Organizada pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e a Reed Exhibitions Alcantara Machado, a Feiplastic constitui uma evolução da feira Brasilplast e sua trajetória compreende 30 anos como vitrine da cadeia do material. Mesmo que tenha sofrido algumas modificações e alterações a partir de 2011, quando seu nome foi alterado, o evento é a feira oficial da transformação e reciclagem de materiais plásticos no país, sustenta José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Abiplast. Nesta entrevista, ele revela as diretrizes e objetivos que lastreiam a Feiplastic 2019.
Quais as principais mudanças no perfil da Feiplastic entre a edição anterior e a montagem deste ano?
Na edição de 2017, a direção do evento já tomou um viés diferente das montagens anteriores, focadas em maquinário e matérias-primas. Com as novas exigências do mercado, inovação e tecnologia (moldes, acessórios, automação, softwares e design, por exemplo) juntaram-se aos pontos prioritários. Nesta edição de 2019, a inovação está ainda mais em evidência com uma programação que aborda sua implementação no processo, produtos acabados, materiais e modelos de negócio e em abordagens incluindo a sustentabilidade. Prova disso, por exemplo, é o espaço Inova Plastic, sob curadoria da consultoria Inventa e coordenação da Abiplast. Enfim, a feira evidencia como o plástico se insere neste contexto de mudanças do mercado e da sociedade.
Dados do Brasil: na década atual, a taxa média de crescimento econômico anual é de 0,6%; a expectativa de crescimento do PIB de 2019 caiu pela metade apenas de janeiro a março; o desemprego atinge 13 milhões de pessoas; 40 milhões trabalham na informalidade e a ociosidade e descapitalização segue em regra preocupante na maioria das indústrias. Diante desse cenário, como avalia os atributos da Feiplastic para atrair visitantes e fomentar negócios?
É por estas razões citadas que a Feiplastic é necessária para apresentar ao empresário novos caminhos diante de uma economia ainda em recuperação. Em momentos como este, em que o país ainda atravessa uma retomada gradual, é importante que as empresas tenham contato com os lançamentos e novas demandas do mercado, para se prepararem elaborando e fazendo investimentos para crescer e adicionar valor aos produtos transformados.
Quais os meios que a Feiplastic dispõe para ajudar a tirar a imagem do plástico da situação crítica em que se encontra aos olhos da opinião pública?
Claro que este conceito deve ser levado a todos os agentes de mercado. Entretanto, é fundamental que transformadores e recicladores também estejam inseridos neste processo, pois integram a cadeia produtiva estendida do plástico. É importante que estes setores sejam apresentados às novas necessidades da sociedade e tenham acesso na feira às informações sobre como implementá-las em suas fábricas, mostrando que a inovação é factível a empresas de qualquer porte. Trazer aos transformadores e recicladores inovação, solução e prepará-los para este desafio é o papel da Feiplastic. Além disso, acreditamos que ela não tem como objetivo atrair formadores de opinião fora do setor. Toda a mostra é voltada para inovação e a Operação Reciclar na montagem deste ano, será realizada fora da feira, no entorno do bairro envolvendo a população vizinha ao ambiente da feira e ao shopping integrante do complexo. Num período de 12 horas, a Feiplastic viabilizará a coleta de resíduos nas margens do córrego Carandiru, próximo do conjunto habitacional Cingapura, promovendo a correta destinação dos materiais coletados. Essa iniciativa visa, sobretudo, contribuir com a comunidade ao redor e conscientizar, por meio do exemplo, sobre as responsabilidades de todos em relação a esses materiais, demonstrando também a importância do descarte correto. Além disso, os resíduos recicláveis gerados pelos expositores serão doados às cooperativas de catadores.
A. Schulman / LyondellBasell
Uma resina linear de alto desempenho, desenvolvida para proporcionar boa aderência a superfícies metálicas durante o processo de rotomoldagem, um polietileno super linear de alta densidade, para a fabricação de peças que exigem alta rigidez, um PE de alta densidade reticulável. Essas são as características do Icorene 1869 – Metalbonding (destinado a fabricação de tanques de Arla e peças que necessitam de revestimento interno), Icorene 5045 SL – Super Linear (para peças que necessitam alta performance de rigidez e uma diminuição de peso sem perda de características mecânicas, como caiaques e caixas agrícolas) e Icorene K1505 Nac – Crosslink (para tanques de combustível), as novidades que a A. Schulman apresenta na Feiplastic. Outra novidade em exposição no estande é o Polyclean 80014, um agente de purga que reduz em até 1/3 o tempo de limpeza e economiza até 1/4 da resina utilizada na purga.
