EUA: Braskem recicla PP de fardos de feno

Geoffrey Inch

A partir do sucesso internacional colhido há anos com o polietileno I’m green, produzido no polo gaúcho de Triunfo pela rota alcoolquímica, a Braskem tem se empenhado em fortalecer sua adesão à economia circular desbravando mercados para resinas pós-consumo. Nos EUA, a proposta já resultou na introdução de PP reciclado I’m green e com ponto de partida no refugo da poliolefina que integra o enfardamento de forragem para o gado. Nesta entrevista, Geoffrey Inch, líder de sustentabilidade e economia circular da Braskem América do Norte, detalha o desenvolvimento desse PP Verde.

Por que a Braskem preferiu recuperar o resíduo de PP em fardo de feno e não outro tipo de refugo descartado mais abundante?
Redirecionamos o fio de PP em fardos de feno utilizados no agronegócio, antes enviados para aterros sanitários, para a produção do polímero reciclado I’m green, fechando o ciclo de consumo do material.

Como o padrão de qualidade do PP reciclado I’m green
difere dos reciclados convencionais?
Uma vez que a corrente de entrada é representada por um único produto, o desempenho e a consistência do termoplástico reciclado são superiores a dos tipos de resíduos mistos, permitindo sua utilização em aplicações mais exigentes. A propósito, o PP reciclado I’m green possui preço competitivo no mercado global.

Quais os segmentos na mira do PP reciclado I’m green?
Essa resina possui boa performance para aplicações como autopeças utilidades domésticas e bens de consumo.

Em qual região norte-americana o PP reciclado I’m green o fio do fardo de feno é coletado?
Os fios de PP são obtidos nas regiões em que foram inicialmente utilizados, em especial fazendas de leite no Oeste e Centro-Oeste dos EUA. O seu recolhimento pelos fazendeiros e transportadores que separam o material evita que ele acabe em aterros locais. A seguir, com apoio de nossos parceiros, o fio é processado, tingido de preto para uniformizar a cor do produto e depois testado quanto à pureza e qualidade.

Deixe um comentário