Laminado com PE reciclado no filme da selagem

pouch para snacks

Inscrito nas tábuas da lei da economia circular, o mandamento da reciclabilidade inspirou a Justin’s, pedra angular em snacks nos EUA, a formar no grid de largada dos usuários de pouch multicamada de alta barreira contendo filme selante de polietileno (PE) com 40% de teor de resina recuperada. A embalagem foi desenhada para uma nova linha de castanhas orgânicas em parceria da Justin’s com a convertedora ProAmpac.

Entre os pré-requisitos do pouch, conforme foi divulgado, destacam-se o poder de fogo estético (em especial, nitidez de cores e imagens), a adequação às normas para contato com alimentos da agência regulatória Food and Drugs Administration (FDA), a proporção do conteúdo e a facilidade de transporte e armazenamento.

Um dos maiores desafios no desenvolvimento do pouch foi o ajuste dos processos de laminação e corte para preservar o poder de barreira do laminado perante microfuros dos géis no filme selante combinando PE virgem e reciclado, película que, por sinal, compõe 25% da estrutura total do laminado. Para superar o entrave da aparência embasada desta película, a ProAmpac adaptou tintas flexográficas e empregou revestimentos superficiais  de alta resistência a riscos. Veio à tona, assim, um pouch branco de alta opacidade e impresso em nove cores, complementado com verniz mate e fechamento com zíper.

Deixe um comentário