro da ONG 5 Elementos, voltada para projetos de reciclagem e coleta de plásticos e é participante da Abiquim, Abiclor, Chlorosur, CEFIC, Chlorine Institute, CMA, ICCA e Vinyl Institute. Eduardo Prestes é mestre em Comunicação de Crise pela Faculdade Cásper Líbero, graduado em engenharia química pela FEI e certificado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), pela Harvard e pelo ICM, The Institute of Crisis Management, em comunicação de crise e liderança em comunicação. É ainda certificado pela Dupont Consulting: Green Belt - Six Sigma Expert; Leading Auditor on Safety and Occupational Heath, OHSAS 18001 (Bureau Veritas - France); pós-graduado pela FIA em Compliance e Gestão de Riscos, professor de pós-graduação da ESPM e professor convidado da FGV (Rio).
09:36
Tema 3 - Debate
É mundial, crescente e implacável a pressão ambientalista contra sacos e sacolas de plástico. Diante dessa perspectiva de redução desses mercados, quais as alternativas mais viáveis para o transformador que tem sacos e sacolas entre os seus principais produtos compensar esta perda e reinventar seu negócio? Por exemplo, agrofilmes, um campo ainda com muitas frentes por serem exploradas no Brasil, seriam uma alternativa?
mediador
Amarildo Bazan
CEO A.Bazan
Consultoria
DomÊnico Macchia
Diretor de Novos Negócios e Desenvolvimento de Novos Mercados Videplast
Engenheiro Químico formado pela FEI e MBA Mackenzie, Domênico trabalhou 18 anos na Dow Química Brasil com responsabilidade de vendas, desenvolvimento de mercado para o Brasil e América Latina para resinas especiais. Sua trajetória foi marcada por vendas iniciais de 1000 toneladas/ano, chegando a 100.000 toneladas/ ano, antes da compra do complexo da Bahia, onde participou efetivamente na integração e na elaboração do portfólio de resinas para o Brasil e Américas. Atuou no desenvolvimento das resinas de adesivo para coex com o lançamento da plataforma Amplify e na integração do Asset da União Carbide no Brasil, com a adequação das resinas dentro do padrão global da Dow.
Trabalhou três anos na Braskem, como executivo de contas, com o objetivo de promover a integração das empresas compradas ou aquisição, segmentação de mercado e resinas, além de responsável pelo plano de vendas e marketing de 5 segmentos na área de resinas flexíveis.
Há 14 anos na Videplast, como Diretor de Novos Negócios, é responsável por aquisição de equipamentos a nível internacional, trade, pelo negócio de stretch filme desde a implementação, estratégia de marketing e vendas, desenvolvimento de novas aplicações para o mercado nacional e exportação e definição do plano de negócios para investimentos realizados neste período.
Valmor Picolo
Sócio e Diretor Zivalplast
Nascido em 03/08/1948, natural de Pato Branco-Pr, brasileiro, casado, 3 (três) filhos, Administrador de Empresas formado pela UFPR em 1974, sócio-diretor da empresa Zivalplast, situada em Quatro Barras/PR, região metropolitana de Curitiba/PR.
Adriano Gomes de Oliveira
sócio da LevaLixo
Tecnólogo em logística e empresário do ramo de embalagens desde 2002. Em 2015 fundou a Plastnova, especializada na produção de sacos para lixo para supermercados, com a marca Levalixo. Atualmente, a empresa diversificou seu portfólio, fabricando também sacos para lixo para distribuidores de limpeza, hospitais e shoppings, entre outros, sacolas camisetas para supermercados, sacos plásticos para a indústria em geral e canal alimentício, além de rebobinamento de stretch e rolinhos de alumínio para o varejo.
10:05 Coffee Break
Sessão 2
Embalagens flexíveis multimaterial
coleta e reciclagem tecnicamente complicadas e economicamente insatisfatórias. Quais as alternativas para fechar essas lacunas e fortalecer a sustentabilidade das embalagens flexíveis?