Activas
Uma das principais distribuidoras de resinas termoplásticas do país, a Activas robustece a sua musculatura com três novas bandeiras: Covestro, Cromex e Samsung. Agora são 23 resinas, entre commodities – PP, PEBD, PEAD, PE verde, UTEC e PS – e especialidades –Styrolux, Styroflex, PC/ABS, SAN, ABS, PMMA, Copoliéster, Tritam, POM, acetatos, aditivos concentrados de cor, agente de purga, PC, PE micronizado e desenvolvimentos personalizados – de 11 bandeiras. Todo este portfólio, destacado também pelas resinas da Braskem, dá o tom do estande da Activas na Feiplastic.
Advanced Polymers
A Advanced Polymers tem deslanchado no mercado brasileiro apeada em uma linha de plásticos de engenharia e de alta performance de marca própria, que inclui masterbatches, microesfera e concentrados de aditivos. A empresa leva ao balcão montado na Feiplastic suas marcas Enform (POM), Endur (PBT), Enplury (PA), Enpact (PC), Enbase (ABS), Enlight (PMMA).
Alfamach
Uma injetora duas placas econômica para peças automotivas, de tecnologia alemã, que ocupa 30% menos espaço e tem módulos com combinações de fechamento, injeção e rosca é a novidade que a Alfamach exibe na exposição. A importadora, presente no Brasil há uma década, busca ampliar mercado empoleirada em suas injetoras e robôs Yizumi e periféricos Topstar – todos expostos em seu estande. A injetora Yizumi mod. UN500D1 – IU2695 (que será lançada na Feiplastic) tem força de fechamento de 500 a 2400 toneladas e capacidade de injeção (PS) de 1377 g.
APTA Resinas
A Apta Resinas Termoplásticas, que este ano completa seu 15º aniversário na distribuição de resinas, divulga seu mostruário de plásticos de engenharia, destacando especialidades para o setor automotivo e coloridos (como PC/PET, ASA/PMMA, PC/ASA, PC/ABS, ASA HH, ABS MP e TPU alta performance).
Braskem
Única produtora de poliolefinas no Brasil e a maior de PVC, a empresa divulga na feira seu comprometimento com a economia circular, através de estrutura modular que apresenta todas as etapas da reciclagem de plástico. A ideia é esclarecer o público sobre todas as etapas do processo, desde a separação do resíduo pós-consumo à transformação do polímero recuperado para aplicação de segundo uso. Em paralelo, a Braskem enfatiza no estande os predicados de verbetes do seu portfólio como Polietileno e EVA Verde, a série de resinas Maxio e a plataforma Wecycle, criada para desenvolver negócios e iniciativas para a valorização de resíduos plásticos por meio de parcerias.
Baerlocher
Notabilizada pelos estabilizantes à base de Ca/Zn, a Baerlocher prenuncia suporte à transição dos aditivos convencionais para essa classe de estabilizantes. No campo de plastificados, a indústria química na ativa desde 1973 oferece aditivos para melhorar a qualidade em pisos e revestimentos e produtos para a indústria automotiva. Além desses destaques, o estande da Baerlocher também terá uma mostra da linha de estabilizantes, lubrificantes e outros aditivos para PVC.
Basf
Da área digital vem a principal atração da Basf: uma plataforma para compra de sistemas de poliuretanos. Inédita no segmento, essa plataforma atende ao setor calçadista. A indústria química ainda destaca na Feiplastic os sistemas de poliuretanos, poliuretanos termoplásticos, compósitos e plásticos de engenharia.
Borealis
Alternativa na substituição de PAGF, particularmente em peças técnicas estruturais, a linha Xmod de compostos de polipropileno modificados com fibras de vidro curtas de alto desempenho (HPGF), que a Borealis exibe na Feiplastic, atende à necessidade de custo mais baixo, menor densidade e menor absorção de umidade. Outra atração vem da linha Daplen – o desempenho mecânico e a qualidade de acabamento desses compostos de polipropileno possibilitam redução de peso e custos em diversas aplicações.
Brenntag
Referência global na distribuição de produtos químicos, a Brenntag realça os aditivos da SI Group, com ênfase aos aditivos antioxidantes Ultranox LC e Weston 705. A linha distribuída pela Brenntag é vasta o suficiente para integrar estabilizantes UV, compatibilizantes, modificadores de impacto, ceras, estearatos, plastificantes, dióxido de titânio, silicones, poliamidas 12, retardantes a chama e aluminas – de fornecedores tão distintos como Kraton, Alcoa, Elekeiroz, Evonik, Dow, Cristal Pigmentos e Ceras SER.
