Uma bombona de bons fluidos

Por que a Legal Embalagens comprou a rival i9
Hespanhol: salto de 40% na capacidade instalada.
Hespanhol: salto de 40% na capacidade instalada.
Hespanhol: salto de 40% na capacidade instalada.

A bazuca da economia em deprê abateu em pleno voo a i9 Plásticos, transformadora há seis anos na ativa em Guarulhos, Grande São Paulo, e centrada em bombonas para mercados como óleo lubrificante. “Diante da rentabilidade muito ruim, os acionistas Wagner Ribeiro e Farmapart Administração e Participações S.A. resolveram passar adiante as máquinas e fechar a empresa. Foi quando nos propuseram vender o negócio”, conta Carlos Hespanhol, diretor da concorrente Legal Embalagens. Após certificar-se da capacidade de pagamento a partir da geração de caixa da Legal, “com praticamente zero de endividamento”, o martelo foi batido por cerca de US$ 1 milhão. “A compra aumenta em 40% a nossa capacidade produtiva e esperamos em seis anos o retorno do investimento”, ele projeta.

Os portfólios da Legal e i9 são semelhantes e, com a incorporação, Hespanhol acalenta acenar ao mercado com mais opções de moldes e design de bombonas de polietileno de alta densidade (PEAD) virgem ou reciclado, todas elas homologadas para frete marítimo e terrestre. Em complemento, encaixa, a controlada Legal Aço comparece na praça com a manufatura de tambores metálicos.“Assumimos na i9 uma operação com capacidade diária para 5.000 bombonas de 20 litros, 1.200 de 50 litros e 4.000 de cinco litros, além de 5.000 funis diários”, descreve Hespanhol. “Com a compra da i9, passamos a ofertar bombonas de um a 200 litros”.
Hespanhol deixa claro estar investindo na baixa para virar a página da crise com capacidade ampliada e à altura das expectativas da clientela em clima de retomada. O industrial adjetiva como muito novo o parque fabril adquirido. Consta de uma injetora de 320 toneladas e sete sopradoras, das quais três de 30 litros, duas de 50 litros e duas de cinco litros. “Todos os equipamentos serão transferidos para a sede própria da Legal, em Itapecerica da Serra, Grande São Paulo, onde hoje rodam 15 sopradoras”, ele adianta. “Além de absorver os clientes da da i9, nosso catálogo fica mais completo e reduziremos os custos de produção de bombonas com a marca Legal Embalagens, forte neste segmento”.•

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

Interplast 2024
Cazoolo Braskem
Movimento Repense. O Plástico não é uma epidemia. A falta de informação sim.
Piramidal - Resinas PP, PE, ABS - Resinas Termoplásticas
Perfil Abiplast 2022
Grupo Activas
Braskem 360º