10:20
Tema 1 - palestra
Como estimular a valorização do resíduo de flexíveis pós-consumo, sucata hoje menosprezada pelos catadores?
Cesar Sanches
Diretor Global de Sustentabilidade do Valgroup
Diretor Global de Sustentabilidade no Valgroup. O Grupo é sediado em Lorena, SP, de onde Cesar supervisiona vários projetos para apoiar o desenvolvimento de uma economia circular robusta, incluindo instalações inovadoras de reciclagem mecânica e química, instalações de coleta e triagem de resíduos, otimização de embalagens, automação, robótica, inteligência artificial e embalagens sustentáveis. Cesar obteve seu PhD em engenharia pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Economia pela Universidade de Aberdeen e concluiu o curso de Gerenciamento de Sustentabilidade Empresarial do Instituto de Liderança em Sustentabilidade (CISL) da Universidade de Cambridge. Também trabalhou em grandes projetos de infraestrutura em todo o mundo enquanto morava na Escócia, Reino Unido.
10:41
Tema 2 - palestra
Reciclagem facilitada: a escalada dos filmes biorientados de polietileno linear ou de alta densidade, deslocando materiais como BOPET, PA e EVOH de laminados, possibilitando uma ultra reciclável composição laminada monomaterial (apenas de PE)
FRANCISCO CARLOS RUIZ
TS&D BOPP and Special Films Poliolefins South America - Braskem
Graduação em Engenharia Química e Mestrado em Engenharia de Materiais, com especialização em Ciência de Polímeros, com mais de 30 anos de experiência na área de Polímeros, incluindo pesquisa de catalisadores, produção de PP, PVC e PS e trabalhos em Desenvolvimento de Processos e Produtos. Nos últimos 15 anos vem atuando na área comercial da Braskem como Engenheiro Especialista e responsável pela busca da satisfação dos clientes e desenvolvimento de novos mercados no segmento de Filmes Orientados.
11:00
Tema 3 - palestra
Embalagens Flexíveis: cadeia de valor do plástico
busca soluções para reciclagem
Juliana Seidel
Gerente de Sustentabilidade da Amcor Flexibles Latin America
e integrante da Rede de Cooperação para o Plástico
Engenheira química formada na Unicamp com mestrado em Tec. Ambiental pelo IPT-SP e doutorado em Ambiente e Sociedade pela Unicamp. Sempre atuou dedicada às áreas de Sustentabilidade com foco na interface entre Meio Ambiente e Sociedade em empresas como Tetra Pak, Aché Lab. Farmacêuticos e desde 2019 na Amcor onde lidera a área de Sustentabilidade na América Latina. Atualmente está como responsável pelo grupo de trabalho de Emb. Flexíveis no Eixo de Design da Rede de Coop. para os Plásticos.
11:15
Tema 4 - palestra
Reciclagem de flexíveis impressos
Lisa Lieberbaum
Gerente de Sustentabilidade em Embalagem da Ambev
Atualmente, Lisa Lieberbaum é Gerente de Sustentabilidade da Ambev. Com uma sólida jornada em sustentabilidade, passou por grandes empresas anteriormente, como Nestlé-Nespresso, onde foi Coordenadora de Sustentabilidade por dois anos, além de Quantis Internacional, Grupo Boticário e Natura. Soma mais de 10 anos de experiência profissional e é formada em administração pelo INSPER, com mestrado em sustentabilidade pela Columbia University, de Nova York.
11:30
Marcelo Mason
Head de Sustentabilidade da Deink Brasil
Atua na Gestão de Sustentabilidade, Economia Circular, Comunicação e Marketing. Formado em Administração de Empresas pela FAAP (SP), Pós-Graduação em Marketing com ênfase em Gestão de Vendas pela ESPM (SP) e MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV. Head de Sustentabilidade & Marketing na @deinkbrasil, uma indústria 4.0 com tecnologia disruptiva de reciclagem dos plásticos, é signatário do Global Commitment da Ellen MacArthur Foundation com a @grecoeguerreiro e membro do Conselho e Líder de Comunicação na Rede de Cooperação dos Plásticos, a primeira iniciativa brasileira de economia circular dos plásticos envolvendo todos os elos da cadeia produtiva, de catadores e cooperativas à produtores e Brand Owners.