BY Engenharia
Nome respeitável em máquinas para extrusão, a BY Engenharia agrega ao seu rol de representadas duas empresas: a fabricante de misturadores intensivos para master e compostos da norte-americana Pomini Farrel e a produtora de medidores de espessura on line para filmes e chapas Scantech. As parcerias ampliam o portfólio ofertado pela empresa, formado por sistemas de granulação, bombas de engrenagem e equipamentos pós-extrusão.
Brückner Maschinenbau
Alemã referência em tecnologia em alongamento de filme, a Brückner Maschinenbau desvenda novidades sobre filmes plásticos e meio ambiente, reciclagem e economia circular. O rol de produtos da empresa abarca BOPP, BOPET e linhas de produção de filmes retráteis.
Colorfix
Um concentrado de cor capaz de reproduzir efeitos visuais de acabamento de um mármore natural ou efeitos madeira e madrepérola é a grande atração da Colorfix, componedora com quase duas décadas de estrada. Considerando as peças monocromáticas, o concentrado Marble proporciona a exclusividade em cada peça – pois o efeito de linhas não é padronizado. Na Feiplastic, a Colorfix sempre dá o que falar com o Color Id (aplicativo de identificação de cores) e seu catálogo de tendências.
Colormix
A fornecedora de soluções químicas lança os aditivos formulados pela BYK das séries Scona, Cloisite, Advance, Disperplast, P 4100, 2616, 3155 e dispersantes. Da Eckart, a novidade introduzida é a linha de pigmentos de efeito da linha Edelstein. O portfólio da Colormix abarca aditivos, ingredientes, pigmentos de efeito, pigmentos orgânicos, pigmentos inorgânicos, resinas e dispersões de pigmentos.
Cromaster
Atuante há duas décadas no reduto de masterbatches, a Cromaster ostenta na Feiplastic novas linhas de compatibilizantes para blendas (empregadas para recuperar propriedades mecânicas na reciclagem de resinas ou viabilizar a recuperação de resinas termoplásticas quimicamente incompatíveis); sequestrador de odor; aromatizantes e repelente de roedores. Complementa a exposição da empresa as linhas de coloridos, brancos, pretos e aditivos.
Cromex
Na linha de frente de um estande mais aberto, com 232 metros quadrados, a número 1 em masterbatches destaca a série Living Coral, inspirada nas tonalidades dos corais (identificadas como “a Cor do Ano 2019”, ideal para aplicações em embalagens), e outras cinco paletas de cores que harmonizam com essa série proporcionam mais liberdade aos designers. Estará à disposição do visitante ainda o portfólio de concentrados brancos, pretos e compostos com propriedades condutivas para aplicações específicas. Em aditivos, a empresa enfatiza a linha de branqueadores ópticos e toners para melhorar o aspecto de cor da resina reciclada, o extensor de cadeia que aumenta as propriedades mecânicas e reológicas do reciclado, redutores de odor, antioxidantes, auxiliares de fluxo e reforços minerais para o segmento de reciclagem.
Dacarto
Referência na produção de compostos de PVC e masterbatches, a Dacarto concentra esforços no fortalecimento da fidelização com os parceiros de sua carteira e na conquista de novos clientes. A equipe comercial da empresa tem como missão apresentar sua nova linha de compostos e masterbatches desenvolvidos para a produção de calçados, material hospitalar, construção civil e peças automotivas.
Dry Color
A fabricante de pigmentos e aditivos pousa na Feiplastic promovendo como principal atração soluções pigmentárias. A linha de produtos da Dry Color inclui masterbatches, Colormatch, PasteColor, LiquidColor, LiquidPet e NoDust.
Engeflex
Especialista no desenvolvimento e fabricação de masterbatches, aditivos, dryblends, tingimentos e compostos, a Engeflex divulga as linhas P&BFlex e ColorFlex (concentrados de pigmentos ou corantes dispersos em resina veícul), AdiFlex (concentrados de aditivos dispersos em resina veículo com a função de modificar propriedades específicas), DryFlex (pigmentos ou corantes dispersos em veículo não-polimérico, apresentado na forma de pó), TingiFlex (tingimento) e CompoFlex (compostos termoplásticos que podem ser produzido em PP, PE, PS e ABS.
FG Resinas
A estrela da FG Resinas é a linha de compostos minerais Invisible, para aplicações transparentes. Já disponível para pronta entrega, essa linha pode substituir um percentual de 30% a 40% de resina sem gerar perda de opacidade e brilho. O estande da distribuidora de compostos e aditivos também terá a linha de compostos minerais, masterbatches, aditivos e minerais em pó.
Fortymil
Distribuidora atuante no mercado há quatro décadas, a Fortymil tira proveito da Feiplastic para mostrar a sua força no fornecimento de resinas da Braskem. A empresa conta com um moderno parque industrial localizado em na cidade paulista de Itatiba e um Centro de Distribuição em Duque de Caxias (RJ).
Freedom
O aditivo de purga Easypurge é a atração principal da Freedom. A distribuidora de aditivos de purgas e masterbatches passa a fornecer o Easypurge em sachês de 20 gramas, líquido e concentrado, designado a equipamentos menores, que buscam rapidez nas trocas de cores e processos (o sachê nem precisa ser aberto, basta ser jogado no funil do equipamento). Outro realce a Freedom dá a linha Masterbatches Brilhant Soluções.
Inbra
Decana da indústria química brasileira, a Inbra ostenta na Feiplastic linhas de plastificantes para PVC e ésteres de óleos vegetais epoxidados que suprimem produtos considerados nocivos à saúde (particularmente ftalatos e estabilizantes para PVC de cálcio e zinco em substituição aos estabilizantes a base de metais pesados). O portfólio revelado no estande inclui ainda óleo de soja epoxidado como plastificantes para PVC, estabilizantes térmicos (líquidos e sólidos) para PVC rígido e flexível, kickers, azodicarbonamida como agente de expansão, fosfitos orgânicos e estearatos de cálcio, zinco e magnésio
Ineos Styrolution
Número um global em resinas estirênicas, a Ineos Styrolution traz para a feira um time de especialistas para mostrar os benefícios das recentes inovações, assim como as novas aplicações e os esforços da economia circular para o estireno. O destaque fica por conta do StyLight, o composto que possui uma superfície “Classe A” concebida para uso nas indústrias automotiva, eletrônica e de games. A participação na Feiplastic autentica a aposta da empresa na América Latina – região identificada como uma área em expansão pela “Estratégia de Salto Triplo”.
Intermarketing Brasil
A empresa aterrisa na Feiplastic com as linhas de produtos de suas representadas sem similaridades no mercado nacional. A linha de produtos vai desde resinas adesivas e especialidades, como a americana Westlake, a máquinas de corte e solda para fabricação de sacolas e embalagens flexíveis, da alemã Lemo. Realce para resinas de alta barreira EVAL (EVOH), da nipo-americana Kuraray, masterbatches e compostos especiais de alta performance da alemã/israelense Kafrit / Constab, resinas de copolímeros randômicos de PP para BOPP, sopro e injeção da colombiana Esenttia, equipamentos de co-extrusão com até 11 camadas da canadense Macro, termoformadoras compactas “eco friendly” da também canadense GN e tecnologia de embalagens multicamada totalmente recicláveis da austríaca Erema.
Karina Plásticos
Especializada em compostos de PVC, masterbatches, especialidades poliolefínicas e compostos de borracha termoplástica, a Karina Plásticos, que este ano completa quatro décadas de estrada, disponibiliza o time comercial e técnico para demonstrar o portfólio de produtos – o centro das atenções são as marcas Karinprene, Karintox e Karinpex.
Kiefel
Centro das atenções da Kiefel na Feiplastic, a máquina termoformadora de copo Speed Thermorunner KTR 5.1 pontua quando seus parâmetros de processo estão em avaliação. O novo sistema de refrigeração outorga aumento de 30% na vida útil da ferramenta em comparação com o modelo anterior – somado a uma qualidade de produto estável, com estimados 10% de aumento na produção. O sistema de ar de termoformagem acelera o enchimento e ventilação das cavidades, suportando um processo cerca de 30% mais rápido e preciso. O sistema de transporte de filme também é otimizado com sofisticado espalhamento de filme e uma mesa de alimentação que protege a superfície do material. Os pré-aquecimentos e os aquecimentos principais estão equipados com radiadores de cerâmica HTS pretos eficientes. A temperatura do filme é exibida e rastreada por um pirômetro infravermelho.
A marca alemã, referência em termoformadoras, também apresenta o produto SpeedPacker – um módulo otimizado de embalagem de produtos para máquinas de corte de aço.