Sessão 3
Filmes Shrink e Stretch
como alinhá-los com a circularidade
11:45
Tema 1 - Debate
Sustentabilidade - Teores crescentes de PE reciclado empregados na produção de shrink e stretch. Experiência mundial e brasileira
mediador
Rogério Mani
Presidente Abief
Lucia Ino
gerente de Desenvolvimento de Negócios Sustentáveis Packing Group
Gerente de sustentabilidade e desenvolvimento de negócios sustentáveis na Packing Group. Engenheira química formada pela Escola Politécnica da USP em 2005 e pós-graduada em Gestão Estratégica de Embalagens pela ESPM em 2009. Exibe mais de 14 anos de experiência na indústria petroquímica como engenheira de aplicação de PP e gerente de contas de PE de fonte renovável.
Ricardo Mason
Diretor Fortymil/Plastimil
CEO do Grupo Fortymil/Plastimil, Administrador de Empresas pela Universidade Mackenzie e Pós Graduação em Vendas pela ESPM MBA e na UCLA – Universidade da Califórnia em Los Angeles.
Matheus Rosa
Supervisor de P&D Corporativo da Valfilm
Engenheiro químico formado pela USP, é pós-graduado em processamento de plástico e borracha pela UFRJ e em Liderança e Inovação pela FGV. Atua há sete anos em Pesquisa e Desenvolvimento de filmes Shrink e Stretch na Valfilm e foi um dos criadores do Load Test Center, laboratório referência na América Latina para simulação de transportes e avaliação da estabilidade de cargas embaladas com stretch e shrink.
12:15
Tema 2 - palestra
Como aprimorar a coleta/logística reversa dos filmes pós-uso pelas indústrias usuárias de shrink e stretch para reciclagem e uso do reciclado em novos filmes stretch (shrink é de complexíssima e quase inviável coleta pós-consumo)
Alaercio Nicoletti
Gerente de Sustentabilidade Grupo Petrópolis
Responsável pela Sustentabilidade e Melhoria Contínua no Grupo Petrópolis. Doutor em Engenharia de Produção e Master Black Belt em Lean Seis Sigma, também leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie, no curso de Engenharia de Produção. Formado em Engenharia Eletricista pela Escola Politécnica da USP, tem mais de 20 anos de experiência em diversas empresas como Valeo Sistemas Elétricos (Brasil e França) e Honda Automóveis.
12:30
Rodrigo Oliveira
Presidente da startup de logística reversa Green Mining
Fundador da Green Mining, startup especializada em logística reversa inteligente e presidente da FRAL Consultoria, focada em planos e projetos de engenharia civil e meio ambiente. Com forte experiência em sustentabilidade e no gerenciamento de resíduos sólidos, Rodrigo Oliveira possui mestrado em Ciências e Sustentabilidade (MSc), pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), MBA em Finanças pelo Ibmec e formação em Administração, também pela FGV.
Ao longo de sua carreira, atuou na Natura, Unilever, Suzano Papel e Celulose. Hoje, coordena o Comitê de Logística Reversa da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e faz parte do conselho técnico do HUB de economia Circular de São Paulo.
Final
Debate sobre o
temário apresentado
12:45
Edison Terra
Vice- presidente de Negócios de Olefinas e Poliolefinas da Braskem na América do Sul
Vice-presidente de Negócios de Olefinas e Poliolefinas da Braskem na América do Sul e é responsável também pelas iniciativas da Braskem em Economia Circular. Atualmente, Edison é presidente da APLA (Asociación Química y Petroquimica Latinoamericana), do INP (Instituto Nacional do Plástico, no Brasil) e também do SIRESP (Sindicato da Indústria de Resinas Plásticas do Estado de São Paulo).