Krisoll
A componedora de plásticos de engenharia e distribuidora de poliamidas para extrusão da Basf, realça na feira materiais de alta performance que substituem peças metálicas. O portfólio exposto em seu estande inclui as linhas de plásticos de engenharia e poliamidas 6 e 6.6 Sollamid A, Sollamid B, Sollaform e KMID, destinadas à agroindústria, design visual e extrusão.
Lanxess
No vagão das novidades, a Lanxess empunha os plásticos de engenharia com a tecnologia HPH – hollow profile, Durethan P (Fatigue Resistance) e Durethan XTS (Xtreme Thermal Stabilization). Evolução tecnológica das linhas Durethan (compostos de PA6 e PA66) e Pocan (compostos de PBT e blendas de PBT+PET, PBT+PC, PBT+ASA, PET+PC), essas resinas estarão em realce no estande ao lado do carter de óleo da Porsche, front end da Audi, assento de banco da Mercedes e algumas aplicações para veículos elétricos.
Lohia
Fornecedora de equipamentos para telas de polipropileno e polietileno de alta densidade, a Lohia centra foco nas últimas novidades em máquinas – particularmente nas valvuladeiras automáticas e novas versões de teares. Estarão em evidência amostras de produtos e tecidos produzidos com o maquinário da Lohia – que inclui ainda bobinadeiras, teares circulares, linhas de extrusão e revestimento e impressão.
Lubrizol
A americana Lubrizol Advanced Materials centra o foco na sua nova marca Lubrizol Engineered Polymers. O portfólio de polímeros especiais que diminuem as diferenças entre borrachas e plásticos rígidos oferece mais de 3.000 combinações de propriedades físicas e funcionais na aplicação. As variações, pela síntese ou compostos especiais, do poliuretano termoplástico (TPU), já empregadas em esteiras transportadoras, também passam a servir de base para as indústrias de transporte ferroviário e de blendas especiais para o setor automotivo e calçadista. No segmento de Performance Coatings, a Lubrizol exibe também sua linha de hiperdispersantes poliméricos Solplus, desenvolvida para fornecer rápida dispersão dos pigmentos orgânicos, inorgânicos e cargas para masterbatches e aplicações em PVC.
Mais Polímeros
Indicativo de otimismo, a Mais Polímeros, distribuidora de resinas termoplásticas e plásticos de engenharia, expande suas atividades para o estado de Santa Catarina, com o início da operação da filial de Itajaí. O anúncio, prometido para a Feiplastic, apresenta a estratégia para a importação e distribuição de plásticos de engenharia e especialidades da Formosa, Samsung, Kumho, Covestro e Celanese. Esse, no entanto, não é o único feito reservado para a Feira. A Mais Polímeros também destaca o trabalho conjunto com Braskem e Cofrag no desenvolvimento de palmilhas a partir do EVA Verde.
Master Polymers
Dona de um vasto portfólio de polímeros de engenharia, a Master Polymers expõe um PPA para substituição de materiais metálicos (Grivory GV/HT), um PP reforçado com fibras longas para aplicações estruturais (Polytron), poliamidas transparentes (Grilamid TR), materiais de barreira para embalagens multicamada (EVOH), materiais transparentes para alta performance (PSU / PPSU) e um termoplástico de engenharia de mais alto desempenho (PEEK).
MH Equipamentos
Nome forte no fornecimento de periféricos, a MH Equipamentos exibe na feira três novos equipamentos: um misturador de container que dispersa e aglutina de forma rápida vários tipos de materiais em pó, grãos e flakes, possui recipiente tipo container removível e rotação variável (alta rotação e movimento de giro 180º); um misturador quente e frio para o desenvolvimento de compostos de PVC com menor recipiente para o processo, refrigerado e hélice removível para limpeza; e a prensa injetora para corpo de prova que utiliza material fundido em massa, pós, grãos ou flakes para preparação rápida de plaquetas de corpo de prova. Outro destaque fica por conta da linha de análise de materiais e ensaios de laboratório.
Minaspol
Produtora de compostos com fibra de vidro, talco, resistente à ultravioleta, nanocompósitos e antichamas, a Minaspol concentra o foco de sua participação na Feiplastic na expansão de seu marketing institucional.
Parabor
O estande montado pela comercializadora de resinas empunha o leque de novidades de suas representadas, formado por fibras de carbono cortadas da Teijin Carbon, utilizadas em polímeros de engenharia e poliolefinas, visando alta performance de propriedades mecânicas e elétricas; resinas adesivas Bondyram para tanques de combustível multicamada e cápsulas de café multicamada; compostos de poliamida reciclados Griplon fabricados com poliamida 6 oriunda de fios de bandas de pneus; e aditivos Struktol para compostos reciclados.
Pepasa
Comemorando seu jubileu de ouro, a Pepasa (produtora de compostos termoplásticos de engenharia) exibe novas formulações de poliamidas modificadas com fibra de carbono, PTFE, silicone e bissulfeto de molibdênio (entre os ganhos advindos desses desenvolvimentos, a empresa atesta maior resistência mecânica e condutividade e maior resistência ao desgaste). As inovações estarão representadas no estande na forma de peças injetadas.
Petroquimica Cuyo
Produtora de polipropileno sediada na Argentina, a Petroquimica Cuyo sempre foi tratada por seus controladores como “a joia da coroa”. Após o resultado da fusão com a Petroken, anunciado no ano passado, a empresa ganhou liberdade comercial para atuar com mais força no principal mercado da América do Sul (a participação na Feiplastic faz parte dessa estratégia).
Petroresinas
Petroblend, um composto mais barato que o material reciclado e que admite uma redução de até 50% no consumo de resinas prime, é o carro-chefe do estande montado pela Petroresinas. Nome representativo na distribuição de materiais prime, off grade e reciclados e titular de uma capacidade de fornecimento de até 400 toneladas mensais lidando apenas com aparas industriais para garantir o padrão nas características técnicas no material, a Petroresinas leva para a feira amostras de PEAD, PEBD, PP, PS cristal e alto impacto, ABS e seu produto para limpeza de injetoras e extrusoras Colorpurga.
Piramidal
Verbete da distribuição de resinas, a Piramidal se apresenta nesta edição da Feiplastic como uma distribuidora capaz de prover soluções a seus clientes. A estratégia tem como base a equipe técnica, preparada para oferecer consultoria e matéria-prima com o melhor custo/benefício, um amplo portfólio, que congrega resinas da Braskem, Sabic, DSM, PQS, Unigel, Advansix, Kepital, Styrolution, A. Schulman e Toray, e dez centros de distribuições estrategicamente localizados nos principais polos industriais das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste – incluindo as filiais recém inauguradas em Camaçari (BA) e Itajaí (SC).
Plast-Equip
O conjunto de dosagem gravimétrica e alimentação com supervisório de gerenciamento online é o principal atrativo que a Plast-Equip, referência em periféricos com 42 anos de estrada, leva à Feiplastic. O equipamento admite o gerenciamento da alimentação e dosagem gravimétrica diretamente no computador, em rede local, através do espelhamento do painel de cada dosador. Os dados são armazenados em padrão Excel – simplificando a criação de planilhas e gráficos de acordo com as necessidades do transformador.
Plastbase
A Plastbase apresenta não apenas uma, mas duas novidades na feira: um moinho de média rotação para rejeitos e um misturador de cor e de rejeitos moídos. Os equipamentos podem ser dispostos na central de matéria-prima ou ao lado da própria máquina – prerrogativa relevante para o transformador que desperdiça alguma matéria-prima por não moer ou misturar corretamente os rejeitos. O moinho e o misturador são nacionalizados, com instruções em língua portuguesa, dentro das normas e equipados com componentes de segurança nacionais – o diferencial da dupla de equipamentos é a categoria 4 de segurança e movimento zero no eixo.
Plastimil
Resina PCR (produzidas com insumos pós-consumo) e novos materiais reciclados, compostos e micronizados são a ponta de lança do estande da Plastimil, decana da economia circular, com quase cinco décadas de história. O parque fabril localizado na cidade paulista de Vinhedo capacita a produção de 800 toneladas mensais dessas resinas PCR, reciclados e compostos em PEs, PPs e PS, micronizados para rotomoldagem e outras aplicações, além da prestação de serviço de reciclagem, aditivação, compostagem e micronização.
Plentychem
A novidade que a Plentychem preparou para a Feiplastic é uma linha de pigmentos fluorescentes. Ela apresenta alto poder de fluorescência, intensidade cromática e aplicação em poliolefinas, PVC e PS expandido. Mas a exposição também abre espaço para a linha de pigmentos e aditivos produzida em sua planta industrial (que tem capacidade de 4000 toneladas por ano) e de suas representadas.
Polibalbino
A nova linha de Santoprene reciclado e virgem é o principal atrativo do estande da Polibalbino. O intento da componedora e representante de termoplásticos commodities e de engenharia é apresentar-se como alternativa para o mercado que busca qualidade, custo baixo e frequência no fornecimento de resinas virgens e recicladas. À capacidade produtiva de 1.000 toneladas por mês, a Polibalbino adiciona a distribuição de resinas virgens importadas para atendimento aos transformadores.
Polo Films
Estrela nacional do polipropileno biorientado (BOPP), a Polo Films vale-se da Feiplastic para apresentar a sua nova identidade visual. Ela resume todas as transformações implementadas pelo novo controlador – o fundo Geribá Investimentos, que adquiriu o negócio da Unigel no ano passado, assumindo a fábrica com capacidade de 78 mil toneladas por ano, composta por três linhas da alemã Brückner.
Pontual Polímeros
A Pontual Polímeros apresenta um conceito diferenciado de trabalho como componedora de masterbatches, aliado à experiência de 20 anos no segmento. De sua planta localizada em Vargem Grande Paulista (SP), a empresa trará amostras dos masterbatches em cores neon, desenvolvimento de cores especiais, além dos projetos adequados às necessidades de redução de custos e melhorias no processo produtivo.
Polyfast
Dona de uma trajetória que já se aproxima de duas décadas de história, a Polyfast, distribuidora de polímeros e fios industriais, promove na Feiplastic seu catálogo de polímeros de engenharia – além de destacar os termoplásticos para engenharia e elastômeros da italiana Softer, a Polyfast põe na vitrine as marcas Lanxess, DSM, Celanese Ticona, DuPont, Ascend e Domo.
PolyOne
Dona de cadeira cativa na gênese da tendência de cores, a PolyOne reservou para a Feiplastic a divulgação das novas tendências para 2020, aliando a promoção de seu portfólio de cores e aditivos, nas tecnologias liquidas e sólidas. Em complemento, o estande será vitrine para uma variedade de produtos para o mercado de embalagens para household, personal care, bebidas e comidas, com inovações em cores, aditivos para proteção à luz visível e UV, barreira à oxigênio e redutor de acetaldeído.
Pradutec
Na linha de periféricos, a Pradutec inova com o variador de potência para controle de freio e embreagem – que apresenta potência variável acima de 10A até 25A e controle de freio e embreagem para 24 e 6 V com chip. Destaque em comércio e serviço de equipamentos eletro e eletrônicos industriais, a Pradutec expõe ao lado da novidade a sua linha de controle de temperatura, fotocélulas, correias transportadoras, CLPs , IHMs, painéis eletrônicos e sistema de retrofit.
Premix
Com 20 anos de história na distribuição de resinas termoplásticas, a Premix concentra o foco de sua participação na Feiplastic no relacionamento com os produtores de artefatos plásticos.
Primotécnica
A Primotécnica joga luzes no moinho de rotor fechado linha PTR, especiais para borras plásticas, borrachas e peças de paredes espessas, difíceis de moer em moinhos convencionais, e nos granuladores de espaguetes linha PGSR. O rotor fechado impede o travamento do moinho durante o processo. Nos granuladores PGSR os redutores substituíram a transmissão por correias, conseguindo maior torque e maior produção. A fornecedora de máquinas e equipamentos expõe ainda a linha Primid de plásticos de engenharia – compostos de poliamida 6 e 6.6, com cargas especiais de fibra de vidro, grafite, microesfera ou molibdênio.
Pro-Color
Componedora especializada no desenvolvimento de concentrados de cores, aditivos e compostos para termoplásticos, a Pro-Color elegeu como destaque a linha de aromatizantes para alta temperaturas (240º a 270º C). Ganha ênfase também o pacote sustentável para recicladores, como uma solução bastante eficiente e economicamente viável para o segmento.
Radici
Marca proeminente da indústria de plásticos de engenharia, a empresa exibe na feira o Radici High Performance Polymers, novo conceito em sua cadeia produtiva, objetivando zerar a perda de pós e grânulos de plásticos no meio ambiente, através do OCS – Operation Clean Sweep (programa promovido por associações comerciais em todo o mundo, envolvendo a cadeia de suprimentos e logística). Do portfólio de especialidades, a vitrine montada na Feiplastic terá as marcas Radilon, Radiflam, Radistrong, Raditeck, Torzen, Heramid, Heraform, Raditer e Heraflex.
Raposo Plásticos
A recicladora divulga na Feiplastic suas resinas recuperadas – portfólio composto por polietilenos, polipropileno, composto de PP e poliestireno de alto impacto. Instalada em Cotia, na região metropolitana de São Paulo, a Raposo Plásticos este ano completa 30 anos de atividade.
Remo
Nome tradicional na distribuição e composição de termoplásticos de engenharia, a Remo Polímeros apresenta na Feira a linha de resinas Asa High Gloss, Asa Low Gloss, Abs Ultra High Heat. Elas proporcionam acabamento de altissimo brilho para substituição de pintura ou blendas. A empresa também aproveita a oportunidade para celebrar seu 30º aniversário – com uma vitrine repleta de ABS, ABS/PC, ASA, ASA/PC, PC, PBT, PMMA, e compostos de PC, PBT e antichamas.
Reverte
Duas linhas de carbonatos formam o destaque da Reverte, indústria química com seis décadas de história na fabricação de carbonato de cálcio. O Micral 2T é um carbonato de alta pureza para uso em masterbatch de alta concentração, principalmente para filmes transparentes. Já a linha Calcipore é formada por carbonatos ultrafinos e puros, para aumento de carga na formulação, redução de químicos auxiliares e aumento de produção na extrusora. A indústria tem capacidade nominal para produção de três milhões de toneladas por ano, com foco nos mercados da América do Sul, Europa e Ásia.
Serpro
Desenvolvedora de robôs de 3, 5 e 6 eixos para a indústria de transformação de plástico, a Serpro apresenta na feira o robô S5-25 Speed, de 3 eixos projetado para máquinas de 120 a 450 toneladas. Esta versão é recomendada para aplicações de embalagem simples, como bandejas e recipientes para alimentos de paredes finas. Ele vem com o comando Sepro Visual 2, que oferece uma interface em touch-screen intuitiva que simplifica a programação e o controle do robô e que se integra à maioria dos comandos de injetoras.
Sirmax
Fornecedora de compostos de PP e plásticos de engenharia, a Sirmax destaca o Isoglass LFT, voltado a indústria automobilística e linha branca. Mas o estande também apresenta o portfólio formado pelas marcas Isoplen, Isofil, Isoglass, Isonyl, Isoryl, Isoform, Isoclear, Isodur, Isoblend, Isoter, Dafnemid, Dafneloy, Dafnelan, Dafnemaster. Dafnertherm, Dafnetec, Dafnerohm, Dafnerblend, Dafnerlac e Dafnestil.
Termocolor
Verbete no dicionário dos masterbaches, a Termocolor lança na Feiplastic o masterbatch colorido com aditivação OxioBiodegradavel (tecnologia que permite a degradação do produto em até 2 anos e 6 meses, ou ser reutilizado em um novo processo de reciclagem). Inicialmente o mercado foco a ser trabalhado é a produção de descartáveis e embalagens. Outro destaque reside nas novas cores de masterbatches desenvolvidas com base na tendência de cores para 2019/2020.
Thathi
Referência em compostos de engenharia, a empresa monta seu estande com realce para novas aplicações de POM, PA6, PA66 e PBT voltados a atender as indústrias automotiva, eletroeletrônica, linha branca, hidráulica, extrusão de filmes para embutidos e semi-acabados como tarugos e placas em poliamida 6. Para comprovar as propriedades das soluções, os técnicos da Thathi estarão disponíveis para trocar experiências e orientar o emprego das resinas.
Tomra Sorting Recycling
O novo sistema de seleção e purificação de flake de PET baseado em sensores de infravermelho e câmera é o chamariz da Tomra Sorting Recycling, fornecedora de soluções de triagem e seleção baseada em sensores para recicladores de plásticos e comercializadores de flake de polímeros. O Innosort estará em funcionamento durante a exposição, ao lado dos já consagrados Autosort e Autosort Flake, desenvolvidos para seleção de plásticos pós-consumo.
Unigel
Maior produtora nacional de estirênicos, a Unigel leva para a Feiplastic seu novo grade de poliestireno alto impacto e SAN. O primeiro tem como vantagem a elevada fluidez. Já o SAN, copolímero de estireno e acrilonitrila, apresenta alto brilho e transparência e resistência química e ao impacto. Das unidades produtivas localizadas no Guarujá e São José dos Campos, em São Paulo, a Unigel trará amostras de grades de poliestireno GPPS/HIPS focados nos mercados de descartáveis, bem duráveis e eletroeletrônicos, e da planta localizada em Candeias, na Bahia, a Unigel exibe o PMMA.
Wise
Ícone da economia circular, a empresa destaca a Linha EcoWise, de resinas recuperadas. Com alta qualidade e excelentes propriedades mecânicas e organolépticas, a linha pode ser utilizada pura ou em composição com resina virgem, na produção de frascos e tampas, dormentes, cruzetas, passagens de nível e calços